Atribuição de medalhas de serviços distintos do Ministério da Saúde

Medalhas de Ouro

Dr. António dos Reis Marques

Licenciado em Medicina, dirige, atualmente, o Centro de Responsabilidade Integrada de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. É atribuída a medalha de ouro ao Dr. António Reis Marques pelos contributos à Psiquiatria, tanto na prática clínica, como na formação de jovens médicos. Salienta-se ainda a sua intensa atividade científica e de investigação.

 

Prof. Doutor Augusto José de Quintanilha e Mendonça Mantas (a título póstumo)

Licenciado em Ciências Económicas e Financeiras, foi Diretor-Geral dos Hospitais e do Departamento de Gestão Financeira dos Serviços de Saúde.

Foi responsável pelo Orçamento e Contas do Serviço Nacional de Saúde e Presidente da Comissão Instaladora dos Serviços Informáticos.

Colaborou na criação do curso de Administração Hospitalar da Escola Nacional de Saúde Pública. Pelo vasto legado, é atribuída a medalha de ouro ao Prof. Doutor Augusto Mantas. Recebe o seu filho, Dr. José Quintanilha Mantas.

 

Prof.ª Doutora Catarina Isabel Neno Resende de Oliveira

Licenciada em Medicina, com doutoramento em Neurologia, foi professora catedrática e regente de Bioquímica, até à sua recente jubilação. Presidiu ao Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e ao Conselho Científico das Ciências da Vida e da Saúde da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi agraciada com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública. Pelos contributos no âmbito das neurociências, a Prof.ª Doutora Catarina Resende de Oliveira recebe a medalha de ouro.

 

Dr. Jorge Augusto Correia

Licenciou-se em Medicina e Cirurgia. Passou por Cabo Verde, na 2.ª Guerra Mundial, mas regressou à prática clínica no Algarve. Exerceu no Centro de Saúde de Tavira, unidade que dirigiu até à sua aposentação. Com intensa participação cívica, foi Presidente da Câmara Municipal. Nos últimos anos, revelou-se através de uma intensa atividade literária. Pelo exemplo e pelo respeito que granjeou, é atribuída a medalha de ouro ao Dr. Jorge Augusto Correia.

 

Dr. José António Meneses Correia

Licenciado em Ciências Matemáticas, obteve o diploma em Administração Hospitalar em França. Fez parte da equipa que pôs em funcionamento o primeiro hospital distrital construído e explorado pelo Estado. Pertenceu à Comissão Instaladora do Instituto Nacional de Assistência à Tuberculose.

Foi Administrador de vários hospitais e lecionou na Escola Superior de Enfermagem do Porto e na Escola Nacional de Saúde Pública. Figura maior e amplamente reconhecida da Administração Hospitalar, é atribuída a medalha de ouro ao Dr. Meneses Correia.

 

Prof. Doutor José Luís Medina Vieira

É Professor Catedrático Jubilado. Formou-se na Faculdade de Medicina do Porto e dirigiu o Serviço de Endocrinologia do Hospital de São João. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia. Integra os corpos sociais da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e o Conselho Consultivo do Programa Nacional para a Diabetes. Pelos contributos no âmbito da Diabetologia e da Endocrinologia, é atribuída a medalha de ouro ao Prof. Doutor José Luís Medina.

 

Dr. Luís António Silva Duarte Portela

Licenciou-se em Medicina, mas exerceu atividade clínica apenas durante três anos. Assumiu a presidência, aos 27 anos, daquele que se tornou um dos maiores grupos farmacêuticos ibéricos - a Bial. Mais tarde, criou a Fundação Bial, que visa incentivar a investigação centrada sobre o Homem e atribui um dos maiores prémios europeus na área da saúde. Pelo impulso decisivo que imprimiu à investigação e à inovação na área da saúde, é atribuída a medalha de ouro ao Dr. Luís Portela.

 

Dr. Luís Manuel Ramos Gardete Correia

Licenciado em Medicina e Cirurgia, especializou-se em Endocrinologia e foi Diretor Clínico do Hospital Curry Cabral. É Presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, Diretor do Observatório Nacional da Diabetes, Vice-Presidente da Fundação Ernesto Roma e Vice-Presidente da Federação Internacional da Diabetes. Com uma atividade largamente reconhecida na investigação da diabetes e da melhoria de cuidados de saúde, o Dr. Luís Gardete Correia é distinguido com a medalha de ouro.

 

Dr.ª Maria Teresa de Morais Martins Contreiras

Médica de Saúde Pública, foi Subdiretora-Geral da Saúde. Exerceu funções, de 2000 a 2015, no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, altura em que se aposentou. Tem vindo a assessorar o Conselho Diretivo no âmbito das candidaturas aos fundos comunitários e ao Programa de Iniciativas de Saúde Pública. A Dr.ª Teresa Contreiras recebe a medalha de ouro, pelo trabalho desenvolvido no âmbito da implementação e gestão de instrumentos de observação da maior relevância para a Saúde Pública.

Data de Atualização: 13-04-2016
Voltar