Secretário de Estado Adjunto e da Saúde

Doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto.

 

Especialista em Imuno-Hemoterapia, com o grau de Consultor e a categoria de Assistente Graduado Sénior. Possui a competência em Gestão de Serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos. Pós-graduado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa.

 

Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Medicina do Porto, integrou o corpo docente dos Cursos de Mestrado em Medicina Molecular e em Medicina e Oncologia Molecular organizados pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Integrou o corpo docente dos ciclos de Estudos Especiais da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e leciona na disciplina de Hematologia.

 

Exerceu múltiplas responsabilidades ao nível da gestão intermédia e gestão de topo em instituições de saúde: adjunto da Direção Clínica do Hospital de São João, gestor dos projetos do Saúde XXI do Hospital de São João, Presidente da Comissão de Avaliação Clínica dos Sistemas de Informação do Hospital de São João, Vogal do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), coordenador do processo do Centro Materno-Infantil do Norte, Presidente da Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório, Coordenador do processo do Centro de Reabilitação do Norte, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ARSN, Presidente do Conselho Diretivo da ARSN.

 

Membro do Conselho Consultivo da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida, Presidente da Comissão Regional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, da ARSN, Presidente da Comissão Técnica Regional do Diagnóstico Pré-natal da ARSN, coordenador do grupo de trabalho responsável pela elaboração do perfil assistencial e do programa funcional do Hospital de Amarante.

 

Representante do Ministério da Saúde na definição da estratégia da política de saúde na Região Norte, no âmbito do Programa Operacional ON.2 “O Novo Norte” QREN 2007-2013. Membro da Comissão para a Avaliação dos Conselhos de Administração dos Hospitais EPE, Coordenador da Comissão para o Reordenamento Hospitalar da Área Metropolitana do Porto, Membro do Conselho Consultivo do Instituto Português do Sangue. Foi Presidente da Comissão Regional de Farmácia e Terapêutica da Região Norte e da Comissão Oncológica Regional do Norte.

 

Diretor do Serviço de Imuno-hemoterapia do Centro Hospitalar de São João, Diretor do Centro de Medicina Laboratorial do Centro Hospitalar de São João, presidente do grupo de trabalho encarregue de elaborar a Carta dos Equipamentos de Saúde Primários do Município do Porto.

 

Foi coautor das normas da Direção-Geral da Saúde “Diagnóstico e Rastreio Laboratorial da Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana” e “Utilização Clínica de Concentrado Eritrocitário no Adulto”. Coordenador Nacional do Ensaio Clínico RE-VERSE-AD.

 

Membro do Conselho Nacional para o Serviço Nacional de Saúde da Ordem dos Médicos, Presidente da Direção do Colégio da Especialidade de Imuno-hemoterapia da Ordem dos Médicos, Membro da Direção da Competência de Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos. 

 

Membro do Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde.

 

Coautor de mais de 200 originais (incluindo artigos originais e trabalhos sob a forma de resumos, bem como capítulos de livros), editados em revistas científicas indexadas internacionalmente. Revisor de trabalhos científicos - Expert Review of Molecular Diagnostics, Transfusion,Vox Sanguinis, ABO, Acta Médica Portuguesa.

Fernando Araújo

Secretário de Estado Adjunto e da

Saúde do XXI Governo

Constitucional

 

Contactos

 

Avenida João Crisóstomo, n.º 9

1049-062 Lisboa

Telefone

213305000

Fax

213305124

E-mail

gabinete.seas@ms.gov.pt

 
Data de Atualização: 12-04-2017
Voltar