Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE

Presta cuidados de saúde diferenciados.
A sua área de influência direta abrange os concelhos de Amadora e Sintra.
Dirigentes
Presidente do Conselho de Administração – Joana Carmona Nicolau Chêdas Fernandes
Vogal Executiva | Diretora Clínica – Ana Maria Herrero Valverde
Vogal Executivo | Enfermeiro Diretor – Rui Jorge Dias dos Santos
Vogal Executiva – Alexandra Isabel Castanheira Afonso Alves Ferreira
Vogal Executivo – Rui Manuel Duarte Vieira

Presidente do Conselho de Administração
IC 19
2720-276 Amadora
Telefone
214 348 200
Fax
21 434 55 66
E-mail
sec.geral@hff.min-saude.pt
Website
http://www.hff.min-saude.pt/
-
Missão
Prestação de cuidados de saúde humanizados e diferenciados em todo o ciclo de vida da pessoa, em articulação com os cuidados de saúde primários e continuados, bem como com os demais hospitais integrados na rede do Serviço Nacional de Saúde, utilizando, adequadamente, os recursos humanos e materiais, em obediência aos princípios da qualidade, de efetividade e eficiência, e promovendo o desenvolvimento profissional e a igualdade de género dos seus trabalhadores.
A missão do hospital abrange ainda a investigação, o ensino e a formação pré e pós-graduada de profissionais de saúde e de outros profissionais.
Visão
Ser um hospital de referência em termos de facilidade do acesso no processo assistencial, de articulação com os cuidados de saúde primários, de promoção do trabalho multidisciplinar, de elevada satisfação dos utentes e profissionais, bem como da boa gestão, tornando o hospital um projeto economicamente sustentável.
Valores
A atividade desenvolvida pelos trabalhadores do hospital rege-se por procedimentos e atitudes assentes em práticas humanistas e princípios estruturais, num quadro de permanente e atuante disponibilidade, de dignificação humana e profissional, de responsabilização, participação e diálogo e orienta-se em função dos interesses dos utentes e suas famílias, numa perspetiva de defesa do direito à proteção da saúde e da satisfação das suas necessidades e preferências individuais.
Fazem igualmente parte dos valores institucionais a honestidade e retidão na relação com terceiros, sejam utentes, fornecedores ou entidades técnicas e oficiais, obrigando-se todos os trabalhadores a pautarem o seu comportamento pelas normas de ética e deontologia aplicáveis.
Objetivos
Assegurar a prestação de cuidados de saúde de qualidade, de investigação, ensino e formação, acessíveis em tempo oportuno;
Garantir, em todo o processo de prestação de cuidados, a segurança de utentes e profissionais;
Assegurar o cumprimento das metas negociadas com os órgãos de tutela do Serviço Nacional de Saúde;
Assegurar a sustentabilidade social, económica e financeira, promovendo a eficiência na utilização dos recursos e a efetividade nos resultados.
Legislação
Decreto-Lei n.º 11/93 – Diário da República n.º 12/1993, Série I-A de 1993-01-15 – Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (legislação consolidada)
Lei n.º 27/2002 – Diário da República n.º 258/2002, Série I-A de 2002-11-08 – Regime jurídico da gestão hospitalar (legislação consolidada)
Decreto-Lei n.º 71/2007 – Diário da República n.º 61/2007, Série I de 2007-03-27 – Novo estatuto do gestor público (legislação consolidada)
Decreto-Lei n.º 203/2008 – Diário da República n.º 197/2008, Série I de 2008-10-10 – Transforma o Hospital do Professor Doutor Fernando Fonseca, criado pelo Decreto-Lei n.º 382/91, de 9 de Outubro, em entidade pública empresarial
Decreto-Lei n.º 133/2013 – Diário da República n.º 191/2013, Série I de 2013-10-03 – Novo regime jurídico do sector público empresarial (legislação consolidada)
Decreto-Lei n.º 18/2017 – Diário da República n.º 30/2017, Série I de 2017-02-10 – Regula o Regime Jurídico e os Estatutos aplicáveis às unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde com a natureza de Entidades Públicas Empresariais, bem como as integradas no Setor Público Administrativo (legislação consolidada)
Despacho n.º 3454/2020 – Diário da República n.º 56/2020, Série II de 2020-03-19 – Designa os membros para exercer funções no conselho de administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
Despacho n.º 8277/2022 – Diário da República n.º 130/2022, Série II de 2022-07-07 – Designa os membros para exercer funções no conselho de administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E. P. E.
Em matéria de regimes de trabalho, o Código do Trabalho, Código do Trabalho em Funções Públicas, instrumentos de regulamentação coletiva e regimes profissionais que sejam aplicáveis
Data de Atualização: 15-07-2022 -
Data de Atualização: 15-06-2022
-
Caracterização da Entidade
Ficha Síntese da Entidade
Estatutos
Função Acionista e de Tutela
Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais
Princípios de Bom Governo
Código de Conduta Ética
Regulamento Interno
Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades
Contrato-Programa
Relatório e Contas
Planos de Atividades
Relatórios de Atividades
Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
Relatório de Acesso
Relatório de Controlo Interno
Relatório do Serviço de Auditoria Interna
Esforço Financeiro Público
Informação Financeira Histórica e Atual
Relatório de Gestão
Orientações de Gestão
Relatório da Qualidade e Segurança
Contratos Públicos
Sustentabilidade Ambiental
-
1. Modelo de Certificação/Acreditação
Em 2019, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) obteve a VI Acreditação e Certificação ISO, atribuída pelo Caspe Healthcare Knowledge System(CHKS) pelos seus processos e padrões de prestação de cuidados de saúde estarem de acordo com as melhores práticas, legislação e requisitos, reconhecidos internacionalmente.
Os serviços com Certificação ISO NP 9001:2008, realizaram a transição e obtiveram a certificação na nova NP 9001:2015 sendo o organismo de certificação o CHKS. Os serviços certificados são: Anatomia Patologia; Bloco operatório e Unidade de Cirurgia de Ambulatório, Esterilização, Imagiologia, Urgência Obstétrica e Ginecológica, Consulta Externa, Compras e Logística, Sangue e Medicina Transfusional e Patologia Clínica.
O HFF também possui dois centros de referência na área de Oncologia de Adultos, um do Cancro Hepatobilio Pancreático e outro do Cancro do Reto. Estes Centros receberam a sua primeira certificação, em 2019, pela Direção-Geral da Saúde, em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde Português.
2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento
3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)
4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)
Última Avaliação SINAS – Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
Histórico da avaliação – Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança
Relatório de Atividades/Plano de Ação (referente a 2017) – PDF – 1,6 Mb
6. Relatório de Auditoria Interna
7. Elogios, Sugestões e Reclamações
Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
Ano de 2016 – 2043 processo(s)Tema % Acesso a cuidados de saúde 12,91% Cuidados de saúde e segurança do doente 5,15% Elogio/Louvor 11,68% Focalização no utente 24,25% Instalações e serviços complementares 2,27% Outros Temas 0,04% Procedimentos administrativos 7,23% Questões Financeiras 6,03% Sugestão 0,00% Tempos de espera 30,44% NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente 26,9% 18,4% 9. Comissões da Qualidade e Segurança
Cargo Nome Contacto de email Presidente da CQS Dr. Marco Ferreira marco.ferreira@hff.min-saude.pt Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@) Enf.ª Filomena Reis Fernandes filomena.f.fernandes @hff.min-saude.pt Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas Dr. Carlos Marques carlos.marques@hff.min-saude.pt Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos Dr.ª Patrícia Pacheco patricia.p.pacheco@hff.min-saude.pt 10. Processos Assistenciais Integrados
11. Indicadores da Qualidade
Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional Notificação de úlceras por pressão 256 92 Notificação de quedas 235 143 Notificação de incidentes cirúrgicos 0 24 Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA 0 9 Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo 1 6 Notificação de casos de indevida identificação de doentes 46 6 Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@) 3 44 12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação
13. Investigação Clínica
Data de Atualização: 16-06-2020 -
Direitos do Utente
Guias de Acolhimento
Guia de Acolhimento das Consultas Externas de Pediatria
Folheto Informativo dos Cuidados Continuados
Guia de Acolhimento do Departamento de Medicina
Guia de Acolhimento do Gabinete do Cidadão
Guia de Acolhimento do Serviço de Patologia Clínica
Folheto Informativo do Serviço de Farmácia – Ambulatório
Guia de Acolhimento do Serviço de Ginecologia
Guia de Acolhimento do Serviço de Obstetrícia
Guia de Acolhimento do Serviço de Ortopedia
Guia de Acolhimento do Serviço de Psiquiatria
Guia de Acolhimento do Serviço de Urologia
Guia de Acolhimento da Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos Especiais
Guia de Acolhimento da Unidade de Cuidados Intensivos Especiais Neonatais
Guia de Acolhimento da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente – Unidade de Alta Dependência
Guia de Acolhimento para Crianças Internadas
Horário das Visitas
Cardiologia
Cirurgia
Gastrenterologia/Nefrologia
Infeciologia
Internamento Geral
Medicina
Neurologia
Ortopedia
Pediatria
Pneumologia
Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos
UrologiaDe Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 12:00
Hora de fecho: 14:00
Hora de abertura: 14:00
Hora de fecho: 19:30Serviço de Urgência De Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 12:00
Hora de fecho: 13:00
Hora de abertura: 19:00
Hora de fecho: 20:00Obstetrícia/Ginecologia De Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 14:00
Hora de fecho: 19:30Psiquiatria De Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 16:30
Hora de fecho: 19:00Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente De Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 12:00
Hora de fecho: 13:00
Hora de abertura: 16:00
Hora de fecho: 19:30Regulamento
Acesso à informação clínica
Como aceder?
Solicitando diretamente ao médico assistente aquando da prestação dos cuidados de saúde;
Dirigindo-se a qualquer balcão de apoio administrativo, onde lhe será pedido para preencher um impresso;
Remetendo-o por correio (carta registada com aviso de receção), fax, e-mail ou online.
Caso o pedido seja feito por correio, a informação poder-lhe-á ser remetida por via postal.
Os pedidos online obrigam ao levantamento da informação presencialmente no Hospital Fernando Fonseca E.P.E, piso 2, Balcão Principal da Consulta Externa.
Informações relevantes para solicitação de informação clínica:
- O pedido de acesso a informação clínica deve ser legível, suficientemente preciso e preenchido na sua totalidade.
- O pedido de acesso a informação é acompanhado de cópia do bilhete de identidade/cartão do cidadão.
- No caso de utente menor de idade, o impresso deve ser acompanhado do bilhete de identidade ou cartão do cidadão do menor e do progenitor/tutor legal que assina o mesmo.
- Os pedidos de acesso a informação clínica, solicitados por terceiros, devem ser acompanhados por procuração com poderes especiais, que incluam o acesso a dados nominativos de saúde, ou por declaração de autorização específica para o efeito, assinada pelo utente conforme o seu documento de identificação pessoal. Quando o motivo de doença ou incapacidade temporária assim o determinarem, o utente identifica-se no formulário do pedido mediante a sua impressão digital a apor através do dedo indicador da mão direita ou, recorre a duas testemunhas (desde que nenhuma delas seja o procurador ou a pessoa a quem foi autorizado o acesso), que assinam no seu lugar e assim abonam a identificação do utente e o fim a que se destina o pedido de acesso. Os pedidos de acesso a informação clínica, devem ainda ser acompanhados por cópia da identificação do requerente.
- Os pedidos de acesso a informação clínica, referentes a doentes falecidos, devem garantir uma clara fundamentação e finalidade do mesmo, devendo ser acompanhados pela cópia da identificação do requerente e do respetivo utente.
Formulário
Contactos
Responsável pelo acesso à informação: Jaime Jerónimo
Morada: Direção e Admissão de Apoio a Doentes, IC 19, 2720-276 Amadora
Telefone: 214 348 488
Fax: 214 345 566
E-mail: daad@hff.min-saude.ptGabinete do Cidadão
Horário
De Segunda a Sexta-Feira
Hora de abertura: 09:00
Hora de fecho: 18:00Contactos
Telefone: 214 348 240 – Consultas Externas e Internamento / 214 348 200 (extensão 7052) – Urgência
E-mail: gio@hff.min-saude.ptData de Atualização: 26-08-2016