A Base XXVII da Lei de Bases dos Cuidados Paliativos determina que a política de recursos humanos para as unidades e equipas de Cuidados Paliativos rege-se por padrões de qualidade, baseada na formação específica, de acordo com os níveis de diferenciação recomendados.

Nesse sentido, o Despacho n.º 14311-A/2016, de 28 de novembro, que aprova o Plano Estratégico para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para o biénio 2017/2018, reconhece que o investimento em formação específica e na dinamização do ensino na área dos Cuidados Paliativos é fulcral para a prestação de Cuidados Paliativos de qualidade para a valorização dos mesmos.

Paralelamente aos Protocolos de Colaboração que foram estabelecidos com Instituições do Ensino Superior no âmbito do ensino pré e pós graduado em Cuidados Paliativos (consultar aqui), a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, em colaboração com peritos convidados para o efeito, desenvolveu um Curso de Cuidados Paliativos de nível intermédio, com 90 horas de formação em sala, a realizar nas cinco Administrações Regionais de saúde, I.P. (ARS), com formadores que trabalham em Cuidados Paliativos. Em 2017, estes cursos destinam-se sobretudo a profissionais da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI) e decorreram já na ARS Algarve, com 22 formandos e na ARS Norte, com 29 formandos, de 145 inscritos. Está previsto para setembro próximo o início deste Curso na ARS Lisboa e Vale do Tejo, do Centro e do Alentejo. O Programa do Curso de Formação de nível intermédio pode ser consultado aqui.

Ao nível da formação pré-graduada, foi criado um grupo de trabalho, que juntou professores de várias escolas de enfermagem do país, que elaborou uma proposta de plano curricular mínimo em Cuidados Paliativos para a formação pré-graduada de enfermeiros, a qual foi aprovada pela Ordem dos Enfermeiros e recebeu a concordância da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP). Esta proposta foi já apresentada a todas as escolas de enfermagem do país, algumas das quais estão a integrá-la nos seus planos curriculares. A Proposta de formação pré-graduada em enfermagem sobre Cuidados Paliativos pode ser consultada aqui.

Voltar

Últimas Notícias

A app MySNS já ultrapassou os 102 mil downloads. É uma das apps mais populares da Google Play e está...
27/11/2017
O Programa do XXI Governo Constitucional estabelece como prioridade promover a saúde através de uma nova ambição para a Saúde...
09/10/2017
A MySNS Carteira – A Carteira eletrónica da Saúde já ultrapassou os 20.000 downloads. Centrada nos interesses do utente do...
13/11/2017