A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa da COMISSÃO EUROPEIA que  visa promover uma mudança comportamental no sentido de uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável.

Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade decorre de 16 a 22 de setembro e tem como lema:  Smart Mobility. Strong Economy (Mobilidade inteligente. Economia forte).

O mote «MOBILIDADE INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL – UM INVESTIMENTO PARA A EUROPA» incentiva-nos a fazer uma reflexão sobre as vantagens económicas dos modos de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta, andar a pé, o transporte coletivo ou público e, claro, os veículos menos poluentes. E não vamos esquecer o potencial que as bicicletas de carga podem representar na logística urbana! É muitas vezes mais rápido e mais agradável deslocar-se de bicicleta ou combinar diferentes modos de transporte numa única viagem. A boa notícia é que isso também traz benefícios económicos – mantém-nos ativos, o que melhora a saúde e, ao mesmo tempo, reduz as importações de petróleo e melhora a qualidade do ar. Estas escolhas são o melhor investimento para nós, para as nossas vilas e cidades, e para a economia em geral. Todos  beneficiam! (Comissária dos Transportes da CE, Violeta Bulc)

Em Portugal a iniciativa é liderada pela Agência Portuguesa do Ambiente  que disponibiliza os materiais da Campanha, traduzidos para português, aqui.

A Semana culmina com o Dia Sem Carros que se comemora, anualmente, no dia 22 de setembro, podendo as Câmaras Municipais aderentes optar por outra data durante a Semana.

Voltar