Resposta Sazonal em Saúde
sns-container

Centro Hospitalar Universitário de Santo António, E. P. E.

Logotipo CHUDSA

O Centro Hospitalar Universitário de Santo António, EPE, (doravante designado por Santo António) integra o grupo dos hospitais centrais e universitários do Serviço Nacional de Saúde, preservando a memória, desenvolvendo as competências e consolidando as responsabilidades assistenciais, formativas e científicas oriundas de instituições históricas do Porto: Hospital Geral de Santo António, Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia, Maternidade de Júlio Dinis, Hospital de Joaquim Urbano, Instituto de Genética Médica Doutor Jacinto de Magalhães e Hospital de Magalhães Lemos.

O Hospital de Santo António esteve na génese do ensino das ciências da saúde no norte de Portugal, fulcral nos atos fundadores da Régia Escola de Cirurgia do Porto (1825), da Escola Médico-Cirúrgica do Porto e da Escola de Farmácia (1836), do Curso de Enfermeiros (1896) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1911), cujo ensino clínico acolheu até 1959.

O Santo António tem uma parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), desde 1979, no ensino universitário, na investigação clínica e no desenvolvimento científico, consolidada com a integração num Centro Académico Clínico.

 

Unidades

Hospital de Santo António

Centro Materno-Infantil do Norte Dr. Albino Aroso

Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório

Centro de Genética Médica Doutor Jacinto de Magalhães

Hospital Magalhães Lemos

 

Dirigentes

Presidente do Conselho de Administração – Paulo Jorge Barbosa Carvalho

Diretor Clínico – José Fernando da Rocha Barros

Enfermeiro Diretor – Alfredo Eduardo Argulho Alves

Vogal Executiva – Beatriz Duarte

Vogal Executiva – Rita Sofia da Silva Veloso

Paulo Jorge Barbosa Carvalho
Paulo Jorge Barbosa Carvalho
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Largo Professor Abel Salazar
4099-001 Porto

Telefone
222077500

Fax
223320318

E-mail
secretaria.geral@chporto.min-saude.pt

Website
http://www.chporto.pt


  • Missão e visão

    O Santo António:

    • Tem uma missão hospitalar ampla, da assistência corrente à de alta diferenciação científica, das doenças prevalentes na comunidade às patologias complexas, integrando-as com o ensino, a investigação, a formação e o desenvolvimento humano, em compromisso solidário com o sistema nacional de saúde.
    • Integra, à data, dezasseis centros de referência reconhecidos pela Direção-Geral da Saúde e onze redes de doenças raras ou complexas no âmbito da Comissão Europeia.
    • Visa consolidar-se como um centro de inovação, reconhecido pela sociedade, desenvolvendo-se de acordo com modelos dinâmicos, criativos, competitivos e comprometidos com princípios de sustentabilidade global e cidadania, assentes em integridade e transparência, culminando em benefícios para as pessoas.

     

    Valores e princípios

    O universo Santo António deverá orientar-se pelos princípios e valores universais, consignados nas leis, nas convenções internacionais de direitos humanos, de saúde global e promoção ambiental, nos códigos de ética e nas regras de conduta das associações profissionais, com ênfase nos seguintes:

    1. Empatia e inclusão – Respeito pela vulnerabilidade humana, liberdade intelectual, equidade e não discriminação;
    2. Integridade – Defesa do sigilo, da intimidade dos cidadãos e da proteção de dados;
    3. Compromisso – Sentido de serviço público, lealdade, eficiência e rigor;
    4. Interdisciplinaridade – Coerência com os objetivos institucionais, cooperação e trabalho interdisciplinar;
    5. Qualidade – Qualidade e segurança, dos grandes projetos aos detalhes, visando resultados de excelência;
    6. Proficiência e reconhecimento – Brio no aperfeiçoamento individual, concorrência sã e leal entre pares, reconhecimento e valorização do mérito.

     

    Atribuições

    1. O Santo António presta assistência às populações da sua área de influência primária, das regiões consignadas nas redes de referenciação hospitalar e nos centros de referência de doenças raras ou complexas, salvaguardando o livre acesso e a circulação racional de cidadãos no sistema nacional de saúde.
    2. A assistência clínica é indissociável do ensino, da formação, da investigação, inovação e desenvolvimento.

     

    Legislação aplicável

    Data de Atualização: 23-08-2023
  • Organograma_CHUdSA
    Data de Atualização: 23-08-2023
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital Geral de Sto. António

    Histórico da avaliação – Hospital Geral de Sto. António

    Última Avaliação SINAS – Centro Materno Infantil do Norte

    Histórico da avaliação – Centro Materno Infantil do Norte

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte aqui.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital Santo António
    Ano de 2016 – 584 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 6,68%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 9,90%
    Elogio/Louvor 47,90%
    Focalização no utente 11,26%
    Instalações e serviços complementares 1,61%
    Outros Temas 1,86%
    Procedimentos administrativos 12,38%
    Questões Financeiras 2,10%
    Sugestão 1,24%
    Tempos de espera 5,07%

     

    Centro Materno Infantil
    Ano de 2016 – 167 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 3,49%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 7,42%
    Elogio/Louvor 62,88%
    Focalização no utente 10,04%
    Instalações e serviços complementares 3,06%
    Outros Temas 1,31%
    Procedimentos administrativos 6,11%
    Questões Financeiras 0,44%
    Sugestão 0,44%
    Tempos de espera 4,80%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    26,1% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  Drª. Isabel Alexandra Santos  director.dgqrhss@hgsa.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  Drª. Isabel Alexandra Lima dos Santos  director.dgqrhss@hgsa.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas  Dr. Simão Manuel de Barros Esteves  director.blocooperatorio@chporto.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos  Dr. Carlos Vasconcelos  cci@chporto.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  11  92
    Notificação de quedas  432  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  15  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  0  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  11  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  11  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 12-07-2017
  • Direitos do Utente 

    Horários das Visitas

    Regulamento

    Acesso à informação clínica

     

    Gabinete do Cidadão

    Horário
    De Segunda a Sexta-Feira
    09h30 às 12h30
    14h30 às 16h00

    Contactos
    Telefone: 222 077 500
    E-mail: gabinete.cidadao@chporto.min-saude.pt

    Data de Atualização: 24-08-2023
Voltar