O XXI Governo Constitucional assumiu, através do seu programa para a área da saúde, o compromisso com a qualidade e a adequação dos profissionais às necessidades em saúde.

Nesse contexto, a formação médica pós-graduada assumiu-se como uma área relevante de intervenção do Ministério da Saúde, com vista a garantir a excelência científica e técnica dos jovens médicos que ingressam anualmente no Serviço Nacional de Saúde.

O acesso ao internato médico de formação especifica é efetuado através de uma prova de acesso, que já possui cerca de 40 anos e a qual é identificada como possuindo constrangimentos e não correspondendo às exigências atuais.

Através do Despacho nº 642/2016, de 14 de janeiro, foi criada a Comissão Nacional responsável pelo desenvolvimento de um novo modelo de Prova Nacional de Acesso ao Internato Médico (Prova Nacional de Avaliação e Seriação – PNAS).

De entre os pontos fundamentais da proposta apresentada pela Comissão salientam-se:

I-O Novo Modelo de Prova

1-Formato das perguntas

2-Número de perguntas e duração da prova

3- A matriz de conteúdos

4 – Bibliografia

II-Regulamento da Prova

III-Recurso a uma Estrutura Externa para Apoio Técnico à Elaboração da Prova.

A proposta foi entregue no Ministério da Saúde em março de 2017 a qual, após ter sido analisada, foi considerado pertinente, em função da sua relevância, auscultar as Escolas Médicas, a Ordem dos Médicos, o Conselho Nacional do Internato Médico e a Associação Nacional dos Estudantes de Medicina, o que aconteceu no dia 5 de abril de 2017.

Trata-se de uma mudança profunda no modelo de acesso ao internato médico, pelo que se recomenda uma abordagem que seja inovadora, mas simultaneamente consensual, de forma a que os resultados sejam reconhecidos como credíveis e adequados.

Em função da reunião foi decidido que deverá ser efetuado um período de discussão pública, durante 30 dias, no site do SNS, de forma a que todos os interessados possam conhecer a proposta e efetuar sugestões e comentários.

Assim, é tornada pública a proposta da Discussão Pública – Prova Nacional de Avaliação e Seriação (PNAS). Todos os contributos deverão ser remetidos aqui, até ás 23h 59h do dia 10 de maio de 2017.

Voltar