Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE

Hospital Fernando Fonseca

Presta cuidados de saúde diferenciados.

A sua área de influência direta abrange os concelhos de Amadora e Sintra.

Dirigentes

Diretor Clínico – Marco António Franco Lopes Ferreira

Enfermeiro Diretor – Rui Jorge Dias dos Santos

Vogal Executivo – Márcia Raquel Inácio Roque

Vogal Executivo – Maria de Fátima Campos de Sena e Silva

Francisco João Velez Roxo
Francisco João Velez Roxo
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

IC 19
2720-276 Amadora

Telefone
214 348 200

Fax
21 434 55 66

E-mail
sec.geral@hff.min-saude.pt

Website
http://www.hff.min-saude.pt/


  • Missão

    Prestar cuidados de saúde humanizados e diferenciados em todo o ciclo da vida da pessoa, em articulação com os cuidados de saúde primários e continuados, bem como com os demais hospitais integrados na rede do Serviço Nacional de Saúde, utilizando adequadamente os seus recursos humanos e materiais em obediência aos princípios da qualidade, de efetividade e de eficiência. Promover a investigação, o ensino e a formação pré e pós-graduada de profissionais de saúde e de outros profissionais.

    Objetivos

    Assegurar a prestação de cuidados de saúde de qualidade, acessíveis em tempo oportuno;

    Garantir, em todo o processo de prestação de cuidados, a segurança do doente;

    Assegurar a sustentabilidade económica e financeira, promovendo a eficiência na utilização dos recursos e a efetividade nos resultados.

    Legislação

    Decreto-Lei n.º 203/2008 – Diário da República n.º 197/2008, Série I de 2008-10-10 – Transforma o Hospital do Professor Doutor Fernando Fonseca, criado pelo Decreto-Lei n.º 382/91, de 9 de Outubro, em entidade pública empresarial

    Decreto-Lei n.º 176/2009 – Diário da República n.º 149/2009, Série I de 2009-08-04 – Estabelece o regime da carreira dos médicos nas entidades públicas empresariais e nas parcerias em saúde, bem como os respetivos requisitos de habilitação profissional e percurso de progressão profissional e de diferenciação técnico-científica

    Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio

    Decreto-Lei n.º 244/2012 – Diário da República n.º 217/2012, Série I de 2012-11-09 – Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, modificando o regime jurídico e os estatutos aplicáveis às unidades de saúde com a natureza de entidades públicas empresariais abrangidas pelo mesmo diploma

    Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde

    Data de Atualização: 26-08-2016
  • DA 0426 T CA v12- Organograma do Hospital Prof.Doutor Fernando Fonseca EPE
    Data de Atualização: 14-02-2018
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca

    Histórico da avaliação – Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte aqui.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
    Ano de 2016 – 2043 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 12,91%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 5,15%
    Elogio/Louvor 11,68%
    Focalização no utente 24,25%
    Instalações e serviços complementares 2,27%
    Outros Temas 0,04%
    Procedimentos administrativos 7,23%
    Questões Financeiras 6,03%
    Sugestão 0,00%
    Tempos de espera 30,44%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    26,9% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  Dr. Francisco Velez Roxo  francisco.roxo@hff.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@) Enf.ª Reis Fernandes filomena.f.fernandes@hff.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas Dr.ª Cristina Carmona cristina.m.carmona@hff.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos Dr.ª  Rosalina Barroso maria.r.barroso@hff.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistenciais Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  256  92
    Notificação de quedas  235  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  0  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  1  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  46  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  3  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 19-09-2017
  • Direitos do Utente

    Guias de Acolhimento

    Guia de Acolhimento das Consultas Externas de Pediatria

    Folheto Informativo dos Cuidados Continuados

    Guia de Acolhimento do Departamento de Medicina

    Guia de Acolhimento do Gabinete do Cidadão

    Guia de Acolhimento do Serviço de Patologia Clínica

    Folheto Informativo do Serviço de Farmácia – Ambulatório

    Guia de Acolhimento do Serviço de Ginecologia

    Guia de Acolhimento do Serviço de Obstetrícia

    Guia de Acolhimento do Serviço de Ortopedia

    Guia de Acolhimento do Serviço de Psiquiatria

    Guia de Acolhimento do Serviço de Urologia

    Guia de Acolhimento da Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos Especiais

    Guia de Acolhimento da Unidade de Cuidados Intensivos Especiais Neonatais

    Guia de Acolhimento da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente – Unidade de Alta Dependência

    Guia de Acolhimento para Crianças Internadas

    Informação ao Dador de Sangue

    Horário das Visitas

    Cardiologia
    Cirurgia
    Gastrenterologia/Nefrologia
    Infeciologia
    Internamento Geral
    Medicina
    Neurologia
    Ortopedia
    Pediatria
    Pneumologia
    Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos
    Urologia
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 14:00
    Hora de abertura: 14:00
    Hora de fecho: 19:30
    Serviço de Urgência De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 13:00
    Hora de abertura: 19:00
    Hora de fecho: 20:00
    Obstetrícia/Ginecologia De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 14:00
    Hora de fecho: 19:30
    Psiquiatria De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 16:30
    Hora de fecho: 19:00
    Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 13:00
    Hora de abertura: 16:00
    Hora de fecho: 19:30

     

    Regulamento

    Acesso à informação clínica

    Como aceder?

    Solicitando diretamente ao médico assistente aquando da prestação dos cuidados de saúde;

    Dirigindo-se a qualquer balcão de apoio administrativo, onde lhe será pedido para preencher um impresso;

    Remetendo-o por correio (carta registada com aviso de receção), fax, e-mail ou online.

    Caso o pedido seja feito por correio, a informação poder-lhe-á ser remetida por via postal.

    Os pedidos online obrigam ao levantamento da informação presencialmente no Hospital Fernando Fonseca E.P.E, piso 2, Balcão Principal da Consulta Externa.

    Informações relevantes para solicitação de informação clínica:

    • O pedido de acesso a informação clínica deve ser legível, suficientemente preciso e preenchido na sua totalidade.
    • O pedido de acesso a informação é acompanhado de cópia do bilhete de identidade/cartão do cidadão.
    • No caso de utente menor de idade, o impresso deve ser acompanhado do bilhete de identidade ou cartão do cidadão do menor e do progenitor/tutor legal que assina o mesmo.
    • Os pedidos de acesso a informação clínica, solicitados por terceiros, devem ser acompanhados por procuração com poderes especiais, que incluam o acesso a dados nominativos de saúde, ou por declaração de autorização específica para o efeito, assinada pelo utente conforme o seu documento de identificação pessoal. Quando o motivo de doença ou incapacidade temporária assim o determinarem, o utente identifica-se no formulário do pedido mediante a sua impressão digital a apor através do dedo indicador da mão direita ou, recorre a duas testemunhas (desde que nenhuma delas seja o procurador ou a pessoa a quem foi autorizado o acesso), que assinam no seu lugar e assim abonam a identificação do utente e o fim a que se destina o pedido de acesso. Os pedidos de acesso a informação clínica, devem ainda ser acompanhados por cópia da identificação do requerente.
    • Os pedidos de acesso a informação clínica, referentes a doentes falecidos, devem garantir uma clara fundamentação e finalidade do mesmo, devendo ser acompanhados pela cópia da identificação do requerente e do respetivo utente.

     

    Formulário

    Contactos

    Responsável pelo acesso à informação: Jaime Jerónimo
    Morada: Direção e Admissão de Apoio a Doentes, IC 19, 2720-276 Amadora
    Telefone: 214 348 488
    Fax: 214 345 566
    E-mail: daad@hff.min-saude.pt

    Gabinete do Cidadão

    Horário
    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 18:00

    Contactos

    Telefone: 214 348 240 – Consultas Externas e Internamento / 214 348 200 (extensão 7052) – Urgência
    E-mail: gio@hff.min-saude.pt

    Data de Atualização: 26-08-2016
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