Resposta Sazonal em Saúde
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Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE


Presta cuidados de saúde diferenciados.

A sua área de influência direta abrange os concelhos de Amadora e Sintra.

Dirigentes

Presidente do Conselho de Administração – Joana Carmona Nicolau Chêdas Fernandes

Vogal Executiva | Diretora Clínica – Ana Maria Herrero Valverde

Vogal Executivo | Enfermeiro Diretor – Rui Jorge Dias dos Santos

Vogal Executiva – Alexandra Isabel Castanheira Afonso Alves Ferreira

Vogal Executivo – Rui Manuel Duarte Vieira

Joana Chêdas
Joana Chêdas
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

IC 19
2720-276 Amadora

Telefone
214 348 200

Fax
21 434 55 66

E-mail
sec.geral@hff.min-saude.pt

Website
http://www.hff.min-saude.pt/


  • Missão

    Prestação de cuidados de saúde humanizados e diferenciados em todo o ciclo de vida da pessoa, em articulação com os cuidados de saúde primários e continuados, bem como com os demais hospitais integrados na rede do Serviço Nacional de Saúde, utilizando, adequadamente, os recursos humanos e materiais, em obediência aos princípios da qualidade, de efetividade e eficiência, e promovendo o desenvolvimento profissional e a igualdade de género dos seus trabalhadores.

    A missão do hospital abrange ainda a investigação, o ensino e a formação pré e pós-graduada de profissionais de saúde e de outros profissionais.

    Visão

    Ser um hospital de referência em termos de facilidade do acesso no processo assistencial, de articulação com os cuidados de saúde primários, de promoção do trabalho multidisciplinar, de elevada satisfação dos utentes e profissionais, bem como da boa gestão, tornando o hospital um projeto economicamente sustentável.

    Valores

    A atividade desenvolvida pelos trabalhadores do hospital rege-se por procedimentos e atitudes assentes em práticas humanistas e princípios estruturais, num quadro de permanente e atuante disponibilidade, de dignificação humana e profissional, de responsabilização, participação e diálogo e orienta-se em função dos interesses dos utentes e suas famílias, numa perspetiva de defesa do direito à proteção da saúde e da satisfação das suas necessidades e preferências individuais.

    Fazem igualmente parte dos valores institucionais a honestidade e retidão na relação com terceiros, sejam utentes, fornecedores ou entidades técnicas e oficiais, obrigando-se todos os trabalhadores a pautarem o seu comportamento pelas normas de ética e deontologia aplicáveis.

    Objetivos

    Assegurar a prestação de cuidados de saúde de qualidade, de investigação, ensino e formação, acessíveis em tempo oportuno;

    Garantir, em todo o processo de prestação de cuidados, a segurança de utentes e profissionais;

    Assegurar o cumprimento das metas negociadas com os órgãos de tutela do Serviço Nacional de Saúde;

    Assegurar a sustentabilidade social, económica e financeira, promovendo a eficiência na utilização dos recursos e a efetividade nos resultados.

    Legislação

    Decreto-Lei n.º 11/93 – Diário da República n.º 12/1993, Série I-A de 1993-01-15 – Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (legislação consolidada)

    Lei n.º 27/2002 – Diário da República n.º 258/2002, Série I-A de 2002-11-08 – Regime jurídico da gestão hospitalar (legislação consolidada)

    Decreto-Lei n.º 71/2007 – Diário da República n.º 61/2007, Série I de 2007-03-27Novo estatuto do gestor público (legislação consolidada)

    Decreto-Lei n.º 203/2008 – Diário da República n.º 197/2008, Série I de 2008-10-10 – Transforma o Hospital do Professor Doutor Fernando Fonseca, criado pelo Decreto-Lei n.º 382/91, de 9 de Outubro, em entidade pública empresarial

    Decreto-Lei n.º 133/2013 – Diário da República n.º 191/2013, Série I de 2013-10-03 – Novo regime jurídico do sector público empresarial (legislação consolidada)

    Decreto-Lei n.º 18/2017 – Diário da República n.º 30/2017, Série I de 2017-02-10 – Regula o Regime Jurídico e os Estatutos aplicáveis às unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde com a natureza de Entidades Públicas Empresariais, bem como as integradas no Setor Público Administrativo (legislação consolidada)

    Despacho n.º 3454/2020 – Diário da República n.º 56/2020, Série II de 2020-03-19 – Designa os membros para exercer funções no conselho de administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca

    Despacho n.º 8277/2022 – Diário da República n.º 130/2022, Série II de 2022-07-07 – Designa os membros para exercer funções no conselho de administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E. P. E.

    Em matéria de regimes de trabalho, o Código do Trabalho, Código do Trabalho em Funções Públicas, instrumentos de regulamentação coletiva e regimes profissionais que sejam aplicáveis

    Data de Atualização: 15-07-2022
  • OrganogramaHFF_ Mar20221
    Data de Atualização: 15-06-2022
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    Em 2019, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) obteve a VI Acreditação e Certificação ISO, atribuída pelo Caspe Healthcare Knowledge System(CHKS) pelos seus processos e padrões de prestação de cuidados de saúde estarem de acordo com as melhores práticas, legislação e requisitos, reconhecidos internacionalmente.

    Os serviços com Certificação ISO NP 9001:2008, realizaram a transição e obtiveram a certificação na nova NP 9001:2015 sendo o organismo de certificação o CHKS. Os serviços certificados são: Anatomia Patologia; Bloco operatório e Unidade de Cirurgia de Ambulatório, Esterilização, Imagiologia, Urgência Obstétrica e Ginecológica, Consulta Externa, Compras e Logística, Sangue e Medicina Transfusional e Patologia Clínica.

    O HFF também possui dois centros de referência na área de Oncologia de Adultos, um do Cancro Hepatobilio Pancreático e outro do Cancro do Reto. Estes Centros receberam a sua primeira certificação, em 2019, pela Direção-Geral da Saúde, em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde Português.

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca

    Histórico da avaliação – Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Relatório de Atividades/Plano de Ação (referente a 2017) – PDF – 1,6 Mb

    6. Relatório de Auditoria Interna

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
    Ano de 2016 – 2043 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 12,91%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 5,15%
    Elogio/Louvor 11,68%
    Focalização no utente 24,25%
    Instalações e serviços complementares 2,27%
    Outros Temas 0,04%
    Procedimentos administrativos 7,23%
    Questões Financeiras 6,03%
    Sugestão 0,00%
    Tempos de espera 30,44%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    26,9% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS Dr. Marco Ferreira marco.ferreira@hff.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@) Enf.ª Filomena Reis Fernandes filomena.f.fernandes @hff.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas Dr. Carlos Marques carlos.marques@hff.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos Dr.ª  Patrícia Pacheco patricia.p.pacheco@hff.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistenciais Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  256  92
    Notificação de quedas  235  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  0  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  1  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  46  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  3  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 16-06-2020
  • Direitos do Utente

    Guias de Acolhimento

    Guia de Acolhimento das Consultas Externas de Pediatria

    Folheto Informativo dos Cuidados Continuados

    Guia de Acolhimento do Departamento de Medicina

    Guia de Acolhimento do Gabinete do Cidadão

    Guia de Acolhimento do Serviço de Patologia Clínica

    Folheto Informativo do Serviço de Farmácia – Ambulatório

    Guia de Acolhimento do Serviço de Ginecologia

    Guia de Acolhimento do Serviço de Obstetrícia

    Guia de Acolhimento do Serviço de Ortopedia

    Guia de Acolhimento do Serviço de Psiquiatria

    Guia de Acolhimento do Serviço de Urologia

    Guia de Acolhimento da Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos Especiais

    Guia de Acolhimento da Unidade de Cuidados Intensivos Especiais Neonatais

    Guia de Acolhimento da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente – Unidade de Alta Dependência

    Guia de Acolhimento para Crianças Internadas

    Informação ao Dador de Sangue

    Horário das Visitas

    Cardiologia
    Cirurgia
    Gastrenterologia/Nefrologia
    Infeciologia
    Internamento Geral
    Medicina
    Neurologia
    Ortopedia
    Pediatria
    Pneumologia
    Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos
    Urologia
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 14:00
    Hora de abertura: 14:00
    Hora de fecho: 19:30
    Serviço de Urgência De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 13:00
    Hora de abertura: 19:00
    Hora de fecho: 20:00
    Obstetrícia/Ginecologia De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 14:00
    Hora de fecho: 19:30
    Psiquiatria De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 16:30
    Hora de fecho: 19:00
    Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 13:00
    Hora de abertura: 16:00
    Hora de fecho: 19:30

     

    Regulamento

    Acesso à informação clínica

    Como aceder?

    Solicitando diretamente ao médico assistente aquando da prestação dos cuidados de saúde;

    Dirigindo-se a qualquer balcão de apoio administrativo, onde lhe será pedido para preencher um impresso;

    Remetendo-o por correio (carta registada com aviso de receção), fax, e-mail ou online.

    Caso o pedido seja feito por correio, a informação poder-lhe-á ser remetida por via postal.

    Os pedidos online obrigam ao levantamento da informação presencialmente no Hospital Fernando Fonseca E.P.E, piso 2, Balcão Principal da Consulta Externa.

    Informações relevantes para solicitação de informação clínica:

    • O pedido de acesso a informação clínica deve ser legível, suficientemente preciso e preenchido na sua totalidade.
    • O pedido de acesso a informação é acompanhado de cópia do bilhete de identidade/cartão do cidadão.
    • No caso de utente menor de idade, o impresso deve ser acompanhado do bilhete de identidade ou cartão do cidadão do menor e do progenitor/tutor legal que assina o mesmo.
    • Os pedidos de acesso a informação clínica, solicitados por terceiros, devem ser acompanhados por procuração com poderes especiais, que incluam o acesso a dados nominativos de saúde, ou por declaração de autorização específica para o efeito, assinada pelo utente conforme o seu documento de identificação pessoal. Quando o motivo de doença ou incapacidade temporária assim o determinarem, o utente identifica-se no formulário do pedido mediante a sua impressão digital a apor através do dedo indicador da mão direita ou, recorre a duas testemunhas (desde que nenhuma delas seja o procurador ou a pessoa a quem foi autorizado o acesso), que assinam no seu lugar e assim abonam a identificação do utente e o fim a que se destina o pedido de acesso. Os pedidos de acesso a informação clínica, devem ainda ser acompanhados por cópia da identificação do requerente.
    • Os pedidos de acesso a informação clínica, referentes a doentes falecidos, devem garantir uma clara fundamentação e finalidade do mesmo, devendo ser acompanhados pela cópia da identificação do requerente e do respetivo utente.

     

    Formulário

    Contactos

    Responsável pelo acesso à informação: Jaime Jerónimo
    Morada: Direção e Admissão de Apoio a Doentes, IC 19, 2720-276 Amadora
    Telefone: 214 348 488
    Fax: 214 345 566
    E-mail: daad@hff.min-saude.pt

    Gabinete do Cidadão

    Horário
    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 18:00

    Contactos

    Telefone: 214 348 240 – Consultas Externas e Internamento / 214 348 200 (extensão 7052) – Urgência
    E-mail: gio@hff.min-saude.pt

    Data de Atualização: 26-08-2016
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