Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE


Presta cuidados de saúde diferenciados.

A sua área de influência direta corresponde à Unidade Setentrional de Lisboa (Alvalade, Avenidas Novas, Benfica, Campolide, Carnide, Lumiar, Santa Clara e São Domingos de Benfica).

Unidades

Hospital Pulido Valente

Hospital Santa Maria

Dirigentes

Presidente do Conselho de Administração – Carlos José das Neves Martins

Diretor Clínico – Maria Margarida Barreira Lucas

Enfermeiro Diretor – Catarina Dores Santos Batuca

Vogal Executivo – Carlos Magno Neves Fontes

Vogal Executivo – Sandra Isabel Batista Brás

Conselho Fiscal (Mandato 2017-2019)

Presidente – José Maria Monteiro de Azevedo Rodrigues

Vogal – Paulo Guilherme Fernandes Lajoso

Vogal – Carla Sofia Reis Santos

Vogal Suplente – Maria Teresa Vasconcelos Abreu Flôr Morais

Revisor Oficial de Contas

Carlos José das Neves Martins
Carlos José das Neves Martins
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Av. Professor Egas Moniz
1649-035 Lisboa

Telefone
217805000

Fax
217805610

E-mail
administracao@chln.min-saude.pt

Website
http://www.chln.min-saude.pt


  • Missão

    O CHLN, enquanto estabelecimento hospitalar público, geral, central e altamente diferenciado em tecnologias e saberes, presta cuidados de saúde ao cidadão dentro da sua capacidade e no âmbito da sua responsabilidade.

    Fruto de uma simbiose histórica, lógica e natural, com a Faculdade de Medicina de Lisboa, com a qual partilha instalações, recursos humanos e conhecimentos, o ensino e a formação pré e pós graduada constituem-se como outro eixo fundamental da missão, sem prejuízo de parcerias com outras instituições académicas nacionais e internacionais.

    Para além da prestação direta de cuidados de saúde e da formação, a missão do CHLN comporta ainda as vertentes da inovação, do desenvolvimento científico e da investigação, como corolário lógico e aproveitamento natural das sinergias resultantes dos eixos da prestação e da formação.

    Atribuições

    Prestação de cuidados de saúde aos cidadãos no âmbito das suas capacidades e responsabilidades, em conformidade com o seu grau de diferenciação e posicionamento no Serviço Nacional de Saúde.

    A sua atividade, centrada no primado do doente, através da prestação de cuidados de saúde diferenciados à população da sua zona de influência, abarca também a referenciação diferenciada em múltiplas áreas clínicas, no contexto regional, nacional e dos países de expressão portuguesa.

    Desenvolver as atividades de investigação, ensino e formação subordinada, no que respeita à formação de profissionais de saúde, à sua capacidade formativa, podendos estas ser previstas e reguladas em contratos programa, onde se definam as formas de financiamento.

    Legislação

    Decreto-Lei n.º 23/2008 – Diário da República n.º 28/2008, Série I de 2008-02-08 – Cria o Centro Hospitalar Lisboa Norte, E. P. E., e aprova os respetivos estatutos

    Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio

    Decreto-Lei n.º 244/2012 – Diário da República n.º 217/2012, Série I de 2012-11-09 – Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, modificando o regime jurídico e os estatutos aplicáveis às unidades de saúde com a natureza de entidades públicas empresariais abrangidas pelo mesmo diploma

    Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde

    Data de Atualização: 10-08-2016
  • Organograma_2016_CHLN
    Data de Atualização: 10-08-2016
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    Departamento/Serviço/Unidade Cumprimento (%) Nível Data de Certificação Validade do Certificado
    Serviço de Cirurgia Pediátrica 48,60% BOM 03/06/2013 03/06/2018
    Serviço de Pediatria 45,79% BOM 25/06/2012 25/06/2017
    Serviço de Neonatologia 50,47% BOM 25/06/2012 25/06/2017

     

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital de Sta. Maria

    Histórico da avaliação – Hospital de Sta. Maria

    Última Avaliação SINAS – Hospital Pulido Valente

    Histórico da avaliação – Hospital Pulido Valente

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    6. Relatório de Auditoria Interna

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital Santa Maria
    Ano de 2016 – 1661 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 13,31%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 14,80%
    Elogio/Louvor 10,65%
    Focalização no utente 15,21%
    Instalações e serviços complementares 7,81%
    Outros Temas 0,59%
    Procedimentos administrativos 15,16%
    Questões Financeiras 4,20%
    Sugestão 0,63%
    Tempos de espera 17,64%

     

    Hospital Pulido Valente
    Ano de 2016 – 76 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 7,22%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 2,06%
    Elogio/Louvor 48,45%
    Focalização no utente 9,28%
    Instalações e serviços complementares 11,34%
    Outros Temas 1,03%
    Procedimentos administrativos 11,34%
    Questões Financeiras 0,00%
    Sugestão 6,19%
    Tempos de espera 3,09%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    0% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  –  administracao@chln.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  Enfº. Olegario Joaquim Armando Felgueiras Carvalho  olegario.carvalho@chln.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas  Prof. Dr. Lucindo Ormonde  CirurgiaSegura@chln.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos  Dr. Álvaro Sendim Aires Pereira  alvaro.pereira@chln.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  0  92
    Notificação de quedas  35  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  0  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  0  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  0  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  35  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 12-07-2017
  • Direitos do Utente

    Guia de Acolhimento

    Horário das Visitas*

    Hospital Pulido Valente

    Angiologia e Cirurgia Vascular
    Cardiologia
    Cirurgia Geral e Digestiva
    Cirurgia Torácica
    Gastroenterologia
    Otorrinolaringologia
    Medicina Interna 1 – pisos 0 e 1
    Medicina Interna 2
    Pneumologia 1
    Pneumologia 3
    Pneumologia 4
    Unidade de Cuidados Intensivos Coronários (integrada no Serviço de Cardiologia)
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 13:00
    Hora de fecho: 19:30
    Pneumologia 2 De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 13:00
    Hora de fecho: 16:00
    Hora de abertura: 18:00
    Hora de fecho: 19:00
    Unidade de Cuidados Intensivos Médico-Cirúrgicos De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 16:30
    Hora de fecho: 17:00
    Unidade de Cuidados Intensivos Pneumológicos De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 16:30
    Hora de fecho: 20:00

     

    Hospital Santa Maria

    Todos os Serviços De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 15:00
    Hora de fecho: 19:00

     

    *Visitas a doentes em internamento: total de 4 visitas diárias, só podendo permanecer 2 pessoas de cada vez junto do doente.
    O horário das visitas é das 13.00h às 19.30h. Aos sábados, domingos e feriados só uma pessoa pode permanecer junto do doente a partir das 16.30h.
    Algumas unidade têm horários de visita mais restritos, pelo que deve informar-se junto do respetivo serviço de internamento.

    Regulamento

    Acesso à informação clínica

    Como aceder?

    Todos os doentes do CHLN, EPE podem solicitar relatórios médicos ou informação relativa aos seus registos clínicos através do Gabinete de Relatórios Clínicos.

    O pedido pode ser realizado no Hospital de Santa Maria (na Receção Central, posto de atendimento Relatórios Clínicos) ou enviado por  correio, fax ou e-mail.

    Os pedidos remetidos pelo correio, fax ou e-mail devem, obrigatoriamente, ser acompanhados de cópia do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão (de quem requer a informação e, no caso de menores, do progenitor e do menor) e ser datados e assinados.

    Formulário

    Requerimento – acesso a dados clínicos próprios

    Requerimento – acesso a dados clínicos de menor

    Requerimento – acesso a dados clínicos de terceiro

    Requerimento – acesso a dados clínicos de falecido

    Contactos

    Morada: Av Prof. Egas Moniz, 1649-035 Lisboa

    Fax:  210405805

    E-mail: relatoriosclinicos@chln.min-saude.pt

    Gabinete do Cidadão

    Hospital Pulido Valente

    Horário

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 17:00

    Contactos

    Telefone: 217548176

    E-mail: gabinete.cidadao@chln.min-saude.pt

    Hospital Santa Maria

    Horário

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 17:30

    Contactos

    Telefone: 217805130

    E-mail: gabinete.cidadao@chln.min-saude.pt

    Data de Atualização: 10-08-2016
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