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Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE


Presta cuidados de saúde diferenciados.

A sua área de influência abrange a população de Tarouca, Tabuaço, São João da Pesqueira, Montalegre, Lamego, Chaves, Boticas, Armamar, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Santa Marta de Penaguião, Sabrosa, Ribeira de Pena, Peso da Régua, Murça, Mondim de Basto, Mesão Frio e Alijó.

Abrange, ainda, para algumas valências, a parte norte do distrito de Vila Real, a parte sul do distrito de Bragança, o norte do distrito de Viseu e a área leste do distrito do Porto.

 

Unidades

Unidade Hospitalar de Chaves, Lamego e Vila Real

ACeS de Trás-os-Montes – Alto Tâmega e Barroso

  • Centro de Saúde Boticas
  • Centro de Saúde Chaves I
  • Centro de Saúde Chaves II
  • Centro de Saúde Montalegre
  • Centro de Saúde Ribeira da Pena
  • Centro de Saúde Valpaços
  • Centro de Saúde Vila Pouca de Aguiar
  • Serviço de Urgência Básica de Montalegre (CS Montalegre)

 

ACeS do Douro I – Marão e Douro Norte

  • Centro de Saúde Alijó
  • Centro de Saúde Mesão Frio
  • Centro de Saúde Murça
  • Centro de Saúde Peso da Régua
  • Centro de Saúde Sabrosa
  • Centro de Saúde Santa Marta de Penaguião
  • Centro de Saúde Vila Real I
  • Centro de Saúde Vila Real II

 

ACeS do Douro II – Douro Sul

  • Centro de Saúde Armamar
  • Centro de Saúde Lamego
  • Centro de Saúde Moimenta da Beira
  • Centro de Saúde Penedono
  • Centro de Saúde São João da Pesqueira
  • Centro de Saúde Sernancelhe
  • Centro de Saúde Tabuaço
  • Centro de Saúde Tarouca
  • Serviço de Urgência Básica de Moimenta da Beira (CS Moimenta da Beira)

 

Dirigentes

Presidente do conselho de administração – Ivo Dinis de Oliveira;

Diretor clínico – Francisco José Esteves;

Vogal executiva – Sara Alexandra Clemente Caetano da Costa Mota;

Vogal executiva – Telma Maria da Costa Coelho Correia;

Enfermeiro-diretor – Júlio Manuel Pires de Azevedo;

Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários – Vera Adelaide de Jesus Cardoso Santos.

Ivo Dinis de Oliveira
Ivo Dinis de Oliveira
Presidente Conselho de Administração
Contactos

Av. da Noruega - Lordelo - Vila Real
5000-508 Vila Real

Telefone
259300500

Fax
259300503

E-mail
geral@chtmad.min-saude.pt

Website
http://chtmad.com/


  • Missão

    Prestar serviços e cuidados de saúde de elevada qualidade e profissionalismo para a satisfação dos utentes, promovendo a realização profissional e pessoal dos colaboradores, valorizando, permanentemente, a importância do seu papel para o sucesso dos objetivos da instituição.

     

    Atribuições

    Prestação de cuidados de saúde de qualidade, acessíveis e em tempo oportuno;

    Eficácia técnica e eficiência, num quadro de desenvolvimento económico e financeiro sustentável;

    Melhoria contínua global.

     

    Legislação

    Decreto-Lei n.º 102/2023 – Diário da República n.º 215/2023, Série I de 2023-11-07 – Procede à criação, com natureza de entidades públicas empresariais, de unidades locais de saúde

    Data de Atualização: 06-07-2021
  • Data de Atualização: 06-07-2021
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    a) Inquérito de satisfação dos utentes intervencionados em programa de cirurgia de ambulatório 2017
    b) Inquérito de satisfação dos utentes da consulta externa 2016
    c) Inquérito de satisfação dos utentes do Serviço de Urgência 2017

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital de S. Pedro de Vila Real

    Histórico da avaliação – Hospital de S. Pedro de Vila Real

    Última Avaliação SINAS – Unidade Hospitalar de Chaves

    Histórico da avaliação – Unidade Hospitalar de Chaves

    Última Avaliação SINAS – Unidade Hospitalar de Lamego

    Histórico da avaliação – Unidade Hospitalar de Lamego

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital de S. Pedro
    Ano de 2016 – 463 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 12,39%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 24,06%
    Elogio/Louvor 10,77%
    Focalização no utente 15,62%
    Instalações e serviços complementares 5,21%
    Outros Temas 0,72%
    Procedimentos administrativos 12,21%
    Questões Financeiras 0,18%
    Sugestão 0,72%
    Tempos de espera 18,13%

     

    Hospital de Chaves
    Ano de 2016 – 175 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 12,14%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 11,65%
    Elogio/Louvor 34,47%
    Focalização no utente 10,68%
    Instalações e serviços complementares 7,28%
    Outros Temas 1,46%
    Procedimentos administrativos 5,34%
    Questões Financeiras 4,85%
    Sugestão 0,97%
    Tempos de espera 11,17%

     

    Hospital de Lamego
    Ano de 2016 – 119 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 7,09%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 17,02%
    Elogio/Louvor 6,38%
    Focalização no utente 15,60%
    Instalações e serviços complementares 2,84%
    Outros Temas 1,42%
    Procedimentos administrativos 5,67%
    Questões Financeiras 0,71%
    Sugestão 0,71%
    Tempos de espera 42,55%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    14,9% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  Dr. João Oliveira  jpoliveira@chtmad.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  Drª. Clara Isabel Branco Barbosa  cbranco@chtmad.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas  Dr. Fernando Próspero Luis  fprospero@chtmad.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos  Drª. Ana Paula Soares de Noronha Dias  asdias@chtmad.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  503  92
    Notificação de quedas  138  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  0  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  0  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  0  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  5  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 10-09-2018
  • Direitos do Utente

    Direitos e Deveres do Cidadão

    Horário das Visitas

    Unidades Hospitalares de Chaves e Lamego

    • Todos os serviços – das 11 às 21 horas

    Unidade Hospitalar de Vila Real

    • Todos os serviços – das 11 às 21 horas, exceto:
      • Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente/ICIM – das 15h30 às 16 horas ou das 18h30 às 19 horas
      • Unidade de Isolamento de Doenças Infeciosas – das 12h30 às 13 horas ou das 18h30 às 19 horas
      • Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia – das 15h30 às 17h30

     

    Acesso à informação clínica

    Pedido de Informação – Formulários

     

    Contactos

    Responsável de Acesso à Informação Clínica: Dr. Fausto Ramos

    Morada: Avenida da Noruega, 5000-508 Vila Real

    Telefone: 259 300 500 | Extensão 5296
    E-mail: FRAMOS@chtmad.min-saude.pt ;

    Gabinete do Cidadão

    Unidade Hospitalar de Chaves

    Horário:

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 08:30
    Hora de fecho: 13:00
    Hora de abertura: 14:00
    Hora de fecho: 17:30

    Contactos:

    Telefone: 276300942
    E-mail: gabutentech@chtmad.min-saude.pt


    Unidade Hosptilar de Lamego

    Horário:

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 08:30
    Hora de fecho: 13:00
    Hora de abertura: 14:00
    Hora de fecho: 17:30

    Contactos:

    Telefone: 254609980
    E-mail: gabutentela@chtmad.min-saude.pt

     

    Unidade Hospitalar de Vila Real

    Horário:

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 08:30
    Hora de fecho: 17:30

    Contactos:

    Telefone: 259300500
    E-mail: gabutente@chtmad.min-saude.pt

    Data de Atualização: 06-07-2021
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