A partir de hoje, o Ministério da Saúde disponibiliza uma nova funcionalidade na Área do Cidadão do Portal SNS, que permite conhecer o valor individual e personalizado dos benefícios que o SNS presta, em cuidados de saúde, a cada cidadão.

Esta funcionalidade inovadora, denominada “Benefícios SNS”, está disponível na área autenticada do “Cidadão”, no Portal SNS.

Aqui, é possível visualizar o resumo mensal dos cuidados de saúde que o SNS presta ao cidadão, bem como o valor individual dos cuidados de saúde usufruídos.

Em 2015, o SNS gastou mais de mil milhões de euros em comparticipações com medicamentos, 90 milhões de euros na realização de atos de enfermagem nos Cuidados de Saúde Primários, 343 milhões de euros na prestação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT’s) e, ainda, mais de 890 milhões de euros em 30 milhões de consultas nos Cuidados de Saúde Primários.

Alinhado com os princípios de transparência, inovação, proximidade e eficácia, o Ministério da Saúde tem implementado uma nova dinâmica de comunicação centrada no cidadão, permitindo saber como funcionam os serviços, como são utilizados os recursos e como são distribuídos os cuidados de saúde. Esta funcionalidade inovadora “Benefícios SNS” permite, pela primeira vez, que o cidadão tenha conhecimento do valor concreto, individual e personalizado do benefício usufruído em cuidados de saúde e prestado pelo SNS.

Voltar