Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE

Presta cuidados de saúde diferenciados.
A sua área de influência corresponde, para todas as especialidades, aos concelhos de Vila Nova de Gaia e Espinho. Na especialidade de elevada diferenciação, é referência para todos os concelhos a norte do rio Vouga e a sul do rio Douro.
Unidades
Unidade I (antigo Hospital Eduardo Santos Silva)
Unidade II (antigo Hospital Distrital Vila Nova de Gaia)
Unidade III (antigo Hospital Nossa Senhora da Ajuda – Espinho)
Centro de Reabilitação do Norte
Dirigentes
Presidente do Conselho de Administração – Rui Nuno Machado Guimarães
Diretora Clínica – Diana Marisa Castro Diogo da Mota
Enfermeira Diretora – Ana Patrícia Santos Cardoso
Vogal Executiva – Daniela Carla Mendonça Carvalho da Silva Maia
Vogal Executivo – Paulo Filipe de Almeida e Silva Diz
Conselho Fiscal (Mandato 2017-2019)
Presidente – Joaquim Manuel Faria Barreiros
Vogal – Márcia Alexandra Almeida de Sousa Ribeiro
Vogal – Ricardo Jorge Pinto Reis
Vogal Suplente – Ana Alexandra Filipe Freitas
Revisor Oficial de Contas

Presidente do Conselho de Administração
Rua Conceição Fernandes
4434-502 Vila Nova de Gaia
Telefone
227865100
Fax
227830209
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Visão
O CHVNGE pretende ser reconhecido como hospital de referência no Sistema de Saúde pela eficiência, responsabilidade, sustentabilidade e inovação na prestação de cuidados de saúde, ambicionando a diferenciação e criação de valor em saúde, conjugando as atividades de ensino e investigação e fomentando a formação pré e pós-graduada.
Missão
O CHVNGE tem por missão a melhoria da qualidade de saúde da população, prestando cuidados de saúde diferenciados, em articulação com vários níveis de cuidados e com a rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no respeito pela dignidade e individualidade do utente. É, ainda, missão do CHVNGE criar condições de excelência à captação, manutenção e desenvolvimento dos seus colaboradores.
Princípios e Valores
No desenvolvimento da sua atividade, o CHVNGE e os seus colaboradores assumem e regem-se pelos seguintes Princípios e Valores:
– Qualidade e segurança: pautamo-nos por padrões elevados, ambicionamos a excelência nos resultados e orientamo-nos por ela, tanto na tomada de decisão como na sua concretização;
– Integridade: pautamo-nos pelos mais elevados princípios éticos no relacionamento e exigimos transparência nas ações;
– Trabalho de equipa: juntos construímos objetivos comuns; juntos ambicionamos melhores resultados;
– Empatia: colocamo-nos no lugar do outro; focamo-nos em proporcionar uma adequada recuperação e o bem-estar de quem depende de nós;
– Transculturalidade: celebramos o que nos aproxima e respeitamos o que nos distingue;
– Criatividade: fazemos de forma diferente visando alcançar os melhores resultados;
– Inovação: preconizamos e valorizamos a mudança, na abordagem aos problemas e na identificação de soluções;
– Reconhecimento: garantimos um ambiente colaborativo e confiável, reconhecendo a individualidade, respeitando a diversidade e estimulando a pertença;
– Orgulho e sentimento de pertença: temos na marca CHVNGE um referencial de segurança técnica em que nos alicerçamos e que honramos;
– Resiliência: somos ambiciosos nos objetivos e firmes na sua concretização;
– Sustentabilidade financeira e ambiental: exercemos os deveres de cidadania em todos os momentos do nosso exercício profissional;
– Responsabilidade e transparência: assumimos êxitos e insucessos como oportunidades de crescimento envolvendo todos os colaboradores num processo de corresponsabilidade.Objetivos
Prestação de cuidados de saúde de qualidade, acessíveis e em tempo oportuno;
Eficácia técnica e eficiência, num quadro de desenvolvimento económico e financeiro sustentável;
Melhoria contínua global.
Legislação
Decreto-Lei n.º 50-A/2007 – Diário da República n.º 42/2007, 2º Suplemento, Série I de 2007-02-28 – Cria o Hospital do Espírito Santo de Évora, E. P. E., o Centro Hospitalar de Lisboa Central, E. P. E., o Centro Hospitalar de Coimbra, E. P. E., o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E. P. E., o Centro Hospitalar do Médio Ave, E. P. E., o Centro Hospitalar do Alto Ave, E. P. E., e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E. P. E., e aprova os respetivos Estatutos
Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio
Decreto-Lei n.º 244/2012 – Diário da República n.º 217/2012, Série I de 2012-11-09 – Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, modificando o regime jurídico e os estatutos aplicáveis às unidades de saúde com a natureza de entidades públicas empresariais abrangidas pelo mesmo diploma
Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde
Resolução do Conselho de Ministros n.º 62/2017 – Diário da República n.º 90/2017, Série I de 2017-05-10 – Nomeia os membros do conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E. P. E.
Data de Atualização: 04-04-2022 -
Data de Atualização: 04-04-2022
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Caracterização da Entidade
Ficha Síntese da Entidade
Estatutos
Função Acionista e de Tutela
Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais
Princípios de Bom Governo
Código de Conduta Ética
Regulamento Interno
Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades
Contrato-Programa
Relatório e Contas
Planos de Atividades
Relatórios de Atividades
Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
Relatório de Acesso
Relatório de Controlo Interno
Relatório do Serviço de Auditoria Interna
Esforço Financeiro Público
Informação Financeira Histórica e Atual
Relatório de Gestão
Orientações de Gestão
Relatório da Qualidade e Segurança
Contratos Públicos
Sustentabilidade Ambiental
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1. Modelo de Certificação/Acreditação
Departamento/Serviço/Unidade Cumprimento (%) Nível Data de Certificação Validade do Certificado Serviço de Ginecologia/Obstetricia 45,28% BOM 10/10/2016 10/10/2021 Serviço de Pediatria/Neonatologia 44,76% BOM 03/10/2016 03/10/2021 Serviço de Cardiotorácica 46,23% BOM 22/09/2016 22/09/2021 Unidade de Cirurgia de Ambulatório 46,23% BOM 22/09/2016 22/09/2021 Serviço de Cirurgia Pediátrica 44,76% BOM 03/11/2016 03/11/2021 2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento
3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)
4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)
Última Avaliação SINAS – Hospital Eduardo Santos Silva
Histórico da avaliação – Hospital Eduardo Santos Silva
Última Avaliação SINAS – Hospital Distrital de Vila Nova de Gaia
Histórico da avaliação – Hospital Distrital de Vila Nova de Gaia
Última Avaliação SINAS – Hospital de N.ª Sra. da Ajuda – Espinho
Histórico da avaliação – Hospital de N.ª Sra. da Ajuda – Espinho
5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança
Consulte aqui.
6. Relatório de Auditoria Interna
7. Elogios, Sugestões e Reclamações
Hospital Comendador Moreira de Barros
Ano de 2016 – 86 processo(s)Tema % Acesso a cuidados de saúde 8,18% Cuidados de saúde e segurança do doente 7,27% Elogio/Louvor 27,27% Focalização no utente 17,27% Instalações e serviços complementares 6,36% Outros Temas 0,00% Procedimentos administrativos 19,09% Questões Financeiras 1,82% Sugestão 0,00% Tempos de espera 12,73% Hospital Eduardo Santos Silva
Ano de 2016 – 773 processo(s)Tema % Acesso a cuidados de saúde 11,74% Cuidados de saúde e segurança do doente 14,44% Elogio/Louvor 7,32% Focalização no utente 16,25% Instalações e serviços complementares 5,22% Outros Temas 0,20% Procedimentos administrativos 16,25% Questões Financeiras 6,52% Sugestão 0,00% Tempos de espera 22,07% Hospital Nossa Senhora da Ajuda – Espinho
Ano de 2016 – 18 processo(s)Tema % Acesso a cuidados de saúde 10,00% Cuidados de saúde e segurança do doente 5,00% Elogio/Louvor 15,00% Focalização no utente 40,00% Instalações e serviços complementares 0,00% Outros Temas 25,00% Procedimentos administrativos 0,00% Questões Financeiras 0,00% Sugestão 0,00% Tempos de espera 5,00% NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente 18,7% 18,4% 9. Comissões da Qualidade e Segurança
Cargo Nome Contacto de email Presidente da CQS Dra. Inês Marques Lopes ines.lopes@chvng.min-saude.pt Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@) Drª. Dorinda Inês Lopes Marques ines.lopes@chvng.min-saude.pt Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas Dr. Francisco Costa e Almeida fca@chvng.min-saude.pt Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos Dra. Margarida Mota mmota@chvng.min-saude.pt 10. Processos Assistências Integrados
11. Indicadores da Qualidade
Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional Notificação de úlceras por pressão 11 92 Notificação de quedas 109 143 Notificação de incidentes cirúrgicos 1 24 Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA 0 9 Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo 0 6 Notificação de casos de indevida identificação de doentes 4 6 Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@) 5 44 12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação
13. Investigação Clínica
Data de Atualização: 12-07-2017 -
Direitos do Utente
Guias de Acolhimento
Guia de Acolhimento do Centro Hospitalar
Guia de Acolhimento do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica
Guia de Acolhimento do Serviço de Pediatria
Guia de Acolhimento da Unidade de Neonatologia
Horários das Visitas
Unidade I (antigo Hospital Eduardo Santos Silva)
Cardiologia – Unidade Intermédia
Cirurgia Geral
Cirurgia Plástica
Cirurgia Vascular
Gastroenterologia
Medicina Interna
Nefrologia
Neurocirurgia
ORL (Otorrinolaringologia)
Pneumologia
UrologiaDe Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 12:30
Hora de fecho: 21:30Cardiologia – Unidade Coronária De Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 11:00
Hora de fecho: 21:00Cirurgia Cardiotorácica De Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 12:30
Hora de fecho: 13:30
Hora de abertura: 16:00
Hora de fecho: 21:00Cirurgia Geral – Enfermaria Pós-Operatório De Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 17:00
Hora de fecho: 17:30
Hora de abertura: 20:00
Hora de fecho: 20:30Psiquiatria Terça-feira
Hora de abertura: 16:00
Hora de fecho: 17:30
Quinta-feira
Hora de abertura: 16:00
Hora de fecho: 17:30
Sábado
Hora de abertura: 16:00
Hora de fecho: 17:30
Domingo
Hora de abertura: 16:00
Hora de fecho: 17:30Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente De Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 17:00
Hora de fecho: 18:00
Hora de abertura: 20:00
Hora de fecho: 21:00Medicina Interna – Unidade de Cuidados Intermédios Médicos
Medicina Interna – Unidade de AVCDe Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 12:30
Hora de fecho: 13:00
Hora de abertura: 17:00
Hora de fecho: 17:30
Hora de abertura: 20:30
Hora de fecho: 21:00Unidade II (antigo Hospital Distrital Vila Nova de Gaia)
Ginecologia/Obstetrícia
OrtopediaDe Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 12:30
Hora de fecho: 21:30Pediatria De Segunda-Feira a Domingo
Hora de abertura: 08:00
Hora de fecho: 21:30Acesso à informação clínica
Como aceder?
Todos os pedidos de relatórios médicos ou cópia de registos clínicos devem ser realizados através do Gabinete de Informações Clínicas ao Exterior.
O pedido pode ser realizado presencialmente no centro hospitalar ou enviado pelo correio, fax ou e-mail para os contactos infra.
Todos os pedidos remetidos por correio, fax ou e-mail devem ser realizados em formulário próprio, devidamente assinados e acompanhados de cópia de Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão para validação da identificação de requerente e/ou utente.
Formulário
Contactos
Morada: Gabinete de Informações Clínicas ao Exterior
Rua Conceição Fernandes, s/n, 4434-502 Vila Nova de Gaia
Telefone: 227865100
Fax: 227868380
E-mail: rai@chvng.min-saude.pt
Gabinete do Cidadão
Unidade I (antigo Hospital Eduardo Santos Silva)
Horário
De Segunda a Sexta-Feira
Hora de abertura: 09:00
Hora de fecho: 16:00Contactos
Telefone: 227868301
E-mail: gabcidadao@chvng.min-saude.pt
Unidade II (antigo Hospital Distrital Vila Nova de Gaia)
Horário
De Segunda a Sexta-Feira
Hora de abertura: 09:00
Hora de fecho: 16:00Contactos
Telefone: 227868301
E-mail: gabcidadao@chvng.min-saude.pt
Unidade III (antigo Hospital Nossa Senhora da Ajuda – Espinho)
Horário
De Segunda a Sexta-Feira
Hora de abertura: 09:00
Hora de fecho: 16:00Contactos
Telefone: 227331130
E-mail: gabcidadao@chvng.min-saude.pt
Data de Atualização: 10-08-2016