Este dia foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção de estratégias específicas pelos países.

Todos os anos morre um milhão de pessoas por suicídio no mundo e ocorrem entre 10 a 20 milhões de tentativas de suicídio. A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais causas de morte de adolescentes e adultos até aos 35 anos. A taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres.

Neste dia realizam-se milhares de atividades nos diversos países do mundo com o objetivo de se diminuírem as taxas de suicídio e de se conseguir salvar vidas. Em Portugal a Sociedade Portuguesa de Suicidologia organiza colóquios com a colaboração da Direção Geral de Saúde.

Para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, agendado no calendário a 10 de setembro, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, a Câmara Municipal de Oeiras e a Universidade Atlântica organizam um amplo debate sobre o tema que terá lugar no próximo dia 10 de setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, a partir das 14h30. A entrada é livre.

Poderá ler mais sobre este evento aqui.

Voltar