
Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal comemora 90 anos com reforço do combate à diabetes.
A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) assinala os seus 90 anos com várias iniciativas ao longo de todo o ano.
Fundada para fornecer insulina, a nível nacional, aos pobres e carenciados com diabetes, a APDP conta, atualmente, com mais de 145 mil inscritos e deu perto de 29 mil consultas, só em 2015, mais 7 mil que há 10 anos.
A APDP é, desde 2009, o único centro nacional reconhecido pela Federação Internacional de Diabetes como Centro de Educação da Federação Internacional da Diabetes (IDF) e, desde 2011, a nível europeu, é também reconhecida como clínica de referência no tratamento de crianças e jovens (Centre of Reference for Pediatric Diabetes).
Este ano, com o apoio da Comissão Europeia, a APDP encontra-se a representar Portugal num estudo piloto que está a ser desenvolvido em cinco países europeus sobre prevenção da diabetes tipo 2 em adolescentes. Neste momento, encontra-se em desenvolvimento a primeira fase do estudo que consiste em encontrar uma ferramenta comum de avaliação de risco.
Como parceira desta iniciativa, a APDP tem desenvolvido um programa de intervenção em escolas secundárias, com o objetivo de recolher resultados que contribuam para a implementação de estratégias que previnam o desenvolvimento futuro de diabetes tipo 2 em jovens entre os 12 e os 14 anos.
Para saber mais, consulte:
Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal – http://www.apdp.pt/