sns-container

Hospital de Cascais Dr. José de Almeida


Presta cuidados de saúde diferenciados.

A sua área de influência direta abrange o concelho de Cascais. Na área materno-infantil, para além do concelho de Cascais, esta unidade hospitalar estende a sua influência ao concelho de Sintra, nomeadamente às freguesias de Algueirão-Mem Martins, Pero Pinheiro, Colares, São João das Lampas, Sintra (Santa Maria e São Miguel), Sintra (São Martinho), Sintra (São Pedro de Penaferrim) e Terrugem.

Dirigentes

Vogal Executivo – Marco Ramalho

Vogal Executivo – Maria Amélia Jorge

 

Diretor Clínico – Nuno Côrte-Real

Enfermeiro Diretor – Dulce Cachata Gonçalves

José Bento e Silva
José Bento e Silva
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Av. Brigadeiro Victor Novais Gonçalves
2755-009 Alcabideche

Telefone
214 653 000

Fax
214 653 198

E-mail
geral@hospitaldecascais.pt

Website
http://www.hospitaldecascais.pt/


  • Missão

    Ser um exemplo de prestação de cuidados de saúde de excelência à população da área de influência, assim como a qualquer cidadão em situação de emergência médica, disponibilizando um vasto conjunto de serviços e especialidades, suportados por tecnologia de ponta e profissionais experientes, para que quem procura os serviços de saúde se sinta sempre em boas mãos.

    Apostar na formação contínua dos profissionais, na eficiente gestão de processos e recursos e nas certificações e acreditações que reforçam a qualidade e segurança do hospital.

    Legislação

    Decreto-Lei n.º 185/2002 – Diário da República n.º 191/2002, Série I-A de 2002-08-20 – Define o regime jurídico das parcerias em saúde com gestão e financiamentos privados

    Decreto-Lei n.º 18/2008 – Diário da República n.º 20/2008, Série I de 2008-01-29 – Aprova o Código dos Contratos Públicos, que estabelece a disciplina aplicável à contratação pública e o regime substantivo dos contratos públicos que revistam a natureza de contrato administrativo

    Decreto-Lei n.º 176/2009 – Diário da República n.º 149/2009, Série I de 2009-08-04 – Estabelece o regime da carreira dos médicos nas entidades públicas empresariais e nas parcerias em saúde, bem como os respetivos requisitos de habilitação profissional e percurso de progressão profissional e de diferenciação técnico-científica

    Decreto-Lei n.º 111/2012 – Diário da República n.º 100/2012, Série I de 2012-05-23 – Disciplina a intervenção do Estado na definição, conceção, preparação, concurso, adjudicação, alteração, fiscalização e acompanhamento global das parcerias público-privadas e cria a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos

    Data de Atualização: 26-08-2016
  • HC_Organograma06_08_2019
    Data de Atualização: 07-06-2021
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    Para o Hospital de Cascais, a Qualidade e a Segurança são uma prioridade e uma aposta de toda a equipa. Esse compromisso justifica o facto de ter sido dos primeiros hospitais em Portugal a obter a acreditação pela Joint Commission International (JCI), que avalia a qualidade e segurança dos procedimentos clínicos e não clínicos em hospitais de todo o mundo.

    Acreditados pela JCI e com um Certificado de Qualidade (ISO 9001) em cinco serviços – Farmácia, Anatomia Patológica, Imunohemoterapia, Imagiologia e Esterilização -, o Hospital de Cascais é ainda o primeiro em Portugal com uma Certificação Ambiental (ISO 14001).

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    Em 2020 o Hospital de Cascais foi, pelo terceiro ano consecutivo, vencedor do prémio TOP 5 IASIST – “TOP 5 – A Excelência dos Hospitais Portugueses”-, um prémio que distingue anualmente os melhores hospitais do SNS, os que apresentam as melhores práticas clínicas e os melhores resultados.

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    O Hospital de Cascais monitoriza semestralmente a satisfação dos seus utentes, com recurso a entrevistas telefónicas posteriormente analisadas, como forma de melhorar a experiência dos utentes através do seu contributo.

    Por outro lado, a experiência dos colaboradores é um dos pilares fundamentais no funcionamento do nosso hospital e por isso, é realizado anualmente um inquérito de satisfação, que nos permite compreender e implementar ações de melhoria respeitantes a medidas que impactem significativamente as suas condições de trabalho.

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    O Hospital de Cascais é avaliado pelo SINAS, um sistema de avaliação da tutela da Entidade Reguladora da Saúde e que tem por base três valores fundamentais: rigor, transparência e objetividade.

    O SINAS permite uma análise comparativa transparente da qualidade assistencial desenvolvida em Portugal, além de uma comparação com todas as Unidades de Saúde nacionais que integram o sistema.

    Última Avaliação SINAS – Hospital de Cascais

    Histórico da avaliação – Hospital de Cascais

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    6. Relatório de Auditoria Interna

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    43% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS Dr. José Bento Silva  jose.bento.silva@lusiadas.pt
    Diretora de Qualidade e Segurança do Doente Enf.ª Inês Mascarenhas  ines.sousa.mascarenhas@lusiadas.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas Drª. Maria João Miguel Centeno  maria.miguel.centeno@hospitaldecascais.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos Dr. António Figueiredo  antonio.pereira.figueiredo@hospitaldecascais.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  0  92
    Notificação de quedas  22  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  132  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  4  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  2  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  18  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  3  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 24-05-2017
  • Direitos do Utente

    Em total alinhamento com as normas orientadoras do Ministério da Saúde e da Direcção-Geral de Saúde, a Administração da Lusíadas Saúde – Hospital de Cascais, tem vindo a tomar um conjunto de medidas com o objetivo de encarar e mitigar, em conjunto e da melhor forma, a situação pandémica que o País atravessa. Por este motivo, os horários das visitas ao Hospital de Cascais poderão sofrer algumas alterações.

    Horário das Visitas

    Especialidades Cirúrgicas
    Medicina
    Obstetrícia/Ginecologia
    Pediatria
    Unidade de Cuidados Intermédios Pediátricos
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 20:00
    Neonatologia Terça-Feira, Quinta-feira e Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 20:00
    Unidade de Cuidados Intensivos / Unidade de Cuidados Intermédios Polivalente De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 16:00
    Hora de fecho: 20:00
    Unidade de Cuidados Pós Anestésicos / Unidade de Cuidados Intermédios Cirúrgicos De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 13:00
    Hora de fecho: 13:30
    Hora de abertura: 19:00
    Hora de fecho: 19:30
    Urgência Geral/Serviço de Observação De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 12:30
    Hora de abertura: 18:30
    Hora de fecho: 19:00
    Psiquiatria De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 14:00
    Hora de fecho: 16:00
    Hora de abertura: 18:00
    Hora de fecho: 19:30

     

    Regulamento

    Acesso à informação clínica

    Como aceder?

    Os pedidos de informação clínica formulados pelo próprio doente (titular dos dados de saúde) devem ser satisfeitos sob a forma de diálogo ou de relatório ou de atestado médico, conforme o fim a que se destinam.

    O doente tem ainda direito a que lhe sejam entregues, quando requerido pelo próprio, fotocópias dos exames complementares de diagnóstico e terapêutica, constantes do seu processo clínico.

    Os requerimentos devem ser devidamente preenchidos no formulário próprio e assinados tal como consta do seu documento de identificação pessoal (bilhete de identidade, cartão de cidadão, passaporte ou título de residência), assim como a indicação manuscrita do respetivo número e data de emissão ou de validade.

    Os pedidos de informação clínica formulados por terceiros, em nome do interessado, só podem ser satisfeitos se acompanhados de declaração comprovativa de que este dá consentimento ou quando o requerente demonstre ser o representante legal do interessado.

    O pedido pode ainda ser satisfeito, sem exigência de consentimento do próprio, se for comprovado o interesse direto, pessoal e legítimo do requerente, os dados forem necessários ao exercício de um direito em processo judicial e houver disposição legal que o autorize.

    Formulário 

    Contactos

    Responsável pelo acesso à informação: Diretor Clínico
    Morada: Avenida Brigadeiro Victor Novais Gonçalves, 2755-009 Alcabideche
    Telefone: 214 653 000
    Fax: 214 653 197
    E-mail: geral@hospitaldecascais.pt

    Gabinete do Cidadão

    Horário
    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 17:00

    Contactos

    E-mail: gabinete.cidadao@hospitaldecascais.pt

    Data de Atualização: 07-06-2021
Voltar