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Hospital Garcia de Orta, EPE

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Presta cuidados de saúde diferenciados.

A sua área de influência direta abrange os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra.

Dirigentes

Diretor Clínico – Ana Paula Breia dos Santos Neves

Enfermeiro Diretor – Odília Maria Taleigo Neves

Vogal Executivo – Maria de Lourdes Caixaria Bastos

Vogal Executivo – Pedro de Andrade Pais Pinto dos Reis

Joaquim Daniel Lopes Ferro
Joaquim Daniel Lopes Ferro
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Av. Torrado da Silva
2805-267 Almada

Telefone
212 940 294

Fax
212 957 004

E-mail
geral@hgo.min-saude.pt

Website
http://www.hgo.pt/


  • Missão

    Prestar cuidados de saúde diferenciados à população dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, e em algumas especialidades à zona sul do país, de acordo com o contrato celebrado com o Ministério da Saúde e regras de contratualização com subsistemas de saúde.

    O hospital tem ainda por Missão desenvolver atividades e investigação e formação, pré e pós graduada de profissionais de saúde, assim como de ensino em colaboração protocoladas com entidades públicas e privadas.

    Objetivos

    Prestar cuidados de saúde diferenciados, de qualidade, em tempo adequado, com eficiência e em ambiente humanizado;

    Intervir na prevenção da doença;

    Constituir-se como entidade de referência na elaboração de padrões para a prestação de cuidados de saúde diferenciados;

    Prosseguir a melhoria contínua da qualidade no âmbito do modelo de governação clínica;

    Otimizar a utilização dos recursos disponíveis;

    Desenvolver programas de aumento de eficiência e de melhoria da gestão clínica tendentes a garantir a sustentabilidade económica e financeira;

    Promover o ensino, a formação e a investigação na área clínica, como condição para uma prática de excelência;

    Promover o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores através de uma política de valorização das suas capacidades e da responsabilização por resultados, instituindo uma política de incentivo à produtividade, ao desempenho e ao mérito.

    Legislação

    Decreto-Lei n.º 93/2005 – Diário da República n.º 109/2005, SÉRIE I-A de 2005-06-07 – Transforma os hospitais sociedades anónimas em entidades públicas empresariais

    Decreto-Lei n.º 50-A/2007 – Diário da República n.º 42/2007, 2º Suplemento, Série I de 2007-02-28 – Cria o Hospital do Espírito Santo de Évora, E. P. E., o Centro Hospitalar de Lisboa Central, E. P. E., o Centro Hospitalar de Coimbra, E. P. E., o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E. P. E., o Centro Hospitalar do Médio Ave, E. P. E., o Centro Hospitalar do Alto Ave, E. P. E., e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E. P. E., e aprova os respetivos Estatuto

    Decreto-Lei n.º 176/2009 – Diário da República n.º 149/2009, Série I de 2009-08-04 – Estabelece o regime da carreira dos médicos nas entidades públicas empresariais e nas parcerias em saúde, bem como os respetivos requisitos de habilitação profissional e percurso de progressão profissional e de diferenciação técnico-científica

    Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio

    Decreto-Lei n.º 244/2012 – Diário da República n.º 217/2012, Série I de 2012-11-09 – Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, modificando o regime jurídico e os estatutos aplicáveis às unidades de saúde com a natureza de entidades públicas empresariais abrangidas pelo mesmo diploma

    Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde

    Data de Atualização: 26-08-2016
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    Data de Atualização: 26-08-2016
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital Garcia de Orta

    Histórico da avaliação – Hospital Garcia de Orta

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte aqui.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    Consulte aqui.

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital Garcia de Orta
    Ano de 2016 – 1957 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 19,21%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 13,32%
    Elogio/Louvor 8,77%
    Focalização no utente 12,71%
    Instalações e serviços complementares 4,31%
    Outros Temas 0,97%
    Procedimentos administrativos 15,03%
    Questões Financeiras 4,47%
    Sugestão 0,57%
    Tempos de espera 20,63%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    8% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  Dra. Ana Terezinha Rodrigues  aterezinha@hgo.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  Drª. Maria Margarida Lopes Coelho  mcoelho@hgo.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas  Dra. Natália Marques Dias  natalia.dias@hgo.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos  Dr. Júlio Botas  jbotas@hgo.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  10  92
    Notificação de quedas  244  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  20  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  1  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  7  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  29  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  6  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 12-07-2017
  • Direitos do Utente

    Guias de Acolhimento

    Guia de Acolhimento das Consultas Externas

    Guia de Acolhimento do Serviço de Medicina

    Guia de Acolhimento ao Serviço de Casa Mortuária

    Horário das Visitas

    Angiologia e Cirurgia Vascular
    Cardiologia
    Cirurgia Geral
    Cirurgia Maxilo-Facial
    Cirurgia Plástica e Reconstrutiva
    Dermato-Venereologia
    Endocrinologia
    Hematologia
    Gastrenterologia
    Ginecologia
    Infeciologia
    Medicina Interna
    Nefrologia
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Oftalmologia
    Oncologia Médica
    Ortopedia/Traumatologia
    Otorrinolaringologia
    Pneumologia
    Reumatologia
    Urologia
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 17:00
    Hora de fecho: 18:30
    Cirurgia Pediátrica
    Neonatologia
    Pediatria
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 20:00
    Obstetrícia De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 13:00
    Hora de fecho: 14:00
    Hora de abertura: 19:00
    Hora de fecho: 20:00
    Psiquiatria e Saúde Mental (Agudos) De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 11:30
    Hora de fecho: 12:00
    Hora de abertura: 15:00
    Hora de fecho: 17:00
    Hora de abertura: 18:30
    Hora de fecho: 19:00
    Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 13:00
    Hora de fecho: 14:00
    Hora de abertura: 19:00
    Hora de fecho: 20:00
    Unidade Médica de Internamento Curta Duração De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:30
    Hora de fecho: 20:00

     

    Regulamento

    Acesso à informação clínica

    Como aceder?

    Os pedidos de acesso a informação clínica podem ser efetuados, presencialmente, em impresso próprio do Gabinete do Utilizador, ou enviados por carta, fax ou correio eletrónico, devidamente identificados, desde que se façam acompanhar de fotocópia de cartão de cidadão, bilhete de identidade, passaporte ou título de residência.

    Os dados clínicos requeridos são enviados, em carta confidencial, ao titular dos dados de saúde, ao seu representante legal ou a terceiros, bem como às entidades judiciais, policiais, inspetivas ou outras e aos diretores clínicos das seguradoras, por carta registada com aviso de receção, desde que estejam devidamente, autorizadas, para o efeito.

    Formulários

    Formulário de Pedido de Acesso a informação Clínica do Próprio

    Formulário de Pedido de Acesso a informação Clínica de Falecido

    Formulário de Pedido de Acesso a informação Clínica por Terceiro

    Formulário de Pedido de Acesso a informação Clínica em representação de Menores

    Contactos

    Responsável pelo acesso à informação: Maria Manuela Filipe Rebelo
    Morada: Avenida Torrado da Silva, 2805 – 267 Almada
    Telefone: 212 727 311 / 212 727 242
    Fax: 212 957 004
    E-mail: gabinete.utilizador@hgo.min-saude.pt

    Gabinete do Cidadão

    Horário
    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 16:30

    Contactos

    Telefone: 212 940 294 (extensão: 24082)

    Data de Atualização: 26-08-2016
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