Hospital de Magalhães Lemos, EPE

Presta cuidados de saúde especializados de psiquiatria e de saúde mental.
A sua área de influência estende-se à região Norte.
Dirigentes
Presidente do Conselho de Administração – José Alberto Oliveira Castro Peixoto
Diretora Clínica – Rosa Idalina Tavares da Encanação
Enfermeiro Diretor – João Ernesto Teles Pires

Presidente do Conselho de Administração
Rua Professor Álvaro Rodrigues
4149-003 Porto
Telefone
226192400
Fax
226184084
E-mail
hml@hmlemos.min-saude.pt
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Missão
Prestar cuidados de saúde especializados de psiquiatria e de saúde mental à população adulta da respetiva área geodemográfica, assegurando em simultâneo o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, num quadro de eficiência e efetividade e de satisfação, bem como projetos de investigação e de formação pré e pós-graduada.
Objetivos
Tem como principal objetivo prestar cuidados de saúde especializados de psiquiatria e de saúde mental de qualidade à população adulta da sua área assistencial, que é a atribuída na Rede de Referenciação Hospitalar de Psiquiatria e Saúde Mental, e no Plano de Reestruturação dos Serviços de Saúde Mental, em vigor.
Como hospital central especializado de psiquiatria, é o hospital de referência da região Norte em cuidados de psiquiatria e de saúde mental, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 35/99, de 5 de fevereiro, alterado pelo Decreto-Lei n.º304/2009, de 22 de outubro, e na Resolução do Conselho de Ministros n.º 49/2008, que aprova o Plano Nacional de Saúde Mental para o período de 2007 a 2016.
Legislação
Decreto-Lei n.º 27/2009 – Diário da República n.º 18/2009, Série I de 2009-01-27 – Cria o Hospital de Magalhães Lemos, E. P. E., e o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E. P. E., e aprova os respetivos estatutos
Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio
Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde
Decreto-Lei n.º 18/2017 – Diário da República n de 10-02-2017 – Regime Jurídico e Estatutos Aplicáveis às Unidades de Saúde do Serviço Nacional de Saúde com Natureza de Entidades Públicas Empresariais
Decreto-Lei n.º 18/2017 – Diário da República n.º 30/2017, Série I de 2017-02-10 – Regula o Regime Jurídico e os Estatutos aplicáveis às unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde com a natureza de Entidades Públicas Empresariais, bem como as integradas no Setor Público Administrativo
Despacho n.º 8249/2020 – Diário da República n.º 166/2020, Série II de 2020-08-26 – Designa os membros do conselho de administração do Hospital de Magalhães Lemos, EPE
Data de Atualização: 26-08-2020 -
Data de Atualização: 26-08-2016
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Caracterização da Entidade
Ficha Síntese da Entidade
Estatutos
Função Acionista e de Tutela
Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais
Princípios de Bom Governo
Código de Conduta Ética
Regulamento Interno
Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades
Contrato-Programa
Relatório e Contas
Planos de Atividades
Relatórios de Atividades
Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
Relatório de Acesso
Relatório de Controlo Interno
Relatório do Serviço de Auditoria Interna
Esforço Financeiro Público
Informação Financeira Histórica e Atual
Relatório de Gestão
Orientações de Gestão
Relatório da Qualidade e Segurança
Contratos Públicos
Sustentabilidade Ambiental
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1. Modelo de Certificação/Acreditação
2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento
3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)
4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)
5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança
Consulte aqui.
6. Relatório de Auditoria Interna
Consulte aqui.
7. Elogios, Sugestões e Reclamações
Hospital de Magalhães Lemos
Ano de 2016 – 62 processo(s)Tema % Acesso a cuidados de saúde 0,00% Cuidados de saúde e segurança do doente 21,95% Elogio/Louvor 2,44% Focalização no utente 35,37% Instalações e serviços complementares 10,98% Outros Temas 1,22% Procedimentos administrativos 26,83% Questões Financeiras 1,22% Sugestão 0,00% Tempos de espera 0,00% NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente 32,8% 18,4% 9. Comissões da Qualidade e Segurança
Cargo Nome Contacto de email Presidente da CQS Enfº. José João Silva joaosilva@hmlemos.min-saude.pt Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@) Enfª. Maria Madalena Silveira Godinho Santos MadAntunes@hmlemos.min-saude.pt Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas – – Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos Drª. Maria Adelaide Ferreira Giesteira agiesteira@hmlemos.min-saude.pt 10. Processos Assistências Integrados
11. Indicadores da Qualidade
Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional Notificação de úlceras por pressão 0 20 Notificação de quedas 172 143 Notificação de incidentes cirúrgicos n/a 24 Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA 0 9 Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo 0 6 Notificação de casos de indevida identificação de doentes 0 6 Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@) 139 44 12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação
13. Investigação Clínica
Data de Atualização: 12-07-2017 -
Direitos do Utente
Horário das Visitas
Psiquiatria De Segunda-Feira a Sexta-feira
Hora de abertura: 15:00
Hora de fecho: 17:00
Hora de abertura: 19:00
Hora de fecho: 20:00
Sábado, Domingo, Feriado
Hora de abertura: 10:30
Hora de fecho: 11:30
Hora de abertura: 15:00
Hora de fecho: 18:00Psicogeriatria De Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 10:00
Hora de fecho: 12:00
Hora de abertura: 15:00
Hora de fecho: 18:00Como aceder?
Os pedidos de informação clínica formulados pelo próprio doente (titular dos dados de saúde) devem ser satisfeitos sob a forma de diálogo ou de relatório ou de atestado médico, conforme o fim a que se destinam.
O doente tem ainda direito a que lhe sejam entregues, quando requerido pelo próprio, fotocópias dos exames complementares de diagnóstico e terapêutica, constantes do seu processo clínico.
Os pedidos de informação clínica formulados por terceiros, em nome do interessado, só podem ser satisfeitos se acompanhados de declaração comprovativa de que este dá consentimento ou quando o requerente demonstre ser o representante legal do interessado.
O pedido pode ainda ser satisfeito, sem exigência de consentimento do próprio, se for comprovado o interesse direto, pessoal e legítimo do requerente, os dados forem necessários ao exercício de um direito em processo judicial e houver disposição legal que o autorize.
Contactos
Responsável pelo acesso à informação: Dr. Júlio Félix Brandão
Morada: Rua do Professor Álvaro Rodrigues, 4149-003 Porto
Telefone: 226192400
Fax: 22618084
E-mail: RAI@hmlemos.min-saude.ptGabinete do Cidadão
Horário
De Segunda a Sexta-Feira
Hora de abertura: 09:00
Hora de fecho: 17:00Contactos
Telefone: 226192491
Data de Atualização: 02-09-2021