sns-container
SNS-Print
logo dgs fundo cinza mini noticias

No âmbito do Dia Mundial da Tuberculose, que se celebra anualmente a 24 de março, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Infeção VIH/Sida e Tuberculose, apresentou os dados provisórios relativos à incidência de tuberculose em Portugal em 2015.

De acordo com os dados, a taxa de incidência de novos casos em Portugal situou-se abaixo dos 20 novos casos por cem mil habitantes (18,6 por 100 mil habitantes). Mantém-se a sua concentração nos grupos vulneráveis e nos grandes centros urbanos, onde a adesão ao tratamento e o sucesso terapêutico apresentam resultados mais baixos.

Para uma eficaz redução da tuberculose são apontados como essenciais a importância de manter profissionais treinados em tuberculose, médicos e enfermeiros, para a melhoria do diagnóstico e do sucesso terapêutico, bem como identificar os grupos vulneráveis em cada uma das regiões, avaliar as suas necessidades e as barreiras de acesso aos cuidados de saúde.

Em 2016, o Programa para a Tuberculose vai dar prioridade às estratégias que visem melhorar o acesso aos cuidados de saúde e garantir o rápido diagnóstico e o adequado tratamento e acompanhamento dos casos de tuberculose, construindo parcerias com outros prestadores e com a comunidade.

O Dia Mundial da Tuberculose, comemorado a 24 de março, assinala o aniversário da descoberta do bacilo da tuberculose, a 24 de março de 1882, por Robert Koch. Foi o primeiro passo para diagnosticar e curar a tuberculose.

Para saber mais, consulte:

Voltar

Últimas Notícias

Idosos acima dos 75 são quem mais recorre às urgências. 
20/11/2019
Profissionais da área da infância e juventude debatem tema.
20/11/2019
Iniciativa ausculta e concretiza ideias dos colaboradores.
20/11/2019