sns-container
SNS-Print

Estudo revela que adolescentes europeus fumam menos, mas saúde está mais dependente do género e situação socioecónomica.

O relatório do estudo “Health Behaviour in School-aged Children” (HBSC) – Comportamentos de Saúde em Crianças em Idade Escolar –, divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 15 de março, revela que os adolescentes europeus estão a fumar significativamente menos, mas que a saúde e bem-estar dos jovens está cada vez mais dependente do género e da situação socioecónomica.

O estudo, que foi realizado entre 2013 e 2014 junto de 220 mil adolescentes de 11, 13 e 15 anos em 42 países da Europa e América do Norte, conclui que os comportamentos de risco estão a diminuir nos adolescentes.

De acordo com o inquérito, que é atualizado a cada quatro anos, a proporção de jovens de 15 anos que fumaram o seu primeiro cigarro antes dos 13 anos desceu de 24 para 17 por cento, entre 2009/2010 e 2013/2014, sendo esta diminuição mais expressiva nas raparigas (22 por cento para 13 por cento) do que nos rapazes (26 por cento para 22 por cento). A percentagem de adolescentes que dizem fumar pelo menos uma vez por semana desceu de 18 para 12 por cento.

Apesar das boas notícias em relação ao tabaco, o relatório alerta, no entanto que, embora 80% dos entrevistados refiram geralmente altas taxas de satisfação com a vida, as diferenças entre o género e a situação socioeconómica estão a afetar negativamente a saúde, o bem-estar e as escolhas de vida de muitos jovens, numa fase crítica do seu desenvolvimento.

O relatório HBSC é realizado, de quatro em quatro anos, desde há 33 anos e tem influenciado as políticas e a legislação em vários países europeus, diz a OMS. Os resultados dos inquéritos, assim como as opiniões e preocupações dos adolescentes são tidas em conta quando a OMS define as suas estratégias, políticas e ações europeias com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar das crianças e dos adolescentes.

Para saber mais, consulte:

Organização Mundial de Saúde – Europa > Novo estudo da OMS… – Em inglês, francês, alemão e russo

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023