“Testar, Tratar, Prevenir”, este é o lema da Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites que entre os dias 18 e 25 de novembro chama a atenção da população para os benefícios do rastreio de VIH e hepatites virais.

Criada em 2013 pelo HIV in Europe, esta iniciativa faz um apelo à comunidade europeia para reunir esforços durante esta semana de forma a sensibilizar as pessoas sobre as vantagens de conhecer o estatuto serológico para a infeção pelo VIH. Posteriormente, em 2015, a Semana Europeia do Teste alargou o seu âmbito de intervenção ao rastreio às hepatites B e C, prevalentes em alguns dos grupos mais vulneráveis à infeção pelo VIH.

O Programa Nacional para a Infeção VIH, Sida e Tuberculose e o Programa Nacional para as Hepatites Virais da Direção-Geral da Saúde lançou um Folheto Informativo que pretende alertar para o diagnóstico e tratamento precoce das infeções.

Em Portugal, aproximadamente metade das pessoas que são diagnosticadas com infeção por VIH apresentam sinais e sintomas de doença avançada e, por isso, em alto risco de desenvolver complicações graves e potencialmente mortais.

Saiba onde pode fazer o teste em www.pnvihsida.dgs.pt.

Saiba mais aqui.

Voltar