
CHL promove debate sobre distúrbios da atualidade e a prevenção em saúde mental, de 31 de março a 1 de abril.
“Prevenir em saúde (também) mental” é o tema do 7.º Encontro do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), a decorrer, de 31 de março a 1 de abril, no Auditório do Hospital de Santo André.
“Corpo são numa mente sã” e os distúrbios associados à vida atual, como a ortorexia (obsessão patológica por uma alimentação à base de produtos biologicamente saudáveis), a vigorexia (preocupação excessiva em ter uma estrutura física pequena e pouco musculada) e o burnout (esgotamento físico e mental causado por excesso de trabalho ou por stress decorrente da atividade profissional), são alguns dos temas em destaque no encontro, que reúne dezenas de especialistas.
A iniciativa arranca a 31 de março com os workshops pré-encontro “Comunicação em Medicina: transmissão de más notícias” e “As perturbações de ansiedade: modelos e estratégias de intervenção psicológicas”, sendo que o programa conta com o aporte de especialistas de diversas áreas.
Diogo Fartaria, enfermeiro no CHL que integra ainda o departamento de Motricidade Humana e Linguagens Artísticas do Instituto Politécnico de Leiria, falará da importância da psicomotricidade na saúde mental. José Pio Abreu, médico psiquiatra e professor catedrático de Psiquiatria jubilado da Universidade de Coimbra, aborda as doenças “roubadas” e “oferecidas” da psiquiatria.
Joana Melim e Ana Batista, médicas internas de psiquiatria do CHL, debatem se a ortorexia e a vigorexia são diagnósticos ou tendências, e Diamantino Santos, da Ordem dos Psicólogos, passará em revista a realidade da psicologia na região Centro.
Para saber mais, consulte:
- Programa – PDF – 348 Kb
- Centro Hospitalar de Leiria – http://www.chleiria.pt/