Programa Nacional para a Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos

Diretora para a área da Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos – Maria do Rosário Rodrigues, Diretora de Medicina Interna do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE, no qual coordena o projeto STOP Infeção Hospitalar.

Contactos

Alameda D. Afonso Henriques, 45
1049-005 Lisboa

Telefone
21 843 05 00

Fax
218 430 846

E-mail
ppcira@dgs.min-saude.pt

Website
https://www.dgs.pt/pns-e-programas/programas-de-saude-prioritarios/controlo-da-infecoes-e-de-resistencia-aos-antimicrobianos.aspx

  • a) Desenvolver a estratégia de prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde, bem como a resistência das bactérias aos antibióticos;

    b) Promover os mecanismos de notificação das infeções associadas aos cuidados de saúde, nos termos definidos pela Comissão Europeia e em articulação com o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica;

    c) Promover a criação de estratégias multissectoriais de prevenção e controlo, não só das infeções associadas aos cuidados de saúde mas, também, no que se refere à resistência das bactérias aos antibióticos.

  • Visão

    O PPCIRA tem como visão coordenar e orientar as estruturas e iniciativas que em todo o País permitam alcançar taxas de infeções associadas aos cuidados de saúde e de microrganismos resistentes aos antimicrobianos tão baixas quanto o conhecimento científico permita, bem como a monitorização de ambas através dos processos de vigilância continua daquelas infeções, do consumo de antibióticos e da incidência de microrganismos multirresistentes.

    Na visão do PPCIRA incluem-se, a prevenção da infeção pela adequação das estruturas das unidades de saúde e a correção das práticas dos profissionais, e o controlo das resistências dos microrganismos pelo uso judicioso dos antibióticos.

    Missão

    É missão do PPCIRA promover a redução das taxas de infeção associada aos cuidados de saúde, principalmente através da prevenção da sua transmissão, e a criação de condições para uma redução das resistências aos antimicrobianos, principalmente promovendo o uso correto destes fármacos. Constitui ainda missão do PPCIRA, promover ou incentivar, e coordenar a nível nacional, a vigilância epidemiológica de infeções associadas aos cuidados de saúde, do consumo e das resistências aos antimicrobianos.

    Para cumprir a sua missão, o PPCIRA conta com a sua estrutura, nacional, regional e local, e estabelece sinergias com instituições de referência, no contexto nacional e internacional.

    Metas de Saúde a 2020

    1. Reduzir o consumo de antibióticos na comunidade abaixo de 19 DHD (Doses Definidas Diárias / 1000 habitantes / dia)
    2. Manter taxa de Klebsiella pneumoniae resistente aos carbapenemos <6%
    3. Reduzir prevalência de infeção adquirida em hospitais abaixo de 8%
    4. Reduzir prevalência de infeção adquirida em cuidados continuados abaixo de 10%

     

    Programas de Saúde Prioritários – Metas de Saúde 2020

Data de Atualização: 22-09-2017
Voltar