Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, EPE


Presta cuidados de saúde diferenciados.

A sua área de influência direta corresponde aos concelhos de Santa Maria da Feira, Arouca, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Ovar e Castelo de Paiva (algumas freguesias).

Unidades

Hospital Distrital São João da Madeira

Hospital São Miguel – Oliveira de Azeméis

Hospital São Sebastião

Dirigentes

Presidente do Conselho de Administração – José Miguel Dias Paiva e Costa

Diretor Clínico – Maria Elsa Azeredo Soares

Enfermeiro Diretor – Sara Cristina da Silva Pereira

Vogal Executivo – Maria Margarida Torres de Ornelas

Vogal Executivo – Rita Manuela Lopes Moutinho

Conselho Fiscal (Mandato 2017-2019)

Presidente – Joaquim Manuel Faria Barreiros

Vogal – Márcia Alexandra Almeida de Sousa Ribeiro

Vogal – Ricardo Jorge Pinto Reis

Vogal Suplente – Ana Alexandra Filipe Freitas

Revisor Oficial de Contas

José Miguel Dias Paiva e Costa
José Miguel Dias Paiva e Costa
Presidente do Conselho de Administração
Contactos

Rua Dr. Cândido de Pinho
4520-211 Santa Maria da Feira

Telefone
256379700

Fax
256373867

E-mail
hssebastiao@chedv.min-saude.pt

Website
http://www.chedv.min-saude.pt


  • Missão

    Atendimento e tratamento, em tempo útil, dos doentes dos concelhos da parte norte do distrito de Aveiro, com eficiência, qualidade e a custos socialmente comportáveis, em articulação com a rede de hospitais que integram o Serviço Nacional de Saúde, com a rede de cuidados de saúde primários e com a rede nacional de cuidados continuados integrados.

    Atribuições

    O centro hospitalar tem por objeto a prestação de cuidados de saúde, de acordo com o seu grau de diferenciação e o seu posicionamento na rede de cuidados do Serviço Nacional de Saúde.

    O centro hospitalar pode acessoriamente explorar serviços e efetuar operações civis e comerciais relacionadas, direta ou indiretamente, no todo ou em parte, com o seu objeto social ou que sejam suscetíveis de facilitar ou favorecer a sua realização, bem como participar em agrupamentos complementares de empresas e outras formas de associação.

    Legislação

    Decreto-Lei n.º 27/2009 – Diário da República n.º 18/2009, Série I de 2009-01-27 – Cria o Hospital de Magalhães Lemos, E. P. E., e o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E. P. E., e aprova os respetivos estatutos

    Decreto-Lei n.º 136/2010 – Diário da República n.º 249/2010, Série I de 2010-12-27 – Reduz a composição dos conselhos de administração dos hospitais com natureza de entidades públicas empresariais, extingue a Estrutura de Missão Parcerias.Saúde e procede à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, e à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 219/2007, de 29 de Maio

    Decreto-Lei n.º 244/2012 – Diário da República n.º 217/2012, Série I de 2012-11-09 – Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, modificando o regime jurídico e os estatutos aplicáveis às unidades de saúde com a natureza de entidades públicas empresariais abrangidas pelo mesmo diploma

    Decreto-Lei n.º 183/2015 – Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 – Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2003, de 20 de agosto, e à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, no sentido de permitir a prática clínica por parte dos diretores clínicos do mesmo estabelecimento de saúde do Serviço Nacional de Saúde

    Resolução n.º 20/2016 – Diário da República n.º 147/2016, Série II de 2016-08-02 – Nomeia a diretora clínica do conselho de administração do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E. P. E.

    Data de Atualização: 10-08-2016
  • chedv_organograma_rc2015 (1)_final
    Data de Atualização: 10-08-2016
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  • 1. Modelo de Certificação/Acreditação

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    Última Avaliação SINAS – Hospital de S. Sebastião

    Histórico da avaliação – Hospital de S. Sebastião

    Última Avaliação SINAS – Hospital de S. João da Madeira

    Histórico da avaliação – Hospital de S. João da Madeira

    Última Avaliação SINAS – Hospital de S. Miguel

    Histórico da avaliação – Hospital de S. Miguel

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte aqui.

    6. Relatório de Auditoria Interna

    Consulte aqui.

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Undidade Hospitalar de Santa Maria da Feira – Hospital de São Sebastião
    Ano de 2016 – 616 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 8,50%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 18,92%
    Elogio/Louvor 14,25%
    Focalização no utente 19,88%
    Instalações e serviços complementares 3,59%
    Outros Temas 0,36%
    Procedimentos administrativos 12,10%
    Questões Financeiras 1,68%
    Sugestão 0,24%
    Tempos de espera 20,48%

     

    Unidade Hospitalar de Oliveira de Azeméis – Hospital São Miguel
    Ano de 2016 – 78 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 6,52%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 15,22%
    Elogio/Louvor 10,87%
    Focalização no utente 17,39%
    Instalações e serviços complementares 4,35%
    Outros Temas 0,00%
    Procedimentos administrativos 5,43%
    Questões Financeiras 2,17%
    Sugestão 2,17%
    Tempos de espera 35,87%

     

    Unidade Hospitalar de São João da Madeira
    Ano de 2016 – 55 processo(s)

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 4,35%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 13,04%
    Elogio/Louvor 24,64%
    Focalização no utente 21,74%
    Instalações e serviços complementares 1,45%
    Outros Temas 0,00%
    Procedimentos administrativos 23,19%
    Questões Financeiras 4,35%
    Sugestão 0,00%
    Tempos de espera 7,25%

     

    NOTA: Os resultados apresentados referem-se ao volume de reclamações, elogios e sugestões trazidos ao conhecimento da Entidade Reguladora da Saúde neste intervalo de tempo e à percentagem de ocorrências de cada tema, sem qualquer ponderação adicional.
    Fonte: Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pages/90)

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    0% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Cargo Nome Contacto de email
    Presidente da CQS  Dr. Miguel Paiva  miguel.paiva@chedv.min-saude.pt
    Gestor local do sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  Drª. Margarida Alexandra Ribeiro Curado Barata  margarida.barata@chedv.min-saude.pt
    Gestor do Programa Cirurgia Segura Salva Vidas  Drª. Ana Cristina Silva  paula.sarmento@chedv.min-saude.pt
    Coordenador local Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos  –

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição Valor Médio Nacional
    Notificação de úlceras por pressão  115  92
    Notificação de quedas  46  143
    Notificação de incidentes cirúrgicos  1  24
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  0  6
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  0  6
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  5  44

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 12-07-2017
  • Direitos do Utente

    Guias de Acolhimento

    Guia de Acolhimento do Serviço de Medicina Intensiva Polivalente do Hospital de São Sebastião

    Guia de Acolhimento do Serviço de Medicina da Unidade de Oliveira de Azeméis

    Guia de Acolhimento do Serviço de Urgência Básica da Unidade de Oliveira de Azeméis

    Guia de Acolhimento do Serviço de Emergência da Unidade de Santa Maria da Feira

    Horário das Visitas

    Hospital Distrital São João da Madeira

    Todos os Serviços De Segunda-feira a Domingo
    Hora de abertura: 15:00
    Hora de fecho: 16:00
    Hora de abertura: 18:00
    Hora de fecho: 19:00

     

    Hospital São Miguel – Oliveira de Azeméis

    Medicina Interna De Segunda-feira a Domingo
    Hora de abertura: 12:00
    Hora de fecho: 19:00

     

    Hospital São Sebastião

    Unidade de Cuidados Intensivos De Segunda-feira a Domingo
    Hora de abertura: 14:00
    Hora de fecho: 20:00
    Restantes Serviços De Segunda-feira a Domingo
    Hora de abertura: 15:00
    Hora de fecho: 20:00

     

    Regulamento

    Acesso à informação clínica

    Como aceder?

    Preencher um impresso de Requerimento de Relatório Médico. Este, pode ser obtido e preenchido em qualquer um dos balcões de atendimento de Consulta Externa ou Serviço de Emergência, nas três Unidades do CHEDV, E. P. E., assim como, diretamente no Arquivo Clínico da Unidade de Santa Maria da Feira.

    O Requerimento de Relatório Médico devidamente preenchido, datado e assinado, acompanhado de cópia do bilhete de identidade/cartão do cidadão poderá ainda ser remetido por correio, fax ou email para os contatos indicados.

    Os requerimentos remetidos por correio, fax ou email devem obrigatoriamente ser acompanhados de cópia do bilhete de identidade ou cartão do cidadão do utente.

    No caso de utente menor de idade, o requerimento deve ser acompanhado do bilhete de identidade ou cartão do cidadão do menor e do progenitor/tutor legal que assina o requerimento.

    Quando se trate de requerimento de terceira pessoa este tem obrigatoriamente que mencionar a razão explícita pelo qual requer a informação e tem que anexar consentimento escrito do utente e as cópias dos documentos de identificação do utente e do requerente. No caso de se tratar de utente que, por motivos de doença ou deficiência esteja impossibilitado de assinar, deverá o requerente apresentar declaração médica que o comprove.

    Tratando-se de requerimento de terceira pessoa sobre informação clínica de utente falecido este deverá ser entregue pessoalmente no balcão de atendimento do Arquivo Clínico da Unidade de Santa Maria da Feira, uma vez que serão solicitados outros documentos/comprovativos, dependendo estes, da finalidade da informação requerida.

    Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional deve ser solicitado para o email: medicos@chedv.min-saude.pt

    Ainda em relação ao acesso à informação de saúde os utentes podem solicitar cópias dos MCDT de imagem (RX, TAC, Ressonância Magnéticas) pelo impresso Mod. PAD 353.2 e são cedidos ao utente gravados em CD ou em formato de relatório ou resultados (relatórios de MCDT, resultados análises clínicas, anatomia patológica, etc.) pelo impresso Mod. PAD 352.1.

    O requerimento para acesso aos MCDT acima referido é preenchido no balcão de atendimento do Arquivo no HSS ou nas outras Unidades, com o apoio dos funcionários. O requerimento é assinado pelo utente ou por terceira pessoa, com a mesma orientação que damos para os relatórios médicos.

    Formulário

    Requerimento – acesso a dados clínicos próprios

    Requerimento – Fotocopias – Informação objetiva

    Requerimento – Copia – Imagens Radiográficas

    Contactos

    Responsável de Acesso à Informação (RAI): Dr.ª Fátima Maria Alves Pais

    MoradaRua Dr. Cândido de Pinho
    4520-211 Santa Maria da Feira

    Telefone: 256379700

    Fax: 256373867

    E-mail: relatorios.medicos@chedv.min-saude.pt

     Gabinete do Cidadão

    Hospital Distrital São João da Madeira

    Horário

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 12:30
    Hora de abertura: 13:30
    Hora de fecho: 17:00

    Contactos

    Telefone: 256837500

    E-mail: rpublicas.sjm@chedv.min-saude.pt

    Hospital São Miguel – Oliveira de Azeméis

    Horário

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 12:30
    Hora de abertura: 13:30
    Hora de fecho: 17:00

    Contactos

    Telefone: 256600800

    E-mail: rpublicas.oaz@chedv.min-saude.pt

    Hospital São Sebastião

    Horário

    De Segunda a Sexta-Feira
    Hora de abertura: 09:00
    Hora de fecho: 18:00

    Contactos

    Telefone: 256379700

    E-mail: rpublicas.smf@chedv.min-saude.pt

    Data de Atualização: 10-08-2016
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