O verão é tempo de férias, de calor e propício para comer ao livre. Fazer um churrasco com a família e os amigos é saudável e ao mesmo tempo divertido. No entanto, devido às temperaturas meteorológicas elevadas é preciso ter cuidados especiais a grelhar peixe ou carne no carvão, um dos grandes prazeres nos dias de verão. Sugerimos algumas informações, porque nunca é demais sublinhar os cuidados para impedir riscos para a saúde.

São necessários cuidados básicos para evitar consumo de partes carbonizadas, potencialmente tóxicas e contaminações alimentares desnecessárias em plenas férias.

22 CUIDADOS PARA UM GRELHAR SAUDÁVEL:

 – Estacione o carro em local fresco nos dias em que vai às compras, em particular no verão.

 – Quando for comprar a carne ou peixe para grelhar, deixe para o final esta compra.

 Peça para limpar o peixe e, se for caso disso, para escalar na peixaria e verifique se o peixe é lavado no final da operação.

 Separe o frango (de maior risco microbiológico) de outras carnes. Tenha cuidado com os sucos da carne. Não os deixe pingar para outros alimentos. Feche bem as embalagens.

 Guie directamente para casa. Se a viagem for superior a meia hora leve uma arca para a carne e para o peixe. Envolva com material para arrefecer.

 Ao chegar a casa separe de imediato em embalagens lavadas. Congele o que não vai utilizar nos próximos 1-2 dias.

 Descongele no frigorífico, no refrigerador e não ao ar livre.

– Se puser a marinar, em particular nos dias mais quentes, deixe a marinar no refrigerador.

 Só retire do frio para grelhar na hora e na quantidade certa. Evite tocar em carne a grelhar e na carne que está no frio.

 Lave as mãos antes e depois de colocar a carne ou o peixe a grelhar.

 Os utensílios e a bandeja que contactarem os alimentos em cru não devem contactar os alimentos cozinhados.

– Ao grelhar verifique se a carne ou o peixe não estão crus no interior e cozinhados por fora. Especial cuidado deve ser dado ao frango e aves. Cozinhe sempre bem estes alimentos.

 Nunca grelhe parcialmente para aquecer depois, ou, dar depois um acabamento. Faça todo o processo de uma só vez e leve de imediato para a mesa.

 Peça a um ajuda a alguém para ir levando à medida que vai grelhando. E peça aos convidados para não fazerem cerimónia. Ao esperar, não só a comida arrefece como aumenta o risco de contaminação. Algumas pessoas preparam primeiro a comida para as crianças e depois a dos adultos.

 Enquanto grelha está exposto ao calor excessivo. Proteja-se, afaste o grelhador de zonas sensíveis e não use roupa inflamável. Beba água fresca e hidrate-se. Caso aprecie, deixe a merecida cerveja ou bebida alcoólica para a refeição. Assim reduz o risco de acidente (mais frequente do que pensa).

 Faça um fogo bem distribuído por todo o grelhador. Distribua bem e não poupe no carvão. Só ponha a comida a grelhar quando já não tiver fogo visível, de modo a reduzir o risco de carbonizar.

– Afaste o grelhador de zonas onde possa existir risco de incêndio, vigie sempre o fogo, evite fagulhas, tenha uma manta e água por perto e em abundância.

 Consumir regularmente carne carbonizada ou muito grelhada pode aumentar o risco de cancro. Evite as chamas. Retire a maioria das gorduras visíveis antes de grelhar carne e tente manter a pele do peixe intacta ao longo do processo, retirando-a durante a refeição.

– Salgue só no momento de grelhar utilizando sal grosso. Evite o excesso de sal que por vezes acontece com uma salga prévia e com sal muito refinado.

– Tenha ao seu lado água para aspergir se as chamas aparecerem.

 Faça uma boa salada para acompanhar as carnes ou o peixe. Tempere com azeite e ervas aromáticas e tente reduzir a quantidade de sal. Será uma excelente e saudável opção de acompanhamento.

 Pode também optar por grelhar alguns legumes (pimentos, tomates, beringelas, alho francês…). Lembre-se de no final, retirar a pele queimada, tanto aos legumes como ao pescado e carne.

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