
Os médicos do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) substituem a receita em papel pelo envio de dados em circuito eletrónico, que inclui todo o ciclo da receita, desde a prescrição do médico à dispensa na farmácia, a partir do dia 15 de março de 2016.
De acordo com Manuel Carvalho, Diretor Clínico do HESE, “todos os dispositivos eletrónicos estão instalados e estamos a fazer formação aos nossos profissionais”.
O novo modelo eletrónico permite a prescrição em simultâneo de todos os medicamentos. “Deste modo, o médico fica com a garantia de que a receita não é perdida, pode também ter informação se a receita é aviada e pode acompanhar o processo terapêutico do doente”, esclarece ainda o responsável.
Este novo sistema traz também várias vantagens para o utente, já que todos os medicamentos prescritos passam a ser incluídos num único receituário. Outra vantagem para o utente é o acesso à guia de tratamento, por meios eletrónicos, onde fica registada a posologia. Essa guia pode ser enviada por correio eletrónico ou por sms, estando disponível sempre que o utente precisar.
No ato da dispensa nas farmácias, o utente poderá optar por dispensar todos os produtos prescritos ou apenas parte deles, sendo possível levantar os restantes noutro estabelecimento e/ou noutro dia.
A “Receita sem Papel” garante maior eficácia, eficiência e segurança ao circuito da receita de medicamentos do Serviço Nacional de Saúde.
Para saber mais, consulte:
- HESE – http://www.hevora.min-saude.pt/
- SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde > Receita Sem Papel