Resposta Sazonal em Saúde
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Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE

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Presta cuidados de saúde diferenciados no domínio da oncologia.

A sua área de influência direta define-se de acordo com as fronteiras da Administração Regional de Saúde do Norte, abrangendo o Douro Sul e Aveiro Norte.

Dirigentes

Presidente do Conselho de Administração – Júlio Manuel Ramos Maia de Oliveira

Diretora Clínica – Ana Isabel Vieira do Espírito Santo

Vogal Executiva – Sónia Cristina Duarte Cruz

Vogal Executivo – Ilídio Renato Garrido Matos Pereira

Enfermeiro Diretor – Fernando Gonçalves Monteiro

Júlio Manuel Ramos Maia de Oliveira
Júlio Manuel Ramos Maia de Oliveira
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Rua Dr. António Bernardino de Almeida
4200-072 Porto

Telefone
225 084 000

Fax
225 084 001

E-mail
diripo@ipoporto.min-saude.pt

Website
http://www.ipoporto.pt/


  • Missão

    Prestar cuidados de saúde, em tempo útil, centrados no doente, não descurando a prevenção, a investigação, a formação e o ensino no domínio da oncologia com o objetivo de garantir elevados níveis de qualidade, humanismo e eficiência.

    Objetivos

    Melhoria da qualidade dos serviços;

    Melhoria da qualidade percebida;

    Aumento da sustentabilidade financeira.

    Legislação

    Despacho n.º 11921/2022
    Finanças e Saúde – Gabinetes do Ministro da Saúde e do Secretário de Estado do Tesouro
    Designa os membros para exercerem funções no conselho de administração do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E. P. E., no mandato 2022-2024

    Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde

    Decreto-Lei n.º 244/2012 – Diário da República n.º 217/2012, Série I de 2012-11-09 – Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, modificando o regime jurídico e os estatutos aplicáveis às unidades de saúde com a natureza de entidades públicas empresariais abrangidas pelo mesmo diploma

    Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio

    Decreto-Lei n.º 176/2009 – Diário da República n.º 149/2009, Série I de 2009-08-04 – Estabelece o regime da carreira dos médicos nas entidades públicas empresariais e nas parcerias em saúde, bem como os respetivos requisitos de habilitação profissional e percurso de progressão profissional e de diferenciação técnico-científica

    Decreto-Lei n.º 50-A/2007 – Diário da República n.º 42/2007, 2º Suplemento, Série I de 2007-02-28 – Cria o Hospital do Espírito Santo de Évora, E. P. E., o Centro Hospitalar de Lisboa Central, E. P. E., o Centro Hospitalar de Coimbra, E. P. E., o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E. P. E., o Centro Hospitalar do Médio Ave, E. P. E., o Centro Hospitalar do Alto Ave, E. P. E., e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E. P. E., e aprova os respetivos Estatutos

    Data de Atualização: 26-08-2016
  • ORGANIGRAMA_IPOP_2021
    Data de Atualização: 17-05-2022
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – IPO do Porto Francisco Gentil

    Histórico da avaliação – IPO do Porto Francisco Gentil

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte aqui.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO)
    Ano de 2016 – 72 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 5,74%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 9,02%
    Elogio/Louvor 54,92%
    Focalização no utente 12,30%
    Instalações e serviços complementares 6,56%
    Outros Temas 0,82%
    Procedimentos administrativos 7,38%
    Questões Financeiras 0,00%
    Sugestão 0,00%
    Tempos de espera 3,28%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    14,9% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  Dra. Margarida França  mfranca@ipoporto.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  Dr. César Augusto Pinto Borges  cborges@ipoporto.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas  Dr. Rui Valente  rui.valente@ipoporto.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos  Drª. Maria do Rosário Rodrigues  mariarodrigues@ipoporto.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  79  92
    Notificação de quedas  403  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  0  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  3  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  0  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  0  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 12-07-2017
  • Acesso à informação clínica

    O pedido de acesso aos dados de saúde de um doente pode ser realizado no Gabinete de Apoio Doente (GAD), enviado pelo correio ou e-mail.

    Todos os pedidos remetidos via Bem-Me-Ker (plataforma IPOP) ou email devem ser realizados no formulário disponibilizado. O pedido de acesso a informação clínica deve ser legível, suficientemente preciso e preenchido na sua totalidade.

    No caso de solicitações por via eletrónica, são considerados válidos os pedidos com assinatura digital qualificada, ou na ausência da mesma, os pedidos devidamente assinados e acompanhados de cópia de Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão para validação da identificação do requerente.

    Os pedidos de acesso a informação clínica solicitados por terceiros devem ser acompanhados por procuração com poderes especiais, que incluam o acesso a dados nominativos de saúde, ou por declaração de autorização específica para o efeito, assinada pelo doente conforme o seu documento de identificação pessoal.

    Quando o motivo de doença ou incapacidade temporária o determinem, o utente identifica-se no formulário do pedido mediante a sua impressão digital a apor através do dedo indicador da mão direita ou, recorre a duas testemunhas (desde que nenhuma delas seja o procurador ou a pessoa a quem foi autorizado o acesso), que assinam no seu lugar e assim abonam a identificação do utente e o fim a que se destina o pedido de acesso. Os pedidos de acesso a informação clínica, solicitados nestes termos, devem ainda ser acompanhados por cópia da identificação do requerente.

    No caso de um doente menor de idade, o impresso deve ser acompanhado do bilhete de identidade ou cartão do cidadão do menor e do representante legal, que assina o mesmo.

    Os pedidos de acesso a informação clínica, referentes a doentes falecidos, devem garantir uma clara fundamentação e finalidade do mesmo, devendo ser acompanhados pela cópia da identificação do requerente e do respetivo utente. Nestes termos, torna-se necessário juntar informação sobre o “interesse pessoal, direto e legítimo” documentado, de aceder aos dados clínicos da pessoa entretanto falecida. Sustentado que seja este interesse, a informação será facultada nos estritos termos do fim a que se destina.

    Todos os pedidos efetuados por terceira pessoa são encaminhados para o Responsável pelo Acesso à Informação (RAI), de forma a garantir-se o estrito cumprimento dos preceitos legais invocáveis.

    Para os efeitos descritos anteriormente existem formulários específicos, disponíveis no site do IPO Porto.

    Contactos

    Responsável pelo acesso à informação: Dr.ª Sandra Ventura
    Morada: Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 4200-072 Porto
    Telefone: 225 084 000
    Fax: 225 084 001
    E-mail: apoio.doente@ipoporto.min-saude.pt

    Gabinete de Apoio ao Doente/Utente

    Horário
    De segunda a sexta-feira
    Abertura: 09h00
    Encerramento: 16h00

    Contactos
    Telefone: 225 084 000
    Email: geral@ipoporto.min-saude.pt

    Data de Atualização: 17-05-2022
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