Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física
Diretor para a área da Promoção da Atividade Física – Professor Doutor Pedro Jorge do Amaral de Melo Teixeira, Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
Telefone
218430500/65
E-mail
pnpaf@dgs.min-saude.pt
Website
https://www.dgs.pt/pns-e-programas/programas-de-saude-prioritarios/atividade-fisica.aspx
-
Visão
Uma população residente em território nacional com baixos níveis de inatividade física em todo o ciclo de vida, motivada por níveis elevados de literacia física, autonomia e prontidão, e inserida num ambiente físico e sociocultural facilitador de mais atividade física e menos tempo sedentário na escola e universidade, no lazer, no trabalho e na mobilidade.
Missão
Generalizar o conceito de estilo de vida fisicamente ativo como sinal (vital) de saúde e bem-estar para todos, independentemente de condições de saúde, económicas, demográficas ou sociais, envolvendo os atores sociais relevantes em iniciativas centradas no cidadão e gerando cadeias integradas de valor, visando aumentar o interesse e a prática regular de atividade física, desportiva e não-desportiva, e a redução do tempo sedentário.
Metas de Saúde a 2020
- Aumentar para 32% a percentagem de adultos que indica fazer exercício ou desporto com regularidade;
- Aumentar para 70% a percentagem de adolescentes que pratica atividade física três ou mais vezes por semana;
- Aumentar para 25% a percentagem de adultos com menos de 7,5h/dia em atividade sedentária.
Objetivos
a) Aumentar a literacia, a valorização e a participação da população relativamente às diferentes formas de atividade física, desportivas e não-desportivas;
b) Capacitar os profissionais de saúde e promover alterações estruturais e funcionais, com vista à generalização da promoção da atividade física nos serviços de saúde;
c) Incentivar ambientes facilitadores de atividade física no lazer, nos transportes, no trabalho, na escola/universidade e nos demais contextos de vida;
d) Promover a vigilância da atividade física e dos seus determinantes, e a valorização e reconhecimento das boas práticas na promoção da atividade física.
Este Programa, com implementação para o período 2016-2019, dará resposta às orientações firmadas na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar (ENPAF) em sintonia com o Plano Nacional de Saúde e com inúmeras orientações internacionais, nomeadamente da Organização Mundial da Saúde
-
Relatório 2016-2017 do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física
Esta publicação documenta os dados mais recentes de atividade física e comportamento sedentário da população portuguesa e sintetiza as atividades desenvolvidas pelo PNPAF em 2016, bem como as iniciativas e metas definidas para anos futuros.
-
As iniciativas, publicações e demais informações sobre este Programa estão descritas em: www.pnpaf.pt.
-
Pelo Despacho 8932/2017 de 10 de outubro, estabeleceu-se o desenvolvimento de três objetivos estratégicos para a intervenção ao nível da promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde (SNS), em conjunto com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), tendo sido definidas metas operacionais a avaliar através de projetos-piloto em unidades funcionais do SNS.
Pelo Despacho 3632/2017 de 28 de abril, foi criada a Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física, coordenada pelo Professor Romeu Mendes, que tem como objetivo elaborar, operacionalizar e monitorizar um Plano de Ação Nacional para a Atividade Física em Portugal.
Pelo Despacho nº 7433/2016 de 25 de maio, o Diretor-Geral da Saúde nomeou os Diretores para as diversas áreas prioritárias, sendo o Diretor da área da Promoção da Atividade Física o Professor Pedro Teixeira (Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa).
Pelo Despacho n.º 6401/2016 de 16 de maio, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde determinou a criação do Programa de Saúde Prioritário na área da Promoção da Atividade Física, no âmbito da Plataforma para a Prevenção e Gestão das Doenças Crónicas.
Como coadjuvantes do Diretor, foram nomeados os Professores Joana Carvalho (Faculdade de Desporto, Universidade do Porto), Adilson Marques (Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa) e Marlene Nunes Silva (Psicóloga Clínica e Investigadora no CIPER, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa), e a Dra. Rita Tomás, (Especialista em Medicina Física e Reabilitação e Medicina Desportiva e Mestre em Exercício e Saúde).
Este Programa, com implementação para o período 2016-2019, dará resposta às orientações firmadas na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar (ENPAF) em sintonia com o Plano Nacional de Saúde e com inúmeras orientações internacionais, nomeadamente da Organização Mundial da Saúde.