Professor Doutor João Lobo Antunes

O Júri deliberou atribuir o Prémio Nacional de Saúde 2015 ao Professor Doutor João Lobo Antunes, pela sua "notabilíssima e duradoura contribuição para o desenvolvimento da ciência médica e da neurocirurgia em Portugal e pelo seu contributo inequívoco para o prestígio internacional do Sistema de Saúde Português ao qual prestou os mais relevantes serviços".
Licenciou-se em Medicina, pela Universidade de Lisboa, em 1968, com a média final de 19,47 valores. Doutorou-se em Medicina em 1983.
De 1971 a 1984 trabalhou no Departamento de Neurocirurgia do New York Neurological Institute, tendo sido nomeado Professor Associado de Neurocirurgia. Foi “Fellow” da Fundação Fulbright e da Fundação Matheson.
Regressou a Portugal, em 1984, como Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa e Diretor do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria.
Ganhou excelente formação técnica e reteve a filosofia da profissão, nunca esquecendo os critérios do mérito. Valores que, no seu regresso a Portugal, ampliou ao serviço da medicina, da ciência e investigação, da vida académica e da vida cívica.
Cirurgião reputado, sábio homem da ciência e eticista, João Lobo Antunes é uma das figuras que mais contribuíram para o desenvolvimento da ciência médica em Portugal e um dos neurocirurgiões mais conhecidos do mundo.
A ele se deve uma vigorosa expansão de fronteiras do Serviço Nacional de Saúde, com particular destaque para a criação do Instituto de Medicina Molecular.
Foi, também, o primeiro médico a implantar o olho eletrónico num invisual.
É autor de mais de 180 artigos científicos, médicos e culturais e de seis livros de ensaios, além de uma biografia de Egas Moniz.
Foi laureado com vários prémios internacionais e nacionais, entre os quais se destaca o Prémio Pessoa 1996. Foi distinguido com a Medalha de Ouro de Mérito do Ministério da Saúde, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago de Espada.

Professor Doutor João Lobo Antunes

Prémio Nacional de Saúde 2015

Fotografia Wikipedia ARCampo

Voltar