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Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar


Presta cuidados de saúde diferenciados, desenvolvendo atividades assistenciais e de formação.

A sua área de influência direta abrange todas as freguesias do concelho de Ovar, sendo a sua área de influência alargada à população residente nas áreas limítrofes dos concelhos vizinhos.

Dirigentes

Diretor Clínico – Rui Lopes Dias

Enfermeira Diretora – Mariana Pinto Fragateiro

Luís Miguel dos Santos Ferreira
Luís Miguel dos Santos Ferreira
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Avenida Nunes da Silva
3880-113 Ovar

Telefone
256 579 200

Fax
256 579 209

E-mail
hfzovar@hovar.min-saude.pt

Website
http://www.hovar.min-saude.pt/


  • Missão

    Prestar cuidados de saúde integrados à população, com qualidade e humanitude, em interface com os diversos atores sociais, e mobilizar sinergias que propiciem a concretização do lema: “ Melhor e Maior Valor em Saúde, perto de Si.”

    Objetivos

    Prestar cuidados de saúde diferenciados em tempo clinicamente adequado e com elevados critérios de qualidade e humanidade;

    Intervir e participar na prevenção da doença;

    Otimizar a utilização dos recursos disponíveis e redução de redundâncias;

    Promover o recurso as Normas de Orientação Clínicas (NOC) como instrumento de melhoria de eficiência na prática clínica;

    Promover a formação profissional (particularmente nas áreas clínicas e de apoio clínico) como condição para uma prática de excelência;

    Prosseguir a melhoria contínua da qualidade no âmbito do modelo de governação clínica;

    Apoiar e incentivar o desenvolvimento de programas de melhoria da eficiência operacional bem como gestão clínica num quadro de desenvolvimento económico-financeiro equilibrado e sustentável;

    Desenvolver áreas de diferenciação e de referência na prestação de cuidados de saúde;

    Promover, no âmbito da prestação de cuidados, a atuação integrada do HFZ-Ovar com outras Unidades de Saúde de modo a que o Utente seja assistido e/ou acompanhado em estabelecimento mais apropriado e num contínuo;

    Incentivar o desenvolvimento de projetos de prestação de cuidados de saúde em ambulatório e/ou apoio ao domicílio de modo a minimizar o impacto da hospitalização e a preservação das redes de apoio sociofamiliar instituídas.

    Data de Atualização: 29-03-2017
  • organograma_HFZ_redim
    Data de Atualização: 29-03-2017
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    Departamento/Serviço/Unidade Cumprimento (%) Nível Data de Certificação Validade do Certificado
    UCCI – Convalescença 55,80% BOM 28/10/2016 28/10/2021

     

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar

    Histórico da avaliação – Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte aqui.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar
    Ano de 2016 – 25 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 7,14%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 4,76%
    Elogio/Louvor 47,62%
    Focalização no utente 28,57%
    Instalações e serviços complementares 0,00%
    Outros Temas 0,00%
    Procedimentos administrativos 7,14%
    Questões Financeiras 2,38%
    Sugestão 0,00%
    Tempos de espera 2,38%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    51,9% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  Dra. Júlia Oliveira  julia.oliveira@hovar.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  Dr. Eduardo Joaquim Ribeiro Ferreira  Eduardo.Ferreira@hovar.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas  Dr. Eduardo Joaquim Ribeiro Ferreira  eduardo.ferreira@hovar.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos  Drª. Maria Júlia Lopes Oliveira  julia.oliveira@hovar.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  20  92
    Notificação de quedas  61  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  0  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  0  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  0  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  4  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 12-07-2017
  • Direitos do Utente

    Guia de Acolhimento

    Horário das Visitas

    Serviço de Medicina Interna
    Serviços Cirúrgicos
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 19:30

     

    Regulamento

    Acesso à informação clínica

    Como aceder?

    Todos os pedidos de relatórios médicos ou cópia de registos clínicos devem ser realizados através do Gestão do Serviço de Doentes ou no Gabinete do Cidadão, tendo a superintender o Diretor Clínico como Responsável pelo Acesso à Informação (RAI).

    O cidadão, se optar por fazer o pedido diretamente, como proprietário da informação de saúde e por via do seu direito à autodeterminação informacional (Pereira, André G. Dias, 2006), deve usar o requerimento constante do link, fazendo-o em alternativa:

    • Presencialmente Gestão do Serviço de Doentes ou no Gabinete do Cidadão;
    • Por requerimento escrito, quer por email, correio escrito ou fax (via residual).

     

    Os pedidos não presenciais devem ser realizados no formulário, devidamente assinados, com aposição dos dados do BI/CC ou reconhecidos por entidade legalmente habilitada para o efeito.

    Formulário

    Contactos

    Responsável pelo acesso à informação: Dr.ª Maria Júlia Lopes Oliveira
    Morada: Avenida Dr. Nunes da Silva, 3880-113 Ovar
    Telefone: 256 579 200
    Fax: 256 579 209
    E-mail: secretariado.ca@hovar.min-saude.pt

    Gabinete do Cidadão

    Horário
    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 08:30
    Hora de fecho: 18:00

    Contactos

    Telefone:
    E-mail: gabinete.cidadao@hovar.min-saude.pt

    Data de Atualização: 17-04-2017
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