Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE

Presta cuidados de saúde diferenciados.
A sua área de influência abrange a população de Tarouca, Tabuaço, São João da Pesqueira, Montalegre, Lamego, Chaves, Boticas, Armamar, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Santa Marta de Penaguião, Sabrosa, Ribeira de Pena, Peso da Régua, Murça, Mondim de Basto, Mesão Frio e Alijó.
Abrange, ainda, para algumas valências, a parte norte do distrito de Vila Real, a parte sul do distrito de Bragança, o norte do distrito de Viseu e a área leste do distrito do Porto.
Unidades
Unidade Hospitalar de Chaves, Lamego e Vila Real
Unidade de Cuidados Paliativos em Vila Pouca de Aguiar
Dirigentes
Diretora Clínica – Paula Cristina Gonçalves Vaz Marques Ribeiro
Enfermeiro Diretor – Júlio Manuel Pires Azevedo
Vogal Executivo – Fernando Alberto Alves
Vogal Executivo – Elsa Justino
Conselho Fiscal (Mandato 2017-2019)
Presidente – Júlio Paulo da Silva Martins
Vogal – Erika Ferreira Laranjeira
Vogal – Helena Cristina dos Santos Tomé
Vogal Suplente – Fernando Martins da Silva
Revisor Oficial de Contas

Presidente Conselho de Administração
Av. da Noruega - Lordelo - Vila Real
5000-508 Vila Real
Telefone
259300500
Fax
259300503
E-mail
geral@chtmad.min-saude.pt
Website
http://chtmad.com/
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Missão
Prestar serviços e cuidados de saúde de elevada qualidade e profissionalismo para a satisfação dos utentes, promovendo a realização profissional e pessoal dos colaboradores, valorizando, permanentemente, a importância do seu papel para o sucesso dos objetivos da instituição.
Atribuições
Prestação de cuidados de saúde de qualidade, acessíveis e em tempo oportuno;
Eficácia técnica e eficiência, num quadro de desenvolvimento económico e financeiro sustentável;
Melhoria contínua global.
Legislação
Decreto-Lei n.º 50-A/2007 – Diário da República n.º 42/2007, 2º Suplemento, Série I de 2007-02-28 – Cria o Hospital do Espírito Santo de Évora, E. P. E., o Centro Hospitalar de Lisboa Central, E. P. E., o Centro Hospitalar de Coimbra, E. P. E., o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E. P. E., o Centro Hospitalar do Médio Ave, E. P. E., o Centro Hospitalar do Alto Ave, E. P. E., e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E. P. E., e aprova os respetivos Estatutos
Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio
Decreto-Lei n.º 244/2012 – Diário da República n.º 217/2012, Série I de 2012-11-09 – Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, modificando o regime jurídico e os estatutos aplicáveis às unidades de saúde com a natureza de entidades públicas empresariais abrangidas pelo mesmo diploma
Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde
Data de Atualização: 06-07-2021 -
Data de Atualização: 06-07-2021
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Caracterização da Entidade
Ficha Síntese da Entidade
Estatutos
Função Acionista e de Tutela
Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais
Princípios de Bom Governo
Código de Conduta Ética
Regulamento Interno
Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades
Contrato-Programa
Planos de Atividades
Relatórios de Atividades
Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
Relatório de Acesso
Relatório de Controlo Interno
Relatório do Serviço de Auditoria Interna
Esforço Financeiro Público
Informação Financeira Histórica e Atual
Relatório de Gestão
Orientações de Gestão
Relatório da Qualidade e Segurança
Contratos Públicos
Sustentabilidade Ambiental
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1. Modelo de Certificação/Acreditação
2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento
3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)
a) Inquérito de satisfação dos utentes intervencionados em programa de cirurgia de ambulatório 2017
b) Inquérito de satisfação dos utentes da consulta externa 2016
c) Inquérito de satisfação dos utentes do Serviço de Urgência 20174. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)
Última Avaliação SINAS – Hospital de S. Pedro de Vila Real
Histórico da avaliação – Hospital de S. Pedro de Vila Real
Última Avaliação SINAS – Unidade Hospitalar de Chaves
Histórico da avaliação – Unidade Hospitalar de Chaves
Última Avaliação SINAS – Unidade Hospitalar de Lamego
Histórico da avaliação – Unidade Hospitalar de Lamego
5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança
Consulte Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança.
6. Relatório de Auditoria Interna
7. Elogios, Sugestões e Reclamações
Hospital de S. Pedro
Ano de 2016 – 463 processo(s)Tema % Acesso a cuidados de saúde 12,39% Cuidados de saúde e segurança do doente 24,06% Elogio/Louvor 10,77% Focalização no utente 15,62% Instalações e serviços complementares 5,21% Outros Temas 0,72% Procedimentos administrativos 12,21% Questões Financeiras 0,18% Sugestão 0,72% Tempos de espera 18,13% Hospital de Chaves
Ano de 2016 – 175 processo(s)Tema % Acesso a cuidados de saúde 12,14% Cuidados de saúde e segurança do doente 11,65% Elogio/Louvor 34,47% Focalização no utente 10,68% Instalações e serviços complementares 7,28% Outros Temas 1,46% Procedimentos administrativos 5,34% Questões Financeiras 4,85% Sugestão 0,97% Tempos de espera 11,17% Hospital de Lamego
Ano de 2016 – 119 processo(s)Tema % Acesso a cuidados de saúde 7,09% Cuidados de saúde e segurança do doente 17,02% Elogio/Louvor 6,38% Focalização no utente 15,60% Instalações e serviços complementares 2,84% Outros Temas 1,42% Procedimentos administrativos 5,67% Questões Financeiras 0,71% Sugestão 0,71% Tempos de espera 42,55% NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente 14,9% 18,4% 9. Comissões da Qualidade e Segurança
Cargo Nome Contacto de email Presidente da CQS Dr. João Oliveira jpoliveira@chtmad.min-saude.pt Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@) Drª. Clara Isabel Branco Barbosa cbranco@chtmad.min-saude.pt Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas Dr. Fernando Próspero Luis fprospero@chtmad.min-saude.pt Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos Drª. Ana Paula Soares de Noronha Dias asdias@chtmad.min-saude.pt 10. Processos Assistências Integrados
11. Indicadores da Qualidade
Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional Notificação de úlceras por pressão 503 92 Notificação de quedas 138 143 Notificação de incidentes cirúrgicos 0 24 Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA 0 9 Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo 0 6 Notificação de casos de indevida identificação de doentes 0 6 Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@) 5 44 12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação
13. Investigação Clínica
Data de Atualização: 10-09-2018 -
Direitos do Utente
Horário das Visitas
Unidades Hospitalares de Chaves e Lamego
- Todos os serviços – das 11 às 21 horas
Unidade Hospitalar de Vila Real
- Todos os serviços – das 11 às 21 horas, exceto:
- Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente/ICIM – das 15h30 às 16 horas ou das 18h30 às 19 horas
- Unidade de Isolamento de Doenças Infeciosas – das 12h30 às 13 horas ou das 18h30 às 19 horas
- Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia – das 15h30 às 17h30
Acesso à informação clínica
Pedido de Informação – Formulários
Contactos
Responsável de Acesso à Informação Clínica: Dr. Fausto Ramos
Morada: Avenida da Noruega, 5000-508 Vila Real
Telefone: 259 300 500 | Extensão 5296
E-mail: FRAMOS@chtmad.min-saude.pt ;Gabinete do Cidadão
Unidade Hospitalar de Chaves
Horário:
De Segunda a Sexta-Feira
Hora de abertura: 08:30
Hora de fecho: 13:00
Hora de abertura: 14:00
Hora de fecho: 17:30Contactos:
Telefone: 276300942
E-mail: gabutentech@chtmad.min-saude.pt
Unidade Hosptilar de LamegoHorário:
De Segunda a Sexta-Feira
Hora de abertura: 08:30
Hora de fecho: 13:00
Hora de abertura: 14:00
Hora de fecho: 17:30Contactos:
Telefone: 254609980
E-mail: gabutentela@chtmad.min-saude.ptUnidade Hospitalar de Vila Real
Horário:
De Segunda a Sexta-Feira
Hora de abertura: 08:30
Hora de fecho: 17:30Contactos:
Telefone: 259300500
E-mail: gabutente@chtmad.min-saude.ptData de Atualização: 06-07-2021