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Centro Hospitalar Médio Tejo, EPE


Presta cuidados de saúde diferenciados.

Tem uma abrangência populacional estimada em 245 mil habitantes (População residente estimada para o ano 2016, PORDATA), distribuída por doze concelhos do distrito de Santarém (Abrantes, Alcanena, Constância, Golegã, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha), dois concelhos do distrito de Portalegre (Gavião e Ponte de Sôr) e um concelho do distrito de Castelo Branco (Vila de Rei).

Unidades

  • Hospital Dr. Manoel Constâncio – Abrantes
  • Hospital Nossa Senhora da Graça – Tomar
  • Hospital Rainha Santa Isabel – Torres Novas

 

Dirigentes

  • Presidente do Conselho de Administração – Carlos Manuel Pereira Andrade Costa
  • Diretor Clínico – Cristina Maria de Castro Gonçalves Horta Marques
  • Enfermeiro Diretor – Ana Paula Ventura Eusébio
  • Vogal Executivo – Carlos Alberto Coelho Gil
  • Vogal Executivo – Bruno Miguel dos Santos Ferreira

 

Conselho Fiscal (Mandato 2018-2020)

  • Presidente – José António da Vila Mona Batalha
  • Vogal – Elsa Maria Baião Ferreira Airoso Banza
  • Vogal – Telma Carreira Curado
  • Vogal Suplente – Mário José Alveirinho Carrega
Carlos Manuel Pereira Andrade Costa
Carlos Manuel Pereira Andrade Costa
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Av. Maria de Lurdes Melo e Castro, Ap. 118
2304-909 Tomar

Telefone
249810100

Fax
241363211

E-mail
geral@chmt.min-saude.pt

Website
http://www.chmt.min-saude.pt


  • Missão

    Prestar cuidados de saúde diferenciados, com eficiência e qualidade, em articulação com outros serviços de saúde e sociais da comunidade, a custos comportáveis, aos utentes da área de influência do Médio Tejo, promovendo a complementaridade entre os hospitais do centro hospitalar e apostando na motivação e satisfação dos seus profissionais.

    Visão

    Pretende ser reconhecido como um centro hospitalar de referência na prestação de cuidados de saúde, com especialidades diferenciadas, apostando no desenvolvimento de serviços eficientes e inovadores, com uma gestão adequada dos recursos, sempre com o objetivo de atingir a satisfação dos seus utentes/clientes.

    Valores

    • Qualidade, procurando obter os melhores resultados e níveis de serviço na prestação de cuidados, tendo como base a satisfação das necessidades da comunidade, assumindo o princípio da melhoria contínua e promovendo a cooperação entre os diferentes serviços;
    • Ética e integridade, orientando as ações tomadas segundo os mais nobres princípios de conduta, nas relações;
    • Respeito pelos direitos individuais, assumindo o compromisso de salvaguardar a dignidade de cada indivíduo nas relações decorrentes da sua operacionalidade;
    • Competência e inovação, promovendo o desenvolvimento da instituição e a implementação de novas soluções, que permitam assegurar a prestação dos melhores cuidados de saúde.

     

    Legislação

    Portaria n.º 1277/2001 – Diário da República n.º 263/2001, Série I-B de 2001-11-13 – Cria o Centro Hospitalar do Médio Tejo, que integra os Hospitais Distritais de Abrantes, de Tomar e de Torres Novas (diploma revogado)

    Decreto-Lei n.º 301/2002 – Diário da República n.º 286/2002, Série I-A de 2002-12-11 – Transforma o Centro Hospitalar do Médio Tejo em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos

    Decreto-Lei n.º 126/2003 – Diário da República n.º 143/2003, Série I-A de 2003-06-24 – Altera os Decretos-Leis n.os 272/2002, de 9 de Dezembro, 276/2002, de 9 de Dezembro, 280/2002, de 9 de Dezembro, 282/2002, de 10 de Dezembro, 283/2002, de 10 de Dezembro, 285/2002, de 10 de Dezembro, 289/2002, de 10 de Dezembro, 290/2002, de 10 de Dezembro, 292/2002, de 10 de Dezembro, 295/2002, de 11 de Dezembro, 296/2002, de 11 de Dezembro, e 301/2002, de 11 de Dezembro

    Decreto-Lei n.º 93/2005 – Diário da República n.º 109/2005, Série I-A de 2005-06-07 – Transforma os hospitais sociedades anónimas em entidades públicas empresariais

    Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio

    Decreto-Lei n.º 244/2012 – Diário da República n.º 217/2012, Série I de 2012-11-09 – Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, modificando o regime jurídico e os estatutos aplicáveis às unidades de saúde com a natureza de entidades públicas empresariais abrangidas pelo mesmo diploma

    Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde

    Data de Atualização: 10-08-2016
  • OrganogramaCHMT
    Data de Atualização: 29-01-2019
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    Certificado de Conformidade SGQ ISO 9001 – PDF – 244 Kb

     

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

     

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

     

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

     

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Relatório de Atividades e Plano de Melhoria 2018 – PDF – 579 Kb

     

    6. Relatório de Auditoria Interna

    Consulte aqui.

     

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital Nossa Senhora da Graça – Tomar
    Ano de 2016 – 243 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 10,12%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 15,48%
    Elogio/Louvor 15,77%
    Focalização no utente 17,26%
    Instalações e serviços complementares 3,27%
    Outros Temas 0,89%
    Procedimentos administrativos 9,82%
    Questões Financeiras 6,25%
    Sugestão 0,00%
    Tempos de espera 21,13%

     

    Hospital Doutor Manoel Constâncio – Abrantes
    Ano de 2016 – 287 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 3,72%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 23,63%
    Elogio/Louvor 16,41%
    Focalização no utente 19,26%
    Instalações e serviços complementares 6,35%
    Outros Temas 1,53%
    Procedimentos administrativos 5,91%
    Questões Financeiras 1,75%
    Sugestão 2,41%
    Tempos de espera 19,04%

     

    Hospital Rainha Santa Isabel – Torres Novas
    Ano de 2016 – 224 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 7,82%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 13,03%
    Elogio/Louvor 15,64%
    Focalização no utente 14,66%
    Instalações e serviços complementares 0,65%
    Outros Temas 0,65%
    Procedimentos administrativos 6,19%
    Questões Financeiras 7,49%
    Sugestão 0,00%
    Tempos de espera 33,88%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

     

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    12% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS Eng.ª Dora Melo dmelo@chmt.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@) Eng.ª Dora Melo dmelo@chmt.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas Dr. Carlos Boto carlos.boto@chmt.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos Dr. Carlos Cortes carlos.cortes@chmt.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistenciais Integrados

    Relatório de Atividades e Plano de Melhoria 2018 – PDF – 579 Kb

     

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  302  92
    Notificação de quedas  193  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  1  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  8  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  0  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  4  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  14  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    Relatório de Atividades e Plano de Melhoria 2018 – PDF – 579 Kb

     

    13. Investigação Clínica

    Relatório de Atividades e Plano de Melhoria 2018 – PDF – 579 Kb

    Data de Atualização: 29-01-2019
  • Direitos do Utente

    Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE > Guia de Acolhimento

    Horário das Visitas

    Pediatria
    Abrantes, Torres Novas
    16h00 – 19h00

    Obstetrícia
    Abrantes
    14h30 – 16h30
    19h00 – 20h00

    Neonatologia
    Abrantes
    Pai/Pessoa significativa > 8h30 – 22h00
    Avós e Irmãos > 16h00 – 19h00

    SO – Urgência | Sala de Observação
    Abrantes
    12h00 – 13h30
    15h00 – 16h00
    17h00 – 18h00
    19h00 – 20h00
    21h00 – 22h00

    UCIC – Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos
    Abrantes
    14h30 – 15h30
    18h00 – 19h00

    UCPC – Unidade de Cuidados Pós-Cirúrgicos
    Tomar
    12h00 – 20h00

    UCIP – Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente
    Abrantes
    14h30 – 15h30
    18h00 – 19h00

    Outros Serviços
    Abrantes, Tomar, Torres Novas
    14h30 – 20h00

    Horário dos Acompanhantes

    Pediatria
    Abrantes, Torres Novas
    00h00 – 24h00

    Outros serviços
    Abrantes, Tomar
    12h30 – 20h00
    Torres Novas
    10h30 – 19h00

    Acesso à informação clínica

    Como aceder?

    Todos os doentes do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) podem solicitar o acesso à sua informação clínica, através do Responsável do Acesso à Informação.

    Os pedidos podem ser feitos presencialmente, nas unidades de Abrantes, Tomar e Torres Novas, ou enviados pelo correio para:

    Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE
    Responsável do Acesso à Informação
    Avenida Xanana Gusmão, Apartado 45
    2350 – 754 Torres Novas

    Ou via fax 249 810 106

    Os pedidos remetidos por correio ou fax devem, obrigatoriamente, ser acompanhados de cópia do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão. O formulário para realizar o pedido pode ser acedido através da hiperligação abaixo indicada.

    Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE > Formulário

    Contactos

    Responsável do Acesso à Informação (RAI):

     

    Gabinete do Cidadão

    Tem como objetivo prioritário a satisfação dos utentes, bem como a melhoria contínua da qualidade dos serviços.

    Corresponde a uma aplicação de normas constitucionais que conferem a todo o cidadão o direito de tomar parte na decisão dos assuntos públicos e de apresentar, perante órgãos de soberania ou quaisquer outras autoridades, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos.

    Pretende ser um espaço de mediação, diálogo e participação ativa dos cidadãos, no processo de melhoria contínua da prestação de serviços, aos utentes do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

    Competências

    • Atendimento personalizado aos utentes que se dirijam ao Gabinete do Cidadão, privilegiando o diálogo e o acompanhamento de cada situação, no sentido de viabilizar a resolução dos problemas apresentados;
    • Informar o cidadão dos seus direitos e deveres em relação aos serviços de saúde;
    • Receber as reclamações, sugestões e elogios formulados pelo cidadão no que se refere à organização, funcionamento dos serviços ou comportamento dos funcionários e fazer a gestão e o tratamento das mesmas;
    • Realizar monitorizações periódicas da atividade desenvolvida e elaboração de propostas de melhoria;
    • Manter os órgãos de gestão informados sobre a eficácia dos serviços e comportamento dos funcionários, permitindo-lhes um melhor controlo de gestão;
    • Contribuir para a humanização.

     

    Localização

    O Gabinete do Cidadão do CHMT está sediado na Unidade de Tomar, sendo o atendimento nas Unidades de Torres Novas e Abrantes assegurado pelo Serviço Social das respetivas unidades.

    Para facilitar o tratamento da exposição deverá indicar sempre:

    • Nome completo do exponente (e do utente, se este não for o exponente);
    • Morada;
    • Contacto telefónico;
    • Número de documento de identificação (Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão);
    • Identificação do serviço visado ou profissional envolvido;
    • Descrição da ocorrência.

    Poderá apresentar a sua exposição, presencialmente, nos dias úteis, entre as 9 e as 17 horas.

    • Gabinete do Cidadão – Unidade de Tomar
    • Serviço Social – Unidade de Torres Novas
    • Serviço Social – Unidade de Abrantes

     

    Fora deste horário poderá solicitar o Livro Amarelo existente nos Serviços de Admissão de Doentes das três unidades hospitalares.

    Pode ainda proceder ao envio da exposição por carta, fax ou e-mail:

    Gabinete do Cidadão
    Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE
    Unidade de Tomar
    Av. Maria de Lourdes Mello e Castro
    2300-625 TOMAR
    Telefone 249 320 120
    Fax 249 320 121
    e-mail: gabinete.cidadao@chmt.min-saude.pt

    Data de Atualização: 07-08-2017
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