Em Portugal, as doenças oncológicas têm registado um aumento de incidência regular de aproximadamente 3% ao ano. Constituem a segunda causa de morte, situando-se depois das doenças cérebro-cardiovasculares.

Em 2016, os programas de rastreio oncológico evoluíram significativamente, com expansão da cobertura geográfica, aumento do número de utentes rastreados (+35.458) e melhoria significativa das taxas de adesão (+5%).

Durante o último ano, na região Norte, atingiu-se a cobertura geográfica de 100% no rastreio do cancro da mama, ficando o programa completo como nas regiões Centro, Alentejo e Algarve. Na região de Lisboa e Vale do Tejo, está previsto o seu alargamento em 2017, completando as unidades do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo e iniciando o programa no ACES Oeste Sul.

O programa de rastreio do cancro do colo do útero ficou também concluído na região Norte, juntando-se às regiões Centro, Alentejo e Algarve. Em 2017, será iniciado este rastreio na região de Lisboa e Vale do Tejo, estando prevista a sua implementação total durante o ano de 2018.

O rastreio do cancro do cólon e reto é agora o de maior necessidade de investimento, pelo que estão em desenvolvimento programas piloto disseminados nacionalmente, de modo a permitir o alargamento geográfico progressivo a todos os ACES até ao final de 2017. Está prevista a cobertura total até ao final de 2018.

No âmbito do combate à doença oncológica, salienta-se ainda o desenvolvimento de uma solução informática nacional única para os rastreios e a proposta de uniformização dos programas de rastreio, a nível nacional, que está em finalização junto da Direção-Geral da Saúde.

Voltar

Últimas Notícias

A app MySNS já ultrapassou os 102 mil downloads. É uma das apps mais populares da Google Play e está...
27/11/2017
O Programa do XXI Governo Constitucional estabelece como prioridade promover a saúde através de uma nova ambição para a Saúde...
09/10/2017
A MySNS Carteira – A Carteira eletrónica da Saúde já ultrapassou os 20.000 downloads. Centrada nos interesses do utente do...
13/11/2017