Saúde.doc

Saúde.doc

A Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS) integra o Programa Simplex+ Saúde 2016 com o projeto de construção de uma Plataforma Colaborativa, denominada Saúde.Doc, que engloba as áreas de Arquivo e Bibliotecas da Saúde, procurando promover o trabalho em rede, as parcerias e sinergias.

Destaca-se o facto de ser um espaço em rede, de aprendizagem contínua, gestão da informação, partilha de conhecimento e evidência científica, suportado pela cooperação entre Instituições e Profissionais da Área da Informação.
Os objetivos da Plataforma Saúde.Doc consubstanciam-se na:

  • Partilha de experiências e de boas práticas, valorizando as iniciativas das Instituições e dos Profissionais;
  • Equidade no acesso à Informação de Saúde, criando parcerias e sinergias que permitam otimizar os recursos existentes;
  • Emanação de Orientações Técnicas através de Manuais, Guias Práticos, Procedimentos e Instruções de Trabalho, que favoreçam a desmaterialização de processos e procedimentos.

 

A par do trabalho realizado pela Secretaria-Geral, no último quadriénio, na área de Arquivo, desenvolveram-se, este ano, várias iniciativas no âmbito das Bibliotecas de Saúde, nomeadamente:

  • Reuniões com as Bibliotecas de Saúde, nas quais se incluiu o universo das Bibliotecas Hospitalares, de Investigação/Especializadas e Bibliotecas Académicas, num total de 89 Entidades, que representam a abertura do caminho para a criação da Rede de Bibliotecas de Saúde;
  • Diagnóstico às Bibliotecas de Saúde, na sequência da I Reunião, cujo Relatório, disponível para consulta aqui;
  • Criação de 4 Grupos de Trabalho, como consequência das Recomendações emanadas pela SGMS no Relatório, nas seguintes áreas: Rede de Bibliotecas de Saúde; Estudo do Utilizador; Definição de Indicadores de Desempenho; Negociação de Recursos Bibliográficos.

 

A constituição de uma Rede de Interlocutores, e consequentes Grupos de Trabalho, quer na área de Arquivo, quer na área de Biblioteca, serão os instrumentos operacionais que vão garantir a proximidade entre a SGMS da Saúde e todos os Serviços e Organismos que promovem a investigação e o conhecimento.

A Plataforma Saúde.Doc, a lançar em dezembro, torna-se o espaço de trabalho, por excelência, para o desenvolvimento destes projetos, pois permite agilizar a gestão dos Grupos de Trabalho, com área privada de acesso, para cada Grupo.

Disponibiliza ferramentas que viabilizam o trabalho em rede e à distância, tais como a realização de conferências virtuais, em tempo real, fóruns de discussão, vídeos de boas práticas, repositórios sistematizados de informação, métodos de recolha de dados e report normalizados, de forma a permitirem maior eficiência e eficácia, designadamente no planeamento estratégico.

Concebida para ser um instrumento intuitivo e de fácil navegação, permite ainda o acesso público a todos os Cidadãos, onde se promovem projetos transversais de valorização e difusão do Património Arquivístico e Bibliográfico do Ministério da Saúde.

Um exemplo desta possibilidade verifica-se com o projeto Vamos construir o “futuro” da memória do MS, onde se solicita a contribuição de toda a Comunidade para a constituição de um Arquivo Fotográfico Virtual do Ministério da Saúde, mediante a cedência temporária de fotografias originais, para digitalização, cumprindo os preceitos arquivísticos de classificação e posterior divulgação na Plataforma Saúde.Doc.

Importa ainda realçar que, na área de Arquivo, se pretende acompanhar os Arquivos das Entidades, mediante a construção/disponibilização de Manuais, Guias de Boas Práticas, Procedimentos e Instruções de Trabalho que favoreçam a normalização da Informação de Saúde, com modelos e tipologias documentais comuns a todo o Ministério da Saúde.

Em suma, o fortalecimento da construção de Informação de Saúde com qualidade, assume um papel proeminente e cujo impacto é visível no desenvolvimento e implementação de Serviços que procuram congregar novas necessidades do Utilizador dos recursos, baseados no conhecimento.

Consequentemente, os Profissionais da Informação de Saúde são convocados a assumir e laborar num universo de questões complexas, da Medicina Baseada na Evidência, pretendendo-se que a Plataforma Saúde.Doc seja o espaço de partilha e desenvolvimento dos projetos destes Profissionais.

____________________________________________________Imagem_1

Voltar