A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em articulação com as diversas Administrações Regionais de Saúde (ARS), está empenhada em promover a substituição de computadores nas unidades de cuidados primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

 

Desde dezembro de 2016, as equipas da SPMS têm estado no terreno a reequipar unidades de saúde, começando pelos vários Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) da ARS do Centro, seguindo-se a entrega de computadores na ARS Norte. A ordem de prioridade na distribuição de hardware obedeceu a critérios que dão primazia aos postos com maior antiguidade e às necessidades mais prementes, apuradas nas reuniões realizadas com as direções executivas dos vários ACES.

O investimento do Ministério da Saúde na modernização do parque informático dos Cuidados de Saúde Primários representa a aquisição de mais de 12.000 computadores.

No início de setembro deste ano, a ARS do Algarve divulgou que iniciou o processo de instalação de 300 computadores novos, distribuídos pelas várias unidades de cuidados de saúde primário da região, integrado na renovação do parque informático que está a ser implementada pela instituição, estando prevista a sua conclusão até ao próximo mês de dezembro.

No âmbito deste processo da renovação do parque de hardware, já no inicio deste ano, foram instalados 280 equipamentos de impressão em toda a região do Algarve.

 

A ARS do Norte prevê que os 3.300 computadores e as duas novas aplicações informáticas que integram o plano de renovação do parque informático da Região de Saúde Norte estejam r integralmente instalados no início de novembro.

A primeira fase de instalação – num total de 1.200 computadores – foi concluída no primeiro semestre de 2017.

 

 

Com o investimento do Ministério da Saúde no reforço de meios informáticos, a prática clínica torna-se mais eficaz e eficiente, proporcionando ao cidadão/utente uma melhoria nos serviços de saúde prestados.

 

O papel preponderante que as novas tecnologias cada vez mais assumem na sociedade e no Serviço Nacional de Saúde simplificam os procedimentos administrativos, contribuindo para uma diminuição do tempo despendido pelos cidadãos no seu contacto com os centros de saúde.

Voltar

Últimas Notícias

A app MySNS já ultrapassou os 102 mil downloads. É uma das apps mais populares da Google Play e está...
27/11/2017
O Programa do XXI Governo Constitucional estabelece como prioridade promover a saúde através de uma nova ambição para a Saúde...
09/10/2017
A MySNS Carteira – A Carteira eletrónica da Saúde já ultrapassou os 20.000 downloads. Centrada nos interesses do utente do...
13/11/2017