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Centro Hospitalar do Oeste, EPE


Presta cuidados de saúde diferenciados.

A sua área de influência é constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estevão das Galés e Venda do Pinheiro).

Unidades

Hospital Distrital Caldas da Rainha

Hospital Distrital Torres Vedras

Hospital São Pedro Gonçalves Telmo – Peniche

Dirigentes

Presidente do Conselho de Administração – Elsa Maria Baião Ferreira Airoso Banza

Diretora Clínica – Filomena de São José Silva Rodrigues

Enfermeira-Diretora – Maria de Lurdes dos Santos Luís Ponciano

Vogal Executivo – Hélder Jaime Marques Duarte de Almeida

Vogal Executivo – Carlos António Contreiras Nunes Borges Sobral

 

Elsa Maria Baião Ferreira Airoso Banza
Elsa Maria Baião Ferreira Airoso Banza
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Rua Diário de Notícias
2500-176 Caldas da Rainha

Telefone
262830300

Fax
262880579

E-mail
secretariado.ca@choeste.min-saude.pt

Website
http://www.choeste.min-saude.pt


  • Missão

    O Centro Hospitalar do Oeste tem como missão prestar cuidados de saúde com rigor e excelência técnica, científica e organizativa, com ética profissional e justiça social, assegurando a cada doente os cuidados que correspondam às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas clínicas e uma eficiente utilização dos recursos disponíveis.

    Objetivos

    O Centro Hospitalar do Oeste preconiza para a prossecução estratégica da sua atividade:

    • Melhorar a qualidade global da organização, através do desenvolvimento de políticas centradas nas necessidades, conforto e segurança dos doentes, na adequação e qualificação dos recursos afetos, e na prestação de serviços de qualidade e com prontidão;
    • Melhorar a acessibilidade e reduzir as listas de espera, através do alargamento da oferta de serviço, da melhoria dos processos de referenciação e da adesão a programas específicos;
    • Diferenciar e diversificar a prestação de cuidados;
    • Consolidar o setor ambulatório como área prioritária do desenvolvimento assistencial, através de uma politica de promoção da utilização das alternativas ao internamento convencional, designadamente a cirurgia ambulatória, o hospital de dia e a hospitalização domiciliária, atendendo às vantagens clínicas e económicas que lhes estão associadas, a par da maior utilidade e satisfação que proporcionam aos doentes;
    • Garantir uma adequada articulação com os hospitais mais diferenciados, nomeadamente o Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte (CHULN), e promover uma articulação efetiva com os Cuidados de Saúde Primários, com a Rede Nacional de cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e lares;
    • Aumentar a eficiência operacional, promovendo uma adequada afetação de recursos, assegurando processos de produção alinhados com as melhores práticas e desenvolvendo programas, ações ou medidas de melhoria na utilização de recursos;
    • Garantir a sustentabilidade económico-financeira, mediante a adoção e desenvolvimento de mecanismos de planeamento, execução e controle de gestão que possibilitem a efetiva gestão de recursos, a monitorização regular de resultados, assegurando o adequado registo dos procedimentos assistenciais, a respetiva faturação às entidades responsáveis e a promoção de cobranças atempadas;
    • Promover o desenvolvimento e a motivação dos recursos humanos, através do desenvolvimento dos serviços, dos seus profissionais e das condições de trabalho, da adoção de políticas de meritocracia e de responsabilização pelo desempenho e da aposta na qualificação e motivação profissional;
    • Garantir a modernização e o desenvolvimento da capacidade técnica, mantendo atualizado o potencial do Hospital, através da realização sistemática de uma política de investimento de inovação e de substituição de equipamento e tecnologias em situação de obsolescência técnica e funcional.

     

    Legislação

    Portaria n.º 1295/2001 – Diário da República n.º 267/2001, Série I-B de 2001-11-17 – Cria o Centro Hospitalar de Torres Vedras

    Portaria n.º 83/2009 – Diário da República n.º 15/2009, Série I de 2009-01-22 – Cria o Centro Hospitalar do Oeste Norte (CHON)

    Decreto-Lei n.º 44/2018 – Diário da República n.º 115/2018, Série I de 2018-06-18 – Procede à constituição do Centro Hospitalar do Oeste, E. P. E.

    Despacho n.º 3370/2021 – Diário da República n.º 61/2021, Série II de 2021-03-29 – Designa os membros do conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste

    Data de Atualização: 26-05-2022
  • Organograma_CHO_15.1.2020
    Data de Atualização: 26-05-2022
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Plano de Atividades e Orçamento Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação
    Serviços Certificados pela Norma ISO 9001:2015 – Unidade de Cirurgia de Ambulatório de Torres Vedras e Serviço de Medicina Transfusional na Unidade de Caldas da Rainha e na Unidade de Torres Vedras.

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    Avaliação da satisfação de utentes
    Resultados 2019:
    Unidade de Cirurgia de Ambulatório de Torres Vedras – Taxa de satisfação 95%
    Serviço de Medicina Transfusional – Taxa de satisfação 89%

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital Distrital Caldas da Rainha

    Histórico da avaliação – Hospital Distrital Caldas da Rainha

    Última Avaliação SINAS – Hospital Distrital Torres Vedras

    Histórico da avaliação – Hospital Distrital Torres Vedras

    Última Avaliação SINAS – Hospital S. Pedro Gonçalves Telmo – Peniche

    Histórico da avaliação – Hospital S. Pedro Gonçalves Telmo – Peniche

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte aqui.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição
    Por orientação do Diretor do Departamento da Qualidade na Saúde, Prof. Válter Fonseca, e devido às circunstâncias excecionais causadas pela eclosão da pandemia de COVID-19, a Avaliação da Cultura de Segurança do Doente nos Hospitais foi suspensa e realizada em 2021.

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  Dr.ª Andreia Silva andreia.silva@choeste.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  Enfº. Eduardo Oliveira e Enfª. Susana Silva  s.ocupacional@choeste.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas Drª. Manuela Pinto manuela.pinto@choeste.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos Drª. Isabel Maldonado e Dr. Wildemar Costa cci@choeste.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  0  92
    Notificação de quedas  76  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  0  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  0  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  0  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  114  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    Alguns exemplos de atividades de informação ao utente/cidadão que foram realizadas em 2019:

    – Projeto-piloto de encaminhamento voluntário de Utentes triados com pulseiras verdes (pouco urgentes) e azuis (não urgentes) na Urgência da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha do CHOeste para as USF de Caldas da Rainha.

    – Comemorações do Dia Mundial de Higiene das Mãos

    – Campanha de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância (Abril)

    – Comemorações do Dia Mundial da Criança

    – Comemoração do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

    – “Showcooking” na Unidade de Caldas da Rainha e na Unidade de Torres Vedras

    – Divulgação do Manual de Boas Práticas de Literacia em Saúde da DGS

    – Grupo de Pais em Luto da Zona Oeste

    – Comemorações do Dia Mundial da Diabetes

    – Comemoração do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla

     

    Data de Atualização: 24-05-2017
  • Direitos do Utente

    Horários das Visitas

    Hospital Distrital Caldas da Rainha

    Ginecologia/Obstetrícia De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 15:00
    Hora de fecho: 16:00
    Hora de abertura: 16:30
    Hora de fecho: 19:00
    Hora de abertura: 19:00
    Hora de fecho: 20:00
    Medicina De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:30
    Hora de fecho: 17:00
    Hora de abertura: 16:00
    Hora de fecho: 17:00
    Hora de abertura: 19:15
    Hora de fecho: 20:15
    Cirurgia
    Ortopedia
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 16:30
    Hora de fecho: 18:00
    Hora de abertura: 19:00
    Hora de fecho: 20:00

     

    Hospital Distrital Torres Vedras

    Visita Social De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 15:00
    Hora de fecho: 18:00

     

    Hospital São Pedro Gonçalves Telmo – Peniche

    Visita Social De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:30
    Hora de fecho: 13:30
    Hora de abertura: 15:00
    Hora de fecho: 17:00
    Hora de abertura: 18:30
    Hora de fecho: 19:30

     

    Gabinete do Cidadão

    Gabinete do Cidadão do Centro Hospitalar do Oeste

     

    Horário

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 16:00

    Contactos

    Telefone: 262 830 313

    E-mail: gabinete.cidadao@choeste.min-saude.pt

     

    Outros Contactos

    Hospital Distrital Caldas da Rainha

    Rua Diário de Notícias
    2500-176 Caldas da Rainha
    Telefone: 262 830 300
    Fax: 262 880 579
    E-mail: secretariado.ca@choeste.min-saude.pt
    Website : http://www.choeste.min-saude.pt

    Hospital Distrital Torres Vedras

    Rua Dr. Aurélio Ricardo Belo
    2560-324 Torres Vedras
    Telefone: 261319300
    Fax: 261319261
    E-mail: secretariado.ca@choeste.min-saude.pt
    Website : http://www.choeste.min-saude.pt

    Hospital São Pedro Gonçalves Telmo – Peniche

    Rua General Humberto Delgado
    2520-447 Peniche
    Telefone: 262780900
    Fax: 262780999
    E-mail: secretariado.ca@choeste.min-saude.pt
    Website : http://www.choeste.min-saude.pt

    Data de Atualização: 29-03-2017
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