SNS +

“SNS + Proximidade – Abrangendo 4 áreas: Literacia em Saúde; Plano Individual de Cuidados; Doença Aguda e Requalificação de Espaços, esta iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso e o percurso dos utentes no SNS, ou seja, alterar o paradigma de relacionamento dos portugueses com o SNS.

 

De forma a promover a literacia em Saúde, está já acessível ao público a Biblioteca de Literacia em Saúde, que pode ser acedida em www.biblioteca.sns.gov.pt. A Área do Cidadão do Portal SNS disponibiliza novos Planos Individuais de Cuidados, que permitem ao cidadão, em conjunto com a sua equipa de saúde, criar um plano com metas bem definidas, tendo como finalidade a promoção da saúde, a prevenção da doença e uma melhoria da qualidade de vida.

 

O projeto-piloto “SNS+Proximidade” arranca na região Norte e foi apresentado no dia 22 de junho, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

 

Alguns exames e tratamentos, como análises clínicas, raio-X, espirometrias, eletrocardiogramas, reabilitação física e terapia da fala, entre outros, vão passar a ser disponibilizados nos centros de saúde, para que os utentes possam resolver os seus problemas mais rapidamente, ajudando a diminuir as idas às urgências e os episódios de internamento.

 

Este será um dos lados visíveis de um projeto de reformas mais abrangente, que pretende facilitar, acima de tudo, o acesso e o percurso dos utentes ao longo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

 

Fazem parte deste projeto o Hospital Pedro Hispano e os centros de saúde de Matosinhos, o Centro Hospitalar do Porto, o Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos, bem como os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de Gondomar, Porto Ocidental e Esposende/Barcelos.

 

A iniciativa envolve cerca de 657. 544 utentes, 18% do total de inscritos na região Norte, a região com melhores condições para avançar com o projeto, nomeadamente cobertura quase total de médicos de família e ACES com outras profissões de saúde, como psicólogos, nutricionistas e dentistas.

Data de Atualização: 24-07-2017
Voltar