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Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, EPE


Presta cuidados de saúde diferenciados.

A sua área de influência direta corresponde aos concelhos de Guimarães, Fafe, Cabeceiras de Basto, Vizela e Mondim de Basto. Acolhe, ainda, os utentes dos concelhos de Famalicão, Felgueiras e Celorico de Basto que o desejarem.

Dirigentes

Presidente do Conselho de Administração – António Henrique Machado Capelas

Vogal Executivo com funções de Diretor Clínico – Helder José dos Santos Trigo

Vogal Executivo com funções de Enfermeira-Diretora – Elsa Maria Ferreira da Costa Fernandes

Vogal Executiva – Sónia Maria Costa e Sousa

Vogal Executivo – João Manuel Gonçalves Miranda

António Henrique Machado Capelas
António Henrique Machado Capelas
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Rua dos Cutileiros
4835-044 Guimarães

Telefone
253540330

Fax
253513592

E-mail
geral@hospitaldeguimaraes.min-saude.pt

Website
http://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/


  • Missão

    Prestar os melhores cuidados de saúde, com elevados níveis de competência, excelência e rigor, fomentando a formação pré e pós-graduada e a investigação, respeitando sempre o princípio da humanização e promovendo o orgulho e sentido de pertença de todos os profissionais.

    Objetivos

    Adequar os serviços a prestar às necessidades da população da sua área de influência, respondendo de forma mais eficaz e eficiente à procura potencial e reajustando a sua carteira de serviços às caraterísticas da população a servir, potenciando as atuais áreas de excelência da Instituição;

    Colocar o Cidadão no centro do sistema, reforçando a sua importância em todo o circuito hospitalar, promovendo a sua participação ativa nas decisões de saúde e incrementando, por esta via, o seu grau de satisfação;

    Promover a qualidade em saúde através da prestação de cuidados de saúde acessíveis e equitativos, com elevado nível profissional, tendo em conta os recursos disponíveis e contribuindo também assim para a satisfação do utente;

    Dinamizar a investigação clínica e promover o estreitamento das relações com o meio universitário no sentido de contribuir para a diferenciação no desempenho e nos cuidados prestados aos doentes que procuram os seus serviços, para melhorar a motivação dos profissionais da instituição e visando que este se assuma gradualmente como um centro de saber e não “apenas” num local de prestação de serviços de saúde;

    Focar a instituição nos seus processos críticos de gestão, reforçando os mecanismos de contratualização interna e desenvolvendo o esforço de alinhamento dos seus profissionais;

    Melhorar e adaptar as tecnologias e os sistemas de informação à prossecução da missão, contribuindo para a melhoria global dos seus níveis de eficiência;

    Melhorar os níveis de eficiência e garantir o equilíbrio económico-financeiro estrutural.

    Legislação

    Decreto-Lei n.º 50-A/2007 – Diário da República n.º 42/2007, 2º Suplemento, Série I de 2007-02-28 – Cria o Hospital do Espírito Santo de Évora, E. P. E., o Centro Hospitalar de Lisboa Central, E. P. E., o Centro Hospitalar de Coimbra, E. P. E., o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E. P. E., o Centro Hospitalar do Médio Ave, E. P. E., o Centro Hospitalar do Alto Ave, E. P. E., e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E. P. E., e aprova os respetivos Estatutos

    Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio

    Decreto-Lei n.º 244/2012 – Diário da República n.º 217/2012, Série I de 2012-11-09 – Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, modificando o regime jurídico e os estatutos aplicáveis às unidades de saúde com a natureza de entidades públicas empresariais abrangidas pelo mesmo diploma

    Decreto-Lei n.º 177/2015 – Diário da República n.º 165/2015, Série I de 2015-08-25 – Procede à alteração da denominação do Centro Hospitalar do Alto Ave, E. P. E., criado pelo Decreto-Lei n.º 50-A/2007, de 28 de fevereiro, que passa a denominar-se Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, E. P. E.

    Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde

    Data de Atualização: 26-08-2016
  • Organograma_Guimaraes
    Data de Atualização: 08-08-2018
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital da Sr.ª da Oliveira Guimarães, EPE

    Histórico da avaliação – Hospital da Sr.ª da Oliveira Guimarães, EPE

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte aqui.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães
    Ano de 2016 – 575 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 9,10%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 17,83%
    Elogio/Louvor 3,24%
    Focalização no utente 21,07%
    Instalações e serviços complementares 3,99%
    Outros Temas 0,37%
    Procedimentos administrativos 16,71%
    Questões Financeiras 3,62%
    Sugestão 0,25%
    Tempos de espera 23,82%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    14,7% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  Dr. Delfim Pereira Neto Rodrigues secretariadoconselho@hospitaldeguimaraes.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  Enfª Ana Maria da Costa Mota anamota@hospitaldeguimaraes.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas  Profª. Laurinda Guimarães Lemos laurindalemos@hospitaldeguimaraes.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos  Drª. Ana Cristina Ramalho anaramalho@hospitaldeguimaraes.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  48  92
    Notificação de quedas  108  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  57  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  0  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  3  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  15  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 12-07-2017
  • Direitos do Utente

    Guia de Acolhimento

    Horário das Visitas

    Cardiologia
    Cirurgia Geral
    Cirurgia Vascular
    Estomatologia
    Gastroenterologia
    Ginecologia
    Medicina Interna
    Neurologia
    Obstetrícia
    Oftalmologia
    Ortopedia
    Otorrinolaringologia
    Pneumologia
    Psiquiatria
    Urologia
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 20:00
    Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 11:30
    Hora de fecho: 12:00
    Hora de abertura: 18:30
    Hora de fecho: 20:00
    Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN)
    Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCI9)
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 12:30
    Hora de abertura: 18:00
    Hora de fecho: 18:30

    Regulamento

    Acesso à informação clínica

    Como aceder?

    Dirigir-se ao Serviço de Relações Públicas, na entrada do átrio principal, e preencher formulário de pedido. Deve trazer Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade.

    Em alternativa, enviar e-mail com pedido para: acessoinformacao@hospitaldeguimaraes.min-saude.pt.

    Formulário

    Contactos

    Responsável pelo acesso à informação: Maria Manuel Gonçalves

    Morada: Rua dos Cutileiros, Creixomil, 4835-044 Guimarães

    Telefone: 253540330

    Fax: 253513592

    E-mail: acessoinformacao@hospitaldeguimaraes.min-saude.pt

    Gabinete do Cidadão

    Horário

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 13:00
    Hora de abertura: 14:00
    Hora de fecho: 17:00

    Contactos

    Telefone: 253540330

    E-mail: gabinetedocidadao@hospitaldeguimaraes.min-saude.pt

    Data de Atualização: 26-08-2016
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