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Hospital Garcia de Orta, EPE


Presta cuidados de saúde diferenciados.

A sua área de influência direta abrange os concelhos de Almada e Seixal.

Dirigentes

Presidente do Conselho de Administração – Luís Manuel Martins Amaro

Vogal Executivo com funções de Diretor Clínico – Nuno Miguel da Silva Marques

Vogal Executivo com funções de Enfermeira-Diretora – Ana Paula Realista Carvalho Rodrigues

Vogal Executiva – Vera Sofia Pinheiro Branco de Almeida

Vogal Executiva – Ana Sofia Freitas Monteiro Ferreira

Luís Manuel Martins Amaro
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Av. Torrado da Silva
2805-267 Almada

Telefone
212 940 294

Fax
212 957 004

E-mail
geral@hgo.min-saude.pt

Website
http://www.hgo.pt/


  • Missão

    O Hospital tem como missão a prestação de cuidados de saúde diferenciados a todos os cidadãos no âmbito das responsabilidades e capacidades, dando execução às definições de política de saúde a nível nacional e regional, aos planos estratégicos e às decisões superiormente aprovadas. O Hospital, no cumprimento da sua missão, assegura, a cada doente, os cuidados que correspondam às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas clínicas e, numa lógica de governação clínica, promove uma eficiente utilização dos recursos disponíveis, abrangendo as áreas de ensino, formação e investigação, prevenção e continuidade de cuidados, conforme o primado do doente.

    Objetivos

    O objetivo principal do Hospital Garcia de Orta, E.P.E. é o da prestação de cuidados de saúde com elevados padrões de qualidade e humanização através da gestão eficiente de recursos e valorização do capital humano.

    O Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta, E.P.E., preconiza uma Instituição sustentável no domínio económico, financeiro, social e ambiental, tendo por base o contexto passado, presente, assim como os novos desafios que se colocam decorrentes da atual situação associada à pandemia COVID-19, e assenta nos seguintes vetores:

    • Centralidade no doente e melhoria do acesso
    • Valorização e envolvimento dos profissionais
    • Qualidade e segurança
    • Eficiência operacional e sustentabilidade
    • Inovação organizacional
    • Modernização tecnológica das instalações e equipamentos.

     

    Legislação

    Decreto-Lei n.º 93/2005 – Diário da República n.º 109/2005, Série I-A de 2005-06-07 – Transforma os hospitais sociedades anónimas em entidades públicas empresariais

    Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio

    Decreto-Lei n.º 266-D/2012 – Diário da República n.º 252/2012, 2º Suplemento, Série I de 2012-12-31 – Procede à primeira alteração aos Decretos-Leis n.os 176/2009, de 4 de agosto, e 177/2009, de 4 de agosto, estabelecendo regras de organização do tempo de trabalho médico e de transição dos trabalhadores médicos já integrados na carreira especial médica para o regime de trabalho que corresponde a 40 horas semanais e definido as áreas de exercício profissional da carreira especial médica

    Decreto-Lei n.º 133/2013 – Diário da República n.º 191/2013, Série I de 2013-10-03 – Aprova o regime jurídico do sector público empresarial

    Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde

    Decreto-Lei n.º 39/2016 – Diário da República n.º 144/2016, Série I de 2016-07-28 – Procede à terceira alteração ao Estatuto do Gestor Público, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 71/2007, de 27 de março

    Decreto-Lei n.º 18/2017 – Diário da República n.º 30/2017, Série I de 2017-02-10 – Regula o Regime Jurídico e os Estatutos aplicáveis às unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde com a natureza de Entidades Públicas Empresariais, bem como as integradas no Setor Público Administrativo

    Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2019 – Diário da República n.º 83/2019, Série I de 2019-04-30 – Designa os membros do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta, E. P. E.

    Data de Atualização: 25-08-2021
  • HospitalGarciadeOrta_Organograma-rotated (1)-page-001
    Data de Atualização: 26-08-2016
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    Consulte aqui.

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    Consulte aqui.

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    Serviço Pediatria | Relatório Experiência do Utente 2020

    Serviço Anatomia Patológica |  Resumo Satisfação Março 2020

    Serviço Medicina Transfusional | Resumo Satisfação 2019 e 2020 e Satisfação Doentes relatório final 2020

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital Garcia de Orta

    Histórico da avaliação – Hospital Garcia de Orta

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte aqui.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    Consulte aqui.

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital Garcia de Orta
    Ano de 2020 – 1971 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 24,37%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 14,39%
    Elogio/Louvor 7,27%
    Focalização no utente 22,77%
    Instalações e serviços complementares 3,51%
    Outros Temas 0,71%
    Procedimentos administrativos 12,01%
    Questões Financeiras 3,42%
    Sugestão 0,15%
    Tempos de espera 11,40%

     

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    15,1% 14,9%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da Comissão da Qualidade e Segurança (CQS) Dra. Ana Terezinha Rodrigues aterezinha@hgo.min-saude.pt
    Presidente da Comissão Gestão Risco Clinico Dra. Deolinda Matos deolinda.matos@hgo.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas Dra. Natália Marques Dias natalia.dias@hgo.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos Dra. Maria Margarida Lopes Coelho mcoelho@hgo.min-saude.pt
    Comissão Gestão Risco Não Clinico Eng.º David Gervásio dgervasio@hgo.min-saude.pt
    Comissão Auditoria Clinica Dr. José Clemente jose.clemente@hgo.min-saude.pt
    Comissão Proteção e Segurança Radiológica Doutora Ana Isabel Santos aisantos@hgo.min-saude.pt
    Comissão de Humanização Dra. Ivone Dias Ferreira ivone.dias.ferreira@hgo.min-saude.pt
    Comissão Farmácia e Terapêutica Doutor Nuno Marques nuno.silva.marques@hgo.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição
    Notificação de úlceras por pressão  3
    Notificação de quedas 271
    Notificação de incidentes cirúrgicos  6
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  11
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  18
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  42
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  –

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    Realizaram-se diversas ações e iniciativas de informação/formação ao cidadão e aumento da sua capacitação:

    • Ações interventivas dirigidas à comunidade nos eventos simbólicos dos dias Nacionais e mundiais nos diferentes temas de saúde, tais como: Dia Nacional do Dador de Sangue, Dia do Euromelanoma com rastreio do cancro cutâneo; Dia mundial da Hipertensão Arterial com rastreio associado; Caminhada do Coração com rastreio da Tensão Arterial e ensino em Suporte Básico de Vida, Dia Mundial da Criança e Open Day relacionado com as atividades da Unidade de Pedopsiquiatria.
    • Eventos relacionados com prevenção da doença e promoção da saúde, com existência de rastreios aos utentes, em parceria com a Câmara de Almada e Seixal, nomeadamente: “Almada Saudável”; Psiquiatria – Abordagem do tema estigma; Aleitamento Materno; “Seixal Município saudável “; “O hospital está no Bairro”.
    • Na instituição, ocorreram diversos cursos e iniciativas na área de segurança: Preparação para o Nascimento e Parentalidade; Preparação para o Aleitamento Materno; Preparação Operatória; Preparação para realização de Cateterismo ou Angioplastia; Reabilitação Cardíaca; Diabetes Mellitus. Na área da Psiquiatria, entre outros – Reuniões Familiares, Cuidados Integrados e Recuperação, Psicoeducação para a Perturbação Bipolar.
    • Aposta no aumento da literacia em saúde nos doentes, famílias e cuidadores, com entrega de folhetos/impressos informativos/formativos nas diferentes especialidades.
    • Manutenção de canais de comunicação para o cidadão, nomeadamente Portal de Internet do HGO e Corporate TV (com informações e conteúdos de educação em saúde).
    • Relativamente às reclamações, elogios e sugestões referentes a 2020, os dados foram expressos no relatório de exposição anual do Serviço Social da Instituição e encontram-se disponíveis no Site da ERS.

     

    13. Investigação Clínica

    O Centro Garcia de Orta – Investigação – coordena e monitoriza a área de investigação realizada no hospital da iniciativa dos profissionais internos e externos e dos ensaios clínicos. A estratégia de desenvolvimento de investigação assenta no estabelecimento de redes de parcerias, com instituições nacionais e estrangeiras de ensino e investigação, assegurando-se através dela o apoio em consultoria de elevado nível de exigência técnica e científica, condição da idoneidade e prestígio dos resultados.

    Em 2019 estiveram em curso 118 estudos, nomeadamente: ensaios clínicos, estudos observacionais e Investigações no HGO.

    Registaram-se 118 publicações científicas indexadas na base de dados PubMed de investigação desenvolvida no hospital, por iniciativa do investigador e/ou dos Serviços do hospital, com registo de diversas tipologias de colaboração, com outras instituições hospitalares, académicas e empresariais.

    Data de Atualização: 01-09-2021
  • Direitos e Deveres do Utente

    Consulte aqui.

     

    Guias de Acolhimento

    Guia de Acolhimento das Consultas Externas

    Guia de Acolhimento do Serviço de Medicina

    Guia de Acolhimento ao Serviço de Casa Mortuária

     

    Horário das Visitas

    Angiologia e Cirurgia Vascular
    Cardiologia
    Cirurgia Geral
    Cirurgia Maxilo-Facial
    Cirurgia Plástica e Reconstrutiva
    Dermato-Venereologia
    Endocrinologia
    Hematologia
    Gastrenterologia
    Ginecologia
    Infeciologia
    Medicina Interna
    Nefrologia
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Oftalmologia
    Oncologia Médica
    Ortopedia/Traumatologia
    Otorrinolaringologia
    Pneumologia
    Reumatologia
    Urologia
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 17:00
    Hora de fecho: 18:30
    Cirurgia Pediátrica
    Neonatologia
    Pediatria
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 20:00
    Obstetrícia De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 13:00
    Hora de fecho: 14:00
    Hora de abertura: 19:00
    Hora de fecho: 20:00
    Psiquiatria e Saúde Mental (Agudos) De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 11:30
    Hora de fecho: 12:00
    Hora de abertura: 15:00
    Hora de fecho: 17:00
    Hora de abertura: 18:30
    Hora de fecho: 19:00
    Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 13:00
    Hora de fecho: 14:00
    Hora de abertura: 19:00
    Hora de fecho: 20:00
    Unidade Médica de Internamento Curta Duração De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:30
    Hora de fecho: 20:00

    Regulamento

     

    Acesso à informação clínica

    Os pedidos de Acesso à Informação Clínica devem ser dirigidos ao Responsável pelo Acesso à Informação (RAI), que deverá analisar e autorizar os pedidos, sendo da responsabilidade do Gabinete do Cidadão a tramitação de todo o processo de receção, tratamento e resposta aos utentes.

    Os pedidos podem ser efetuados por email, via postal ou presencialmente, devendo anexar o formulário aplicável devidamente preenchido e assinado, juntamente com cópia do documento de identificação.

    Formulários

    Formulário de Pedido de Acesso a informação Clínica do Próprio

    Formulário de Pedido de Acesso a informação Clínica de Falecido

    Formulário de Pedido de Acesso a informação Clínica por Terceiro

    Formulário de Pedido de Acesso a informação Clínica em representação de Menores

    Contactos:

    Gabinete do Cidadão – Área de Acesso à Informação
    Responsável pelo Acesso à Informação: Dr. Pedro Andrade
    Horário de atendimento: Segunda a Sexta-Feira, 9:00h-13:00 / 14:00- 16:30h
    Telefone: 212 727 311
    Email: rai@hgo.min-saude.pt

     

    Gabinete do Cidadão

    É competência do Gabinete do Cidadão a receção, tratamento e resposta das exposições dos utentes do Hospital (sugestões, elogios e reclamações), sendo este um meio de defesa destes e uma forma de dar resposta aos problemas e/ou dificuldades que possam ocorrer.

    As exposições podem ser efetuadas presencialmente, por email, carta ou ainda diretamente escritas nos “Livros de Reclamações” existentes nos secretariados de cada Serviço, de segunda a sexta-feira durante as horas de expediente ou nos secretariados dos Serviços de Urgência (Geral, Pediátrica, Obstétrica/ Ginecológica), a qualquer hora.

    Contactos:

    Gabinete do Cidadão – Área de Reclamações
    Horário de atendimento: Segunda a Sexta-Feira, 9:00h-13:00 / 14:00- 16:30h
    Telefone: 212 940 294 (extensão 24082)
    Email: gabinetecidadao@hgo.min-saude.pt

    Data de Atualização: 26-08-2016
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