O XXI Governo Constitucional estabeleceu como prioridade estratégica o aperfeiçoamento da gestão dos recursos humanos e a motivação dos profissionais de saúde.

Neste contexto, e de forma a prosseguir estes objetivos, o Ministério da Saúde tem vindo a desenvolver uma discussão alargada com as várias Ordens Profissionais do setor da saúde, tendo em vista a construção de uma estratégia para o Desenvolvimento e Sustentabilidade do SNS. A introdução de novas áreas de especialidade nos Cuidados de Saúde Primários é, assim, uma das medidas do Governo, sendo a Psicologia e a Nutrição duas das áreas de reforço.

No âmbito da definição dessa visão, foi reconhecida a importância de desenvolver modelos de organização para a prática da psicologia, garantido a devida adequação com os serviços de psiquiatria, pedopsiquiatria e saúde mental, numa filosofia de equipas multidisciplinares em saúde, centradas no cidadão.

No campo da nutrição foi reconhecida a importância de desenvolver funções de análise, diagnóstico, orientação, intervenção e monitorização da alimentação e nutrição, quanto à sua adequação, qualidade, segurança e sustentabilidade, em indivíduos ou em grupos, na comunidade.

Na área da Psicologia o Grupo de Trabalho, constituído pelo Despacho n.º 13278/2016, de 7 de novembro, elaborou uma proposta de modelo de organização da prestação de cuidados no Serviço Nacional de Saúde.

O Ministério colocou em Consulta Pública, até ao dia 31 de agosto de 2017, a proposta deste Grupo de Trabalho, bem como a proposta “Organização do Serviço de Nutrição nas Instituições do Serviço Nacional de Saúde”, elaborada pela Ordem dos Nutricionistas.

Voltar

Últimas Notícias

A app MySNS já ultrapassou os 102 mil downloads. É uma das apps mais populares da Google Play e está...
27/11/2017
O Programa do XXI Governo Constitucional estabelece como prioridade promover a saúde através de uma nova ambição para a Saúde...
09/10/2017
A MySNS Carteira – A Carteira eletrónica da Saúde já ultrapassou os 20.000 downloads. Centrada nos interesses do utente do...
13/11/2017