Resposta Sazonal em Saúde
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Hospital de Magalhães Lemos, EPE

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Presta cuidados de saúde especializados de psiquiatria e de saúde mental. 

A sua área de influência estende-se à região Norte.

Dirigentes

Presidente do Conselho de Administração  – José Alberto Oliveira Castro Peixoto

Diretora Clínica – Rosa Idalina Tavares da Encanação

Enfermeiro Diretor – João Ernesto Teles Pires

 

José Alberto Oliveira Castro Peixoto
José Alberto Oliveira Castro Peixoto
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Rua Professor Álvaro Rodrigues
4149-003 Porto

Telefone
226192400

Fax
226184084

E-mail
hml@hmlemos.min-saude.pt

Website
http://www.hmlemos.min-saude.pt


  • Missão

    Prestar cuidados de saúde especializados de psiquiatria e de saúde mental à população adulta da respetiva área geodemográfica, assegurando em simultâneo o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, num quadro de eficiência e efetividade e de satisfação, bem como projetos de investigação e de formação pré e pós-graduada.

    Objetivos

    Tem como principal objetivo prestar cuidados de saúde especializados de psiquiatria e de saúde mental de qualidade à população adulta da sua área assistencial, que é a atribuída na Rede de Referenciação Hospitalar de Psiquiatria e Saúde Mental, e no Plano de Reestruturação dos Serviços de Saúde Mental, em vigor.

    Como hospital central especializado de psiquiatria, é o hospital de referência da região Norte em cuidados de psiquiatria e de saúde mental, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei n.º 35/99, de 5 de fevereiro, alterado pelo Decreto-Lei n.º304/2009, de 22 de outubro, e na Resolução do Conselho de Ministros n.º 49/2008, que aprova o Plano Nacional de Saúde Mental para o período de 2007 a 2016.

    Legislação

    Decreto-Lei n.º 27/2009 – Diário da República n.º 18/2009, Série I de 2009-01-27 – Cria o Hospital de Magalhães Lemos, E. P. E., e o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E. P. E., e aprova os respetivos estatutos

    Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio

    Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde

    Decreto-Lei n.º 18/2017 – Diário da República n de 10-02-2017  – Regime Jurídico e Estatutos Aplicáveis às Unidades de Saúde do Serviço Nacional de Saúde com Natureza de Entidades Públicas Empresariais

    Decreto-Lei n.º 18/2017 – Diário da República n.º 30/2017, Série I de 2017-02-10 – Regula o Regime Jurídico e os Estatutos aplicáveis às unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde com a natureza de Entidades Públicas Empresariais, bem como as integradas no Setor Público Administrativo

    Despacho n.º 8249/2020 – Diário da República n.º 166/2020, Série II de 2020-08-26 – Designa os membros do conselho de administração do Hospital de Magalhães Lemos, EPE

    Data de Atualização: 26-08-2020
  • HospitalMagalhaesLemos_Organograma-page-001
    Data de Atualização: 26-08-2016
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte aqui.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    Consulte aqui.

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital de Magalhães Lemos
    Ano de 2016 – 62 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 0,00%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 21,95%
    Elogio/Louvor 2,44%
    Focalização no utente 35,37%
    Instalações e serviços complementares 10,98%
    Outros Temas 1,22%
    Procedimentos administrativos 26,83%
    Questões Financeiras 1,22%
    Sugestão 0,00%
    Tempos de espera 0,00%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    32,8% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  Enfº. José João Silva  joaosilva@hmlemos.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  Enfª. Maria Madalena Silveira Godinho Santos  MadAntunes@hmlemos.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas  –
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos  Drª. Maria Adelaide Ferreira Giesteira  agiesteira@hmlemos.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  0  20
    Notificação de quedas  172  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  n/a  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  0  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  0  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  139  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 12-07-2017
  • Direitos do Utente

    Guia de Acolhimento

    Horário das Visitas

    Psiquiatria De Segunda-­Feira a Sexta-feira
    Hora de abertura: 15:00
    Hora de fecho: 17:00
    Hora de abertura: 19:00
    Hora de fecho: 20:00
    Sábado, Domingo, Feriado
    Hora de abertura: 10:30
    Hora de fecho: 11:30
    Hora de abertura: 15:00
    Hora de fecho: 18:00
    Psicogeriatria De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 10:00
    Hora de fecho: 12:00
    Hora de abertura: 15:00
    Hora de fecho: 18:00

     

    Regulamento

    Acesso à informação clínica

    Como aceder?

    Os pedidos de informação clínica formulados pelo próprio doente (titular dos dados de saúde) devem ser satisfeitos sob a forma de diálogo ou de relatório ou de atestado médico, conforme o fim a que se destinam.

    O doente tem ainda direito a que lhe sejam entregues, quando requerido pelo próprio, fotocópias dos exames complementares de diagnóstico e terapêutica, constantes do seu processo clínico.

    Os pedidos de informação clínica formulados por terceiros, em nome do interessado, só podem ser satisfeitos se acompanhados de declaração comprovativa de que este dá consentimento ou quando o requerente demonstre ser o representante legal do interessado.

    O pedido pode ainda ser satisfeito, sem exigência de consentimento do próprio, se for comprovado o interesse direto, pessoal e legítimo do requerente, os dados forem necessários ao exercício de um direito em processo judicial e houver disposição legal que o autorize.

    Formulário

    Contactos

    Responsável pelo acesso à informação: Dr. Júlio Félix Brandão

    Morada: Rua do Professor Álvaro Rodrigues, 4149-003 Porto
    Telefone: 226192400
    Fax: 22618084
    E-mail: RAI@hmlemos.min-saude.pt

     

    Gabinete do Cidadão

    Horário
    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 17:00

    Contactos

    Telefone: 226192491

    Data de Atualização: 02-09-2021
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