Resposta Sazonal em Saúde
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Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE


Presta cuidados de saúde diferenciados.

A sua área de influência corresponde, para todas as especialidades, aos concelhos de Vila Nova de Gaia e Espinho. Na especialidade de elevada diferenciação, é referência para todos os concelhos a norte do rio Vouga e a sul do rio Douro.

Unidades

Unidade I (antigo Hospital Eduardo Santos Silva)

Unidade II (antigo Hospital Distrital Vila Nova de Gaia)

Unidade III (antigo Hospital Nossa Senhora da Ajuda – Espinho)

Centro de Reabilitação do Norte

Dirigentes

Presidente do Conselho de Administração – Rui Nuno Machado Guimarães

Diretora Clínica – Diana Marisa Castro Diogo da Mota

Enfermeira Diretora – Ana Patrícia Santos Cardoso

Vogal Executiva – Daniela Carla Mendonça Carvalho da Silva Maia

Vogal Executivo – Paulo Filipe de Almeida e Silva Diz

Conselho Fiscal (Mandato 2017-2019)

Presidente – Joaquim Manuel Faria Barreiros

Vogal – Márcia Alexandra Almeida de Sousa Ribeiro

Vogal – Ricardo Jorge Pinto Reis

Vogal Suplente – Ana Alexandra Filipe Freitas

Revisor Oficial de Contas

Rui Nuno Machado Guimarães
Rui Nuno Machado Guimarães
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Rua Conceição Fernandes
4434-502 Vila Nova de Gaia

Telefone
227865100

Fax
227830209

E-mail
cachvng@chvng.min-saude.pt

Website
https://www.chvng.min-saude.pt/


  • Visão

    O CHVNGE pretende ser reconhecido como hospital de referência no Sistema de Saúde pela eficiência, responsabilidade, sustentabilidade e inovação na prestação de cuidados de saúde, ambicionando a diferenciação e criação de valor em saúde, conjugando as atividades de ensino e investigação e fomentando a formação pré e pós-graduada.

    Missão

    O CHVNGE tem por missão a melhoria da qualidade de saúde da população, prestando cuidados de saúde diferenciados, em articulação com vários níveis de cuidados e com a rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no respeito pela dignidade e individualidade do utente. É, ainda, missão do CHVNGE criar condições de excelência à captação, manutenção e desenvolvimento dos seus colaboradores.

    Princípios e Valores

    No desenvolvimento da sua atividade, o CHVNGE e os seus colaboradores assumem e regem-se pelos seguintes Princípios e Valores:

    – Qualidade e segurança: pautamo-nos por padrões elevados, ambicionamos a excelência nos resultados e orientamo-nos por ela, tanto na tomada de decisão como na sua concretização;
    – Integridade: pautamo-nos pelos mais elevados princípios éticos no relacionamento e exigimos transparência nas ações;
    – Trabalho de equipa: juntos construímos objetivos comuns; juntos ambicionamos melhores resultados;
    – Empatia: colocamo-nos no lugar do outro; focamo-nos em proporcionar uma adequada recuperação e o bem-estar de quem depende de nós;
    – Transculturalidade: celebramos o que nos aproxima e respeitamos o que nos distingue;
    – Criatividade: fazemos de forma diferente visando alcançar os melhores resultados;
    – Inovação: preconizamos e valorizamos a mudança, na abordagem aos problemas e na identificação de soluções;
    – Reconhecimento: garantimos um ambiente colaborativo e confiável, reconhecendo a individualidade, respeitando a diversidade e estimulando a pertença;
    – Orgulho e sentimento de pertença: temos na marca CHVNGE um referencial de segurança técnica em que nos alicerçamos e que honramos;
    – Resiliência: somos ambiciosos nos objetivos e firmes na sua concretização;
    – Sustentabilidade financeira e ambiental: exercemos os deveres de cidadania em todos os momentos do nosso exercício profissional;
    – Responsabilidade e transparência: assumimos êxitos e insucessos como oportunidades de crescimento envolvendo todos os colaboradores num processo de corresponsabilidade.

    Objetivos

    Prestação de cuidados de saúde de qualidade, acessíveis e em tempo oportuno;

    Eficácia técnica e eficiência, num quadro de desenvolvimento económico e financeiro sustentável;

    Melhoria contínua global.

    Legislação

    Decreto-Lei n.º 50-A/2007 – Diário da República n.º 42/2007, 2º Suplemento, Série I de 2007-02-28 – Cria o Hospital do Espírito Santo de Évora, E. P. E., o Centro Hospitalar de Lisboa Central, E. P. E., o Centro Hospitalar de Coimbra, E. P. E., o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E. P. E., o Centro Hospitalar do Médio Ave, E. P. E., o Centro Hospitalar do Alto Ave, E. P. E., e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E. P. E., e aprova os respetivos Estatutos

    Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio

    Decreto-Lei n.º 244/2012 – Diário da República n.º 217/2012, Série I de 2012-11-09 – Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, modificando o regime jurídico e os estatutos aplicáveis às unidades de saúde com a natureza de entidades públicas empresariais abrangidas pelo mesmo diploma

    Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde

    Resolução do Conselho de Ministros n.º 62/2017 – Diário da República n.º 90/2017, Série I de 2017-05-10 – Nomeia os membros do conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E. P. E.

    Data de Atualização: 04-04-2022
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    Data de Atualização: 04-04-2022
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    Departamento/Serviço/Unidade Cumprimento (%) Nível Data de Certificação Validade do Certificado
    Serviço de Ginecologia/Obstetricia 45,28% BOM 10/10/2016 10/10/2021
    Serviço de Pediatria/Neonatologia 44,76% BOM 03/10/2016 03/10/2021
    Serviço de Cardiotorácica 46,23% BOM 22/09/2016 22/09/2021
    Unidade de Cirurgia de Ambulatório 46,23% BOM 22/09/2016 22/09/2021
    Serviço de Cirurgia Pediátrica 44,76% BOM 03/11/2016 03/11/2021

     

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital Eduardo Santos Silva

    Histórico da avaliação – Hospital Eduardo Santos Silva

    Última Avaliação SINAS – Hospital Distrital de Vila Nova de Gaia

    Histórico da avaliação – Hospital Distrital de Vila Nova de Gaia

    Última Avaliação SINAS – Hospital de N.ª Sra. da Ajuda – Espinho

    Histórico da avaliação – Hospital de N.ª Sra. da Ajuda – Espinho

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte aqui.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital Comendador Moreira de Barros
    Ano de 2016 – 86 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 8,18%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 7,27%
    Elogio/Louvor 27,27%
    Focalização no utente 17,27%
    Instalações e serviços complementares 6,36%
    Outros Temas 0,00%
    Procedimentos administrativos 19,09%
    Questões Financeiras 1,82%
    Sugestão 0,00%
    Tempos de espera 12,73%

     

    Hospital Eduardo Santos Silva
    Ano de 2016 – 773 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 11,74%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 14,44%
    Elogio/Louvor 7,32%
    Focalização no utente 16,25%
    Instalações e serviços complementares 5,22%
    Outros Temas 0,20%
    Procedimentos administrativos 16,25%
    Questões Financeiras 6,52%
    Sugestão 0,00%
    Tempos de espera 22,07%

     

    Hospital Nossa Senhora da Ajuda – Espinho
    Ano de 2016 – 18 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 10,00%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 5,00%
    Elogio/Louvor 15,00%
    Focalização no utente 40,00%
    Instalações e serviços complementares 0,00%
    Outros Temas 25,00%
    Procedimentos administrativos 0,00%
    Questões Financeiras 0,00%
    Sugestão 0,00%
    Tempos de espera 5,00%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    18,7% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  Dra. Inês Marques Lopes  ines.lopes@chvng.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  Drª. Dorinda Inês Lopes Marques  ines.lopes@chvng.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas  Dr. Francisco Costa e Almeida  fca@chvng.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos  Dra. Margarida Mota  mmota@chvng.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  11  92
    Notificação de quedas  109  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  1  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  0  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  4  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  5  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 12-07-2017
  • Direitos do Utente

    Guias de Acolhimento

    Guia de Acolhimento do Centro Hospitalar

    Guia de Acolhimento do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica

    Guia de Acolhimento do Serviço de Pediatria

    Guia de Acolhimento da Unidade de Neonatologia

    Horários das Visitas

    Unidade I (antigo Hospital Eduardo Santos Silva)

    Cardiologia – Unidade Intermédia
    Cirurgia Geral
    Cirurgia Plástica
    Cirurgia Vascular
    Gastroenterologia
    Medicina Interna
    Nefrologia
    Neurocirurgia
    ORL (Otorrinolaringologia)
    Pneumologia
    Urologia
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:30
    Hora de fecho: 21:30
    Cardiologia – Unidade Coronária De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 11:00
    Hora de fecho: 21:00
    Cirurgia Cardiotorácica De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:30
    Hora de fecho: 13:30
    Hora de abertura: 16:00
    Hora de fecho: 21:00
    Cirurgia Geral – Enfermaria Pós-Operatório De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 17:00
    Hora de fecho: 17:30
    Hora de abertura: 20:00
    Hora de fecho: 20:30
    Psiquiatria Terça-feira
    Hora de abertura: 16:00
    Hora de fecho: 17:30
    Quinta-feira
    Hora de abertura: 16:00
    Hora de fecho: 17:30
    Sábado
    Hora de abertura: 16:00
    Hora de fecho: 17:30
    Domingo
    Hora de abertura: 16:00
    Hora de fecho: 17:30
    Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 17:00
    Hora de fecho: 18:00
    Hora de abertura: 20:00
    Hora de fecho: 21:00
    Medicina Interna – Unidade de Cuidados Intermédios Médicos
    Medicina Interna – Unidade de AVC
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:30
    Hora de fecho: 13:00
    Hora de abertura: 17:00
    Hora de fecho: 17:30
    Hora de abertura: 20:30
    Hora de fecho: 21:00

     

    Unidade II (antigo Hospital Distrital Vila Nova de Gaia)

    Ginecologia/Obstetrícia
    Ortopedia
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:30
    Hora de fecho: 21:30
    Pediatria De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 08:00
    Hora de fecho: 21:30

     

    Acesso à informação clínica

    Como aceder?

    Todos os pedidos de relatórios médicos ou cópia de registos clínicos devem ser realizados através do Gabinete de Informações Clínicas ao Exterior.

    O pedido pode ser realizado presencialmente no centro hospitalar ou enviado pelo correio, fax ou e-mail para os contactos infra.

    Todos os pedidos remetidos por correio, fax ou e-mail devem ser realizados em formulário próprio, devidamente assinados e acompanhados de cópia de Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão para validação da identificação de requerente e/ou utente.

    Formulário

    Contactos

    Morada: Gabinete de Informações Clínicas ao Exterior

    Rua Conceição Fernandes, s/n, 4434-502 Vila Nova de Gaia

    Telefone: 227865100

    Fax: 227868380

    E-mail: rai@chvng.min-saude.pt

    Gabinete do Cidadão

    Unidade I (antigo Hospital Eduardo Santos Silva)

    Horário

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 16:00

    Contactos

    Telefone: 227868301

    E-mail: gabcidadao@chvng.min-saude.pt

    Unidade II (antigo Hospital Distrital Vila Nova de Gaia)

    Horário

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 16:00

    Contactos

    Telefone: 227868301

    E-mail: gabcidadao@chvng.min-saude.pt

    Unidade III (antigo Hospital Nossa Senhora da Ajuda – Espinho)

    Horário

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 16:00

    Contactos

    Telefone: 227331130

    E-mail: gabcidadao@chvng.min-saude.pt

    Data de Atualização: 10-08-2016
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