sns-container
SNS-Print

Instituto Ricardo Jorge divulga conteúdos sobre boas práticas na área da promoção, prevenção e gestão de doenças crónicas.

O projeto europeu JA-CHRODIS (Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing Across the Life Cycle – Ação Conjunta para as Doenças Crónicas e a Promoção do Envelhecimento Saudável ao Longo do Ciclo de Vida) publicou, em 2015, um relatório sobre boas práticas na promoção da saúde e prevenção primária de doenças crónicas. Esta publicação tem como objetivo fundamental promover o intercâmbio de boas práticas no combate às doenças crónicas entre os vários países e regiões da União Europeia.

Dos 41 exemplos de boas práticas apresentados por treze países parceiros do projeto JA-CHRODIS, relativos a exemplos promissores ou já baseados em evidências mensuráveis, três foram sugeridos por Portugal: “Projeto de Intervenção para a Prevenção e Rastreio da Diabetes em Populações Vulneráveis da Grande Lisboa”, “Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e “Saúde em Dia – Centro de Marcha e Corrida de Tondela”.

De forma a contribuir para um melhor conhecimento das boas práticas apresentadas por Portugal, o Instituto Ricardo Jorge vai começar, a partir desta semana, a divulgar uma série de conteúdos sobre cada uma destas boas práticas na área da promoção, prevenção e gestão de doenças crónicas. A primeira boa prática a ser abordada será o “Projeto de Intervenção para a Prevenção e Rastreio da Diabetes em Populações Vulneráveis da Grande Lisboa”, implementado entre 2008 e 2014 na Área Metropolitana de Lisboa e que permitiu identificar quase 2 mil pessoas como tendo risco acrescido de desenvolver diabetes.

O JA-CHRODIS é uma iniciativa desenvolvida por um consórcio europeu, tendo como principal objetivo a prevenção de doenças crónicas e a promoção do envelhecimento saudável. Em Portugal, são entidades parceiras o Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, e a Direção-Geral da Saúde, contando-se outras duas entidades nacionais com o estatuto de colaboradoras, casos da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e o consórcio Ageing@Coimbra.

Para saber mais, consulte:

 

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023