Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE

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Presta cuidados de saúde diferenciados.

A sua área de influência direta corresponde à Unidade Setentrional de Lisboa (Alvalade, Avenidas Novas, Benfica, Campolide, Carnide, Lumiar, Santa Clara e São Domingos de Benfica).

Unidades

Hospital Pulido Valente

Hospital Santa Maria

Dirigentes

Diretor Clínico – Maria Margarida Barreira Lucas

Enfermeiro Diretor – Catarina Dores Santos Batuca

Vogal Executivo – Carlos Magno Neves Fontes

Vogal Executivo – Júlio Paulo Candeias Pedro

Carlos José das Neves Martins
Carlos José das Neves Martins
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Av. Professor Egas Moniz
1649-035 Lisboa

Telefone
217805000

Fax
217805610

E-mail
administracao@chln.min-saude.pt

Website
http://www.chln.min-saude.pt


  • Missão

    O CHLN, enquanto estabelecimento hospitalar público, geral, central e altamente diferenciado em tecnologias e saberes, presta cuidados de saúde ao cidadão dentro da sua capacidade e no âmbito da sua responsabilidade.

    Fruto de uma simbiose histórica, lógica e natural, com a Faculdade de Medicina de Lisboa, com a qual partilha instalações, recursos humanos e conhecimentos, o ensino e a formação pré e pós graduada constituem-se como outro eixo fundamental da missão, sem prejuízo de parcerias com outras instituições académicas nacionais e internacionais.

    Para além da prestação direta de cuidados de saúde e da formação, a missão do CHLN comporta ainda as vertentes da inovação, do desenvolvimento científico e da investigação, como corolário lógico e aproveitamento natural das sinergias resultantes dos eixos da prestação e da formação.

    Atribuições

    Prestação de cuidados de saúde aos cidadãos no âmbito das suas capacidades e responsabilidades, em conformidade com o seu grau de diferenciação e posicionamento no Serviço Nacional de Saúde.

    A sua atividade, centrada no primado do doente, através da prestação de cuidados de saúde diferenciados à população da sua zona de influência, abarca também a referenciação diferenciada em múltiplas áreas clínicas, no contexto regional, nacional e dos países de expressão portuguesa.

    Desenvolver as atividades de investigação, ensino e formação subordinada, no que respeita à formação de profissionais de saúde, à sua capacidade formativa, podendos estas ser previstas e reguladas em contratos programa, onde se definam as formas de financiamento.

    Legislação

    Decreto-Lei n.º 23/2008 – Diário da República n.º 28/2008, Série I de 2008-02-08 – Cria o Centro Hospitalar Lisboa Norte, E. P. E., e aprova os respetivos estatutos

    Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio

    Decreto-Lei n.º 244/2012 – Diário da República n.º 217/2012, Série I de 2012-11-09 – Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, modificando o regime jurídico e os estatutos aplicáveis às unidades de saúde com a natureza de entidades públicas empresariais abrangidas pelo mesmo diploma

    Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde

    Data de Atualização: 10-08-2016
  • Organograma_2016_CHLN
    Data de Atualização: 10-08-2016
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    Departamento/Serviço/Unidade Cumprimento (%) Nível Data de Certificação Validade do Certificado
    Serviço de Cirurgia Pediátrica 48,60% BOM 03/06/2013 03/06/2018
    Serviço de Pediatria 45,79% BOM 25/06/2012 25/06/2017
    Serviço de Neonatologia 50,47% BOM 25/06/2012 25/06/2017

     

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital de Sta. Maria

    Histórico da avaliação – Hospital de Sta. Maria

    Última Avaliação SINAS – Hospital Pulido Valente

    Histórico da avaliação – Hospital Pulido Valente

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    6. Relatório de Auditoria Interna

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Hospital Santa Maria
    Ano de 2016 – 1661 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 13,31%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 14,80%
    Elogio/Louvor 10,65%
    Focalização no utente 15,21%
    Instalações e serviços complementares 7,81%
    Outros Temas 0,59%
    Procedimentos administrativos 15,16%
    Questões Financeiras 4,20%
    Sugestão 0,63%
    Tempos de espera 17,64%

     

    Hospital Pulido Valente
    Ano de 2016 – 76 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 7,22%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 2,06%
    Elogio/Louvor 48,45%
    Focalização no utente 9,28%
    Instalações e serviços complementares 11,34%
    Outros Temas 1,03%
    Procedimentos administrativos 11,34%
    Questões Financeiras 0,00%
    Sugestão 6,19%
    Tempos de espera 3,09%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    0% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  –  administracao@chln.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  Enfº. Olegario Joaquim Armando Felgueiras Carvalho  olegario.carvalho@chln.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas  Prof. Dr. Lucindo Ormonde  CirurgiaSegura@chln.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos  Dr. Álvaro Sendim Aires Pereira  alvaro.pereira@chln.min-saude.pt

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  0  92
    Notificação de quedas  35  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  0  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  0  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  0  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  35  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 12-07-2017
  • Direitos do Utente

    Guia de Acolhimento

    Horário das Visitas*

    Hospital Pulido Valente

    Angiologia e Cirurgia Vascular
    Cardiologia
    Cirurgia Geral e Digestiva
    Cirurgia Torácica
    Gastroenterologia
    Otorrinolaringologia
    Medicina Interna 1 – pisos 0 e 1
    Medicina Interna 2
    Pneumologia 1
    Pneumologia 3
    Pneumologia 4
    Unidade de Cuidados Intensivos Coronários (integrada no Serviço de Cardiologia)
    De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 13:00
    Hora de fecho: 19:30
    Pneumologia 2 De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 13:00
    Hora de fecho: 16:00
    Hora de abertura: 18:00
    Hora de fecho: 19:00
    Unidade de Cuidados Intensivos Médico-Cirúrgicos De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 16:30
    Hora de fecho: 17:00
    Unidade de Cuidados Intensivos Pneumológicos De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 16:30
    Hora de fecho: 20:00

     

    Hospital Santa Maria

    Todos os Serviços De Segunda-­Feira a Domingo
    Hora de abertura: 15:00
    Hora de fecho: 19:00

     

    *Visitas a doentes em internamento: total de 4 visitas diárias, só podendo permanecer 2 pessoas de cada vez junto do doente.
    O horário das visitas é das 13.00h às 19.30h. Aos sábados, domingos e feriados só uma pessoa pode permanecer junto do doente a partir das 16.30h.
    Algumas unidade têm horários de visita mais restritos, pelo que deve informar-se junto do respetivo serviço de internamento.

    Regulamento

    Acesso à informação clínica

    Como aceder?

    Todos os doentes do CHLN, EPE podem solicitar relatórios médicos ou informação relativa aos seus registos clínicos através do Gabinete de Relatórios Clínicos.

    O pedido pode ser realizado no Hospital de Santa Maria (na Receção Central, posto de atendimento Relatórios Clínicos) ou enviado por  correio, fax ou e-mail.

    Os pedidos remetidos pelo correio, fax ou e-mail devem, obrigatoriamente, ser acompanhados de cópia do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão (de quem requer a informação e, no caso de menores, do progenitor e do menor) e ser datados e assinados.

    Formulário

    Requerimento – acesso a dados clínicos próprios

    Requerimento – acesso a dados clínicos de menor

    Requerimento – acesso a dados clínicos de terceiro

    Requerimento – acesso a dados clínicos de falecido

    Contactos

    Morada: Av Prof. Egas Moniz, 1649-035 Lisboa

    Fax:  210405805

    E-mail: relatoriosclinicos@chln.min-saude.pt

    Gabinete do Cidadão

    Hospital Pulido Valente

    Horário

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 17:00

    Contactos

    Telefone: 217548176

    E-mail: gabinete.cidadao@chln.min-saude.pt

    Hospital Santa Maria

    Horário

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 17:30

    Contactos

    Telefone: 217805130

    E-mail: gabinete.cidadao@chln.min-saude.pt

    Data de Atualização: 10-08-2016
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