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Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar

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Presta cuidados de saúde diferenciados, desenvolvendo atividades assistenciais e de formação.

A sua área de influência direta abrange todas as freguesias do concelho de Ovar, sendo a sua área de influência alargada à população residente nas áreas limítrofes dos concelhos vizinhos.

Dirigentes

Diretor Clínico – Rui Lopes Dias

Enfermeira Diretora – Mariana Pinto Fragateiro

Luís Miguel dos Santos Ferreira
Luís Miguel dos Santos Ferreira
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Avenida Nunes da Silva
3880-113 Ovar

Telefone
256 579 200

Fax
256 579 209

E-mail
hfzovar@hovar.min-saude.pt

Website
http://www.hovar.min-saude.pt/


  • Missão

    Prestar bons cuidados de saúde à população, com qualidade, segurança, eficiência e humanidade, segundo a lógica de universalidade, acesso e equidade, em interface com os diversos atores sociais e em articulação com a rede de hospitais que integram o Serviço Nacional de Saúde, com a rede de cuidados de saúde primários e com a rede nacional de cuidados continuados integrados. Isto sem perder a noção de sustentabilidade e assumindo sempre que a atividade do Hospital é desenvolvida no estrito cumprimento das orientações definidas pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde e das respostas possíveis para este hospital em concreto.

    Visão

    Pretende ser reconhecido, na comunidade que serve, pela superioridade clínica no âmbito das suas competências, eficácia e eficiência, assumindo-se como uma unidade hospitalar de referência na oferta de cuidados de proximidade e de interface institucional. Alvejamos um elevado grau de satisfação dos utentes e dos nossos próprios colaboradores, ao mesmo tempo que perseguimos uma aplicação eficiente dos recursos financeiros que nos são confiados no âmbito do SNS.

    Objetivos

    1. Prestação de cuidados de saúde diferenciados, em tempo clinicamente adequado, com elevados critérios de qualidade e humanidade;
    2. Intervenção e participação na prevenção da doença;
    3. Otimização dos recursos disponíveis e redução de redundâncias;
    4. Aposta na inovação e modernização, que passe pela reengenharia de processos, casando duas vontades ambicionadas pela tutela: SNS sem papel (desmaterialização e transformação digital) e foco no utente e na melhoria da sua experiência junto do SNS;
    5. Promoção do recurso as Normas de Orientação Clínicas (NOC) como instrumento de melhoria da eficiência na prática clínica;
    6. Promoção da formação profissional (particularmente nas áreas clínicas e de apoio clínico) como condição para uma prática de excelência;
    7. Prossecução da melhoria contínua da qualidade no âmbito do modelo de governação clínica;
    8. Apoio e incentivo do desenvolvimento de programas de melhoria da eficiência operacional, bem como da gestão clínica, num quadro de desenvolvimento económico-financeiro equilibrado e sustentável;
    9. Desenvolvimento de áreas de diferenciação e de referência na prestação de cuidados de saúde;
    10. Promoção, no âmbito da prestação de cuidados, da atuação integrada com outras unidades de saúde, de modo que o cidadão seja assistido e/ou acompanhado em estabelecimento mais apropriado, de forma integrada e contínua;
    11. Incentivo do desenvolvimento de projetos de prestação de cuidados de saúde em ambulatório e/ou apoio ao domicílio, de modo a minimizar o impacto da hospitalização e a preservação das redes de apoio sociofamiliar instituídas.


    Valores

      1. Responsabilidade e transparência, as quais sustentam um comportamento coerente e socialmente responsável perante a comunidade e demais agentes da envolvente interna e externa;
      2. Ética profissional, a qual sustenta a confiança interna recíproca e a responsabilidade institucional;
      3. Respeito pela dignidade humana, pela diversidade cultural e pelos direitos dos cidadãos;
      4. Cultura do conhecimento, da inovação e da excelência técnico-profissional;
      5. Rigor e eficiência na gestão dos recursos;
      6. Foco no cidadão, que é colocado no centro de todos os processos e decisões;
      7. Melhoria contínua da qualidade num ambiente seguro e amigável;
      8. Promoção do mérito, do rigor e da avaliação sistemática;
      9. Atividade orientada para resultados;
      10. Cultura interna de multidisciplinariedade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
      11. Satisfação e confiança de todos os seus utilizadores – cidadãos, facilitando a sua participação no processo de tomada de decisão;
      12. Satisfação dos profissionais e colaboradores;
      13. Respeito pelo ambiente.

    Tem em consideração, igualmente, aqueles oito valores fundamentais, a prosseguir por qualquer serviço público, que são, simultaneamente, os mais frequentemente proclamados nos países da OCDE:

    1. Imparcialidade;
    2. Legalidade;
    3. Integridade;
    4. Eficiência;
    5. Transparência;
    6. Responsabilidade;
    7. Igualdade;
    8. Justiça.
    Data de Atualização: 07-01-2019
  • HFZOrganograma
    Data de Atualização: 07-01-2019
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    Departamento/Serviço/Unidade Cumprimento (%) Nível Data de Certificação Validade do Certificado
    UCCI – Convalescença 55,80% BOM 28/10/2016 28/10/2021

     

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar

    Histórico da avaliação – Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte aqui.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar
    Ano de 2016 – 25 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 7,14%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 4,76%
    Elogio/Louvor 47,62%
    Focalização no utente 28,57%
    Instalações e serviços complementares 0,00%
    Outros Temas 0,00%
    Procedimentos administrativos 7,14%
    Questões Financeiras 2,38%
    Sugestão 0,00%
    Tempos de espera 2,38%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    51,9% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  Dra. Júlia Oliveira  julia.oliveira@hovar.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  Dr. Eduardo Joaquim Ribeiro Ferreira  Eduardo.Ferreira@hovar.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas  Dr. Eduardo Joaquim Ribeiro Ferreira  eduardo.ferreira@hovar.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos  Drª. Maria Júlia Lopes Oliveira  julia.oliveira@hovar.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  20  92
    Notificação de quedas  61  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  0  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  0  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  0  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  4  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 12-07-2017
  • Direitos do Utente

    Guia de Acolhimento

    Horário das Visitas

    Serviço de Medicina Interna
    Serviços Cirúrgicos
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 19:30

     

    Regulamento

    Acesso à informação clínica

    Como aceder?

    Todos os pedidos de relatórios médicos ou cópia de registos clínicos devem ser realizados através do Gestão do Serviço de Doentes ou no Gabinete do Cidadão, tendo a superintender o Diretor Clínico como Responsável pelo Acesso à Informação (RAI).

    O cidadão, se optar por fazer o pedido diretamente, como proprietário da informação de saúde e por via do seu direito à autodeterminação informacional (Pereira, André G. Dias, 2006), deve usar o requerimento constante do link, fazendo-o em alternativa:

    • Presencialmente Gestão do Serviço de Doentes ou no Gabinete do Cidadão;
    • Por requerimento escrito, quer por email, correio escrito ou fax (via residual).

     

    Os pedidos não presenciais devem ser realizados no formulário, devidamente assinados, com aposição dos dados do BI/CC ou reconhecidos por entidade legalmente habilitada para o efeito.

    Formulário

    Contactos

    Responsável pelo acesso à informação: Dr.ª Maria Júlia Lopes Oliveira
    Morada: Avenida Dr. Nunes da Silva, 3880-113 Ovar
    Telefone: 256 579 200
    Fax: 256 579 209
    E-mail: secretariado.ca@hovar.min-saude.pt

    Gabinete do Cidadão

    Horário
    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 08:30
    Hora de fecho: 18:00

    Contactos

    Telefone:
    E-mail: gabinete.cidadao@hovar.min-saude.pt

    Data de Atualização: 17-04-2017
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